1 Autotiles - Conversão para VX 13/8/2012, 01:46
FrozenGraveyard
Membro Honorário I
Conversão de autotiles para VX
por: Nader
Introdução
Dando continuidade ao estudo de autotiles iniciado [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (leitura recomendada). Dessa vez de uma forma mais prática. Com o lançamento do RPG maker VX Ace, penso que muitos usuários migrarão para o mesmo, e eles precisarão de autotiles... é melhor saberem como reaproveitar os que já possuem. Aproveitem!
Tutorial
[/box]por: Nader
Introdução
Dando continuidade ao estudo de autotiles iniciado [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (leitura recomendada). Dessa vez de uma forma mais prática. Com o lançamento do RPG maker VX Ace, penso que muitos usuários migrarão para o mesmo, e eles precisarão de autotiles... é melhor saberem como reaproveitar os que já possuem. Aproveitem!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Tutorial
XP → VX
Imagem | Descrição do passo |
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | 1º Passo: Escolher o autotile a ser convertido Após escolhido, abrir o mesmo. Como autotiles XP podem ter transparência, abrir em algum outro programa que não o paint primeiro, adicionar um fundo colorido e só então copiar para o paint, que será o programa utilizado nessa explicação. |
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | 2º Passo: Separar os componentes do autotile Como visto na introdução, um autotile é formado de diversas partes. Para a conversão, precisamos separá-las para podermos rearranjá-las no template VX. Lembrando que o tile no XP mede 32x32pixels. |
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | 3º Passo: Separar os componentes do autotile em partes menores O template de autotile VX não é composto por partes iguais, possuindo partes com pelo menos um lado medindo 16pixels, por isso o autotile XP deve ser divido dessa forma em algumas áreas, como indicado na imagem ao lado. |
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | 4º Passo: Identificar as partes correspondentes Este passo será automático com a prática. Você deve visualizar as partes e verificar em qual parte do template VX ela se encaixa. Na imagem ao lado, indentifiquei com as mesmas cores que o template foi montado. |
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | 5º Passo: Arranjar as partes Já definido qual parte é qual, agora é só montá-las e, se necessário, fazer consertos e adaptações. |
2k → VX
Imagem | Descrição do passo |
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | 1º Passo: Escolher o autotile a ser convertido Primeiramente, essa conversão de autotile que será feita mantém a definição original da imagem. Caso você queira o autotile com zoom 2x apenas dobre o tamanho do autotile 2k e faça a conversão como explicada no modo XP → VX. Como nos makers 2k não há transparência nas imagens, o autotile escolhido pode ser aberto diretamente no paint. |
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | 2º Passo: Separar os componentes do autotile Como visto na introdução, um autotile é formado de diversas partes. Para a conversão, precisamos separá-las para podermos rearranjá-las no template VX. Lembrando que o tile no 2k mede 16x16pixels. Na imagem mostrada também já foi feita a separação dos componentes 8x8pixels do autotile. |
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | 3º Passo: Identificar as partes correspondentes Este passo será automatico com a prática. Você deve visualizar as partes e verificar em qual parte do template VX ela se encaixa. Na imagem ao lado, indentifiquei com as mesmas cores que o template foi montado. |
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | 4º Passo: Posicionar as partes correspondentes no template VX Pegue as partes correspondentes do atotile 2k e cole por cima do template VX. |
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | 5º Passo: Preencher espaços vazios, parte 1 Aqui é a maior diferença da conversão de atotile 2k para os XP. Enquanto nos de XP sobram partes do autotile original, nos de 2k faltam. Para resolver isso, repete-se a parte correspondente até que a parte de VX esteja completa. Porém esse procedimento não pode ser feito com as partes de esquina interna! (Nem com o tile de visualização, mas este não apresente efeito no jogo) |
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | 6º Passo: Preencher espaços vazios, parte 2 Para completar a parte de esquina interna, simplesmente faça uma cópia do tile central (amarelo no template) e cole as partes de esquina por cima (utilizando efeito invisível do paint: marque a cor que sumirá com o botão direito e acione a opção de fundo transparente na ferramente de marcação) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Agora é só unir as partes! E, claro, fazer ajustes se forem necessários. |
Resultados
Original | Convertido |
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |