Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

FrozenGraveyard

avatar
Membro Honorário I
Membro Honorário I
O BÁSICO SOBRE COMO CRIAR UMA HISTÓRIA

Introdução

“Quero fazer um jogo que faça sucesso”
Se você não disse essa frase antes de iniciar um jogo, ao menos passou pela sua cabeça, afinal ninguém quer fazer um jogo inteiro que ninguém irá jogar. Neste tutorial irei dar conselhos que irão te ajudar em sua longa jornada pelo mundo da criação.

Inspiração

Muitos começam a fazer uma história se inspirando num jogo que admiram, eu aconselho a não fazê-lo, isso só irá deixar seu jogo mais clichê do que já poderia ser. Mas aí vem a pergunta, aonde vou me inspirar pra conseguir criar uma história, então? Ora, a resposta é simples inspire-se em você, essa é a maneira mais fácil de fugir dos “padrões” de jogos. Imagine se cada pessoa se inspirasse no mesmo jogo? Não iriam existir jogos originais, não é mesmo? Agora, imagine se cada pessoa conseguisse a inspiração nela mesma. A variedade de jogos seria incrível. Talvez você tenha ficado com a dúvida: “Mas eu não sou nada de interessante pra me inspirar”. Se você disse isto está completamente enganado cada pessoa tem algo valioso guardado, basta libertá-lo. Olhe ao seu redor, como é sua vida? Anote isso. Como você gostaria que fosse sua vida? Também anote isso. Escolha em que época se passará o jogo. Agora junte as idéias marcadas, e crie um começo.

Exemplo:
Como é sua vida?
Minha vida é monótona, vou pra escola chego em casa durmo, acordo, jogo, dou um passeio, chego em casa vou dormir pra no outro dia fazer a mesma coisa.

Como gostaria que fosse sua vida?
Eu queria que a minha vida fosse só viagens, visitar vários países com culturas e costumes diferentes, conhecer pessoas estranhas.

Qual é a época do jogo?
Gostaria que meu jogo se passasse no tempo das cavernas.

Agora coloque sua vida na época que você escolheu, ficou difícil?

Exemplo: Um homem das cavernas cansado da mesma rotina (pescar, caçar, dormir) resolveu sair pelo mundo em busca de aventura e então ele passa por muitos lugares diferentes.
Mas a história ficou só nisso? Sair pelo mundo? É aí que entra a segunda parte do tutorial.

O Conflito Principal

Depois de ter feito os processos acima, você terá que fazer uma trama envolvente, que prenda o jogador na trama.
Exemplo: A história não se baseia somente na saída pelo mundo, o homem encontrou povos diferentes e acabou se apaixonando por uma mulher das cavernas, que era filha do líder desse povo, e seu pai não admitia esse amor, e o proibiu de chegar perto da moça. Então ele terá que lutar se quiser ficar com ela.
Perceberam como mudou o rumo da história? É nessa parte que será decidido o tema do seu jogo, nesse caso ficou parecendo mais um romance, né? E se eu quisesse fazer um jogo de terror? Ótimo então vamos mudar o conflito.

Exemplo:
Em sua viagem pelo mundo ele foi capturado por canibais então eles o prenderam numa caverna para aguardar a lua cheia, quando seria realizado um ritual. Então ele tem que fazer de tudo para sair da caverna antes que a lua apareça.

Imaginem o desespero desse homem, e dependerá do jogador se ele vai sair ou não da caverna. Está vendo? Agora não tem nada de romance na história. E é desta maneira que você fará seu roteiro, traçando o destino do seu personagem. Opa, por falar em personagem, como eu faço aqueles personagens marcantes?

Os Personagens

Novamente você começa a buscar inspiração nos seus personagens favoritos, então você abre um portal para personagens clichê. “Então vou ter que buscar inspiração em mim de novo?” Não, mas nas pessoas com quem você convive, seus amigos, sua família. Escolha uma pessoa com uma personalidade admirável, então coloque a personalidade dessa pessoa em seu personagem, não se esqueça de que não existem apenas pessoas boas também coloque as que você não gosta isto irá deixar o seu jogo variado fazendo com que cada jogador goste mais de um personagem do que o outro. Não se esqueça de envolver os personagens com o conflito.

Exemplo: Na caverna havia mais cinco homens que também seriam sacrificados e agora juntos tentam sair a tempo.

Isso ligou os personagens ao conflito. Viu? Não é tão difícil.


Dicas Úteis

_ Não baseie seu jogo apenas no conflito principal, solte sua imaginação e crie outros conflitos.
_ Misture Temas – Se você fizer um jogo que envolva vários temas, como romance, comédia, ação, etc. Terá mais chances de fazer sucesso, pois atrairá todos os gostos.
_ Cenário – o cenário onde são passados os conflitos deve estar coerente com o tempo, não vá colocar um navio no tempo das cavernas, pois eles mal sabiam como fazer uma canoa.

Terminando a História

Para terminar sua história você pode fazer com que sejam resolvidos os conflitos chegando assim ao final da história.

Exemplo: Todos conseguem sair da caverna sem que os canibais percebam e cada um segue seu caminho.

Ou se você pretende fazer o jogo 2 é só deixar alguns conflitos incompletos, deixando dúvida no ar, que só serão resolvidas no segundo jogo.

Conclusão do Tutorial

Tenho certeza de que este tutorial vai te ajudar a fazer suas próprias histórias, agora chega de ler e coloque a mão na massa, ou melhor, no lápis. ;D

Créditos vão a Jhessy

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum