Templo RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

FrozenGraveyard

FrozenGraveyard
Membro Honorário I
Membro Honorário I
Encontrando Bugs no seu projeto
By: Rhaige




> INTRODUÇÃO <

Bem, muitas pessoas criam jogos e na hora que enviam suas Demos ou Fulls, deparam-se com erros que atrapalham no progresso do jogador durante o jogo. Esses erros poderiam ser evitados, mas por algum detalhe, ele passou desapercebido.

Esse tutorial não vai ensinar a retirar todos os Bugs do jogo (o que é muito difícil), mas ele vai ensinar a explorar seu jogo de uma forma diferente de uma forma que fiquei mais fácil identificar os Bugs presentes. Esse tutorial vai ser útil também para quem quer se aprimorar no cargo de Beta Tester. Enfim, vamos ao tuto!




> LINHAS DE COMANDO <

A primeira coisa que você deve fazer é tentar identificar os Bugs logo na linha de comando dos eventos. Lá está tudo organizado e fica um pouco mais fácil de achar os erros por lá. Vamos dar um exemplo:

Spoiler:

1 & 2 - Aqui você revisaria os erros ortográficos, mas irei falar sobre isso um pouco mais a frente no tutorial. Então por enquanto pulem essa parte XD

3 - Aqui há uma movimento para o personagem. Primeira coisa que você deve fazer:

- Verifique se é realmente o personagem que vai se mover. Ás vezes selecionamos outro evento para se mexer ao invés do personagem e isso atrapalharia na hora que você fosse testar o jogo.

- Verifique se o caminho certo foi descrito. Olhe onde o personagem deve estar baseao em movimentos anteriores e veja se não há nada impedindo esse caminho que ele deverá fazer no evento. Muitas vezes, o jogo para pois há algo na frente do personagem e você não configurou direito o movimento.

4 - Aqui o evento encerraria com um switch local, mas... Opa! Há um erro! O switch está marcado como OFF, ou seja, ele não iria ativar a proxima página de eventos. Sim isso acontece muito, verifique também se a próxima página está marcada para "receber" o switch.

DICA: Adicione comentários nos eventos. Nada muito grande, apenas para você não "se perder" em meio a tantos comandos.




> DENTRO DO JOGO 1 <

Tudo bem, você agora tem certeza de que os códigos estão todos corretos, mas como eu disse, algumas coisas são tão pequenas que podem passar desapercebidas e a única maneira de perceber isso é realmente testando o jogo (a parte boa XD). Bem então vamos lá. Abra seu jogo e comece a jogar.

Não vá passando os eventos de uma vez só. Finja que você nunca jogou o jogo e quer prestar ao máximo de atenção para todos os detalhes.
Ao perceber um bug, há duas coisas que você deve fazer:

1º - Identificar o problema:
Você deverá identificar o que é o problema. Não deve apenas dizer: "Isso não está acontecendo" você deve identificá-lo assim: "Isso não aconteceu, pois era ativado por uma switch, se não aconteceu, a switch não foi ativada.

2º - Resolver o Bug:
Sim, óbvio que você vai ter que resolver o Bug, você deverá identificá-lo nas linhas de comando e primeiro ver o que ele deve fazer, depois confira o que ele devia fazer e não fez. Daí você resolve.




> DENTRO DO JOGO 2 <

Há algumas partes do jogo, normalmente em quests, em que você tem um mapa para explorar e é aí que a maior parte dos Bugs ocorrem: Em eventos paralelos. Não eventos que ocorrem em "processo paralello", mas NPC's, Algumas switchs, Tiles não passáveis, Casas que ao entrar não se pode sair e etc.

Nessas horas do jogo o que você deve fazer é: Não jogar. Sim, isso mesmo. Se o jogo lhe pede para ir buscar uma fruta, explore todo o mapa antes de ir atrás dessa fruta. Fale com todo mundo, entre em todos os locais, abra baús, enfim, realize todas as atividades que o jogador poderá realizar em paralelo aos acontecimentos do jogo.




> MAPAS <

Esse tipo de erro é bastante comum encontrar nos jogos. Os mais comuns são os de "Falta de continuidade": Você começou a fezer várias árvores, mas deixou algumas sem copa ou sem tronco:

Spoiler:

Isso normalmente acontece por falta de atenção. Uma boa dica é que você sempre fique atento na hora de mapear. Mapeie com calma e devagar, sempre que você criar alguma coisa, não saia criando outras pela metade para depois ir completando-as uma por uma. Ao criar algo no mapa, sempre faça completo e aí sim, passe para outra parte do mapa.

Depois que você terminar o mapa, dê uma última olhada e então teste seu jogo. Nesses mapas, preste atenção por onde o personagem passa... Falando em por onde o personagem passa:

Há também, algumas partes em que os tiles não são passáveis e estão justamente na frente do caminho. Isso normalmente acontece com plantas e alguns detalhas de terreno. Uma boa dica: Na hora de configurar os tiles do mapa, configure linha por linha e não imagem por imagem, assim você pode se perder e deixar passar algum tile.

PS: Lembre-se de sempre deixar o primeiro Tile do TilesetB com uma estrelinha.




> ERROS ORTOGRÁFICOS <

Esse é o mais comum e é quase impossível lançar uma Full sem ter algum. Mas tenho algumas dicas para isso:

1- Tenha calma. Isso mesmo, mesmo se você escreve rápido, escrva devagar e tente falar em voz alta o que você está digitando para "fixar" melhor na sua cabeça o que você deve escrever.

2- Peça ajuda também para outra pessoa, pessa para ela procurar por erros de ortografia, pois normalmente outras pessoas acham erros que nós não achamos.

3- Escreva suas mensagens no Word. Sim, depois que você escrver as mensagens, copie-as e cole no Word e veja se ele aponta algum erro. Esse dá um pouco de trabalo, mas é um dos que mais ajuda.




> SCRIPTS <

Normalmente vemos erros de incompatibilidade entre scripts. Isso se dá pois algumas pessoas usam scipts demais visando "custoizar" seu jogo, mas não e bem assim. O uso exagerado de scripts pode causar Bugs no seu jogo. De preferência use scripts bem distintos uns do outros, nada de três scripts de menu ou dois de batalha. Pode até funcionar, mas não é uma boa ideia.

Leia direito as instruções dos scripts, ás vezes para o script funcionar falta algum gráfico numa pasta, ou esse gráfico está com o nome errado, tudo isso deverá estar bem explicado nas instruções do script, basta ler com atenção.




> CONCLUSÃO <

Bem, é isso. Há várias outras maneiras de explorar bugs em seu jogo, mas se eu fosse citar todas... XD. Espero que essas dicas tenham ajudado, muitos já sabiam disso, mas viso esse tutorial para pessoas que ingressaram a pouco tempo no mundo maker.

Espero realmente ter ajudado e espero que depois desse tuto os bugs do seu projeto desapareçam XD.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos