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1 Autotiles - Conversão para VX em 13/8/2012, 01:46

FrozenGraveyard

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Membro Honorário I
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Conversão de autotiles para VX
por: Nader

Introdução
Dando continuidade ao estudo de autotiles iniciado [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] (leitura recomendada). Dessa vez de uma forma mais prática. Com o lançamento do RPG maker VX Ace, penso que muitos usuários migrarão para o mesmo, e eles precisarão de autotiles... é melhor saberem como reaproveitar os que já possuem. Aproveitem!

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Tutorial
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XP → VX




ImagemDescrição do passo
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]1º Passo: Escolher o autotile a ser convertido

Após escolhido, abrir o mesmo. Como autotiles XP podem ter transparência, abrir em algum outro programa que não o paint primeiro, adicionar um fundo colorido e só então copiar para o paint, que será o programa utilizado nessa explicação.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]2º Passo: Separar os componentes do autotile

Como visto na introdução, um autotile é formado de diversas partes. Para a conversão, precisamos separá-las para podermos rearranjá-las no template VX. Lembrando que o tile no XP mede 32x32pixels.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]3º Passo: Separar os componentes do autotile em partes menores

O template de autotile VX não é composto por partes iguais, possuindo partes com pelo menos um lado medindo 16pixels, por isso o autotile XP deve ser divido dessa forma em algumas áreas, como indicado na imagem ao lado.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]4º Passo: Identificar as partes correspondentes

Este passo será automático com a prática. Você deve visualizar as partes e verificar em qual parte do template VX ela se encaixa. Na imagem ao lado, indentifiquei com as mesmas cores que o template foi montado.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]5º Passo: Arranjar as partes

Já definido qual parte é qual, agora é só montá-las e, se necessário, fazer consertos e adaptações.





2k → VX




ImagemDescrição do passo
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]1º Passo: Escolher o autotile a ser convertido

Primeiramente, essa conversão de autotile que será feita mantém a definição original da imagem. Caso você queira o autotile com zoom 2x apenas dobre o tamanho do autotile 2k e faça a conversão como explicada no modo XP → VX.
Como nos makers 2k não há transparência nas imagens, o autotile escolhido pode ser aberto diretamente no paint.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]2º Passo: Separar os componentes do autotile

Como visto na introdução, um autotile é formado de diversas partes. Para a conversão, precisamos separá-las para podermos rearranjá-las no template VX. Lembrando que o tile no 2k mede 16x16pixels. Na imagem mostrada também já foi feita a separação dos componentes 8x8pixels do autotile.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]3º Passo: Identificar as partes correspondentes

Este passo será automatico com a prática. Você deve visualizar as partes e verificar em qual parte do template VX ela se encaixa. Na imagem ao lado, indentifiquei com as mesmas cores que o template foi montado.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]4º Passo: Posicionar as partes correspondentes no template VX

Pegue as partes correspondentes do atotile 2k e cole por cima do template VX.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]5º Passo: Preencher espaços vazios, parte 1

Aqui é a maior diferença da conversão de atotile 2k para os XP. Enquanto nos de XP sobram partes do autotile original, nos de 2k faltam. Para resolver isso, repete-se a parte correspondente até que a parte de VX esteja completa. Porém esse procedimento não pode ser feito com as partes de esquina interna! (Nem com o tile de visualização, mas este não apresente efeito no jogo)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]6º Passo: Preencher espaços vazios, parte 2

Para completar a parte de esquina interna, simplesmente faça uma cópia do tile central (amarelo no template) e cole as partes de esquina por cima (utilizando efeito invisível do paint: marque a cor que sumirá com o botão direito e acione a opção de fundo transparente na ferramente de marcação)
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Agora é só unir as partes! E, claro, fazer ajustes se forem necessários.


Resultados
OriginalConvertido
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Muito bom mesmo você mereceu o rank colaborador



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Satheios

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Legal, principalmente para os que são fans dos gráficos do XP mas preferem a funcionalidade do Vx.

Obrigado por contribuir com a TRM.

Abraços,
Equipe TRM.







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FrozenGraveyard

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Em breve postarei mais tutoriais ;) e muito mais resources packs entre outra cositas a mas.. hehehe Feliz e sorridente

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