Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Como Ser um Bom Maker em 13/8/2012, 19:53

FrozenGraveyard

avatar
Membro Honorário I
Membro Honorário I
Como ser um Bom Maker
by AlexFontes

Tinha postado esse tópico originalmente na RPG Maker Brasil, mais tarde ela virou matéria do site, e agora vou posta-la aqui, espero que gostem!



Bem pessoal, estou com uma febre aqui, mas estava inspirado a escrever isso, então espero que gostem.

Eu tenho capacidade de ser um Maker?
Difinitivamente a resposta para isso é... SIM! Todos podem ser criadores de jogos, isso é uma questão de vontade, interesse e compromisso. Nunca se coloque para baixo, lembre-se, que você um dia pode ser tão fodão quanto os fodões. Mas isso depende de você se empenhar, buscando o caminho do bom maker.


Tá, mas eu já sou um Maker! O que eu ganho lendo esse tutorial?
Esse tutorial serve independemente de seu nível maker, existem veteranos que são maus makers e existem novatos que são ótimos makers. Ser um bom maker é muito mais que experiência, são atitudes.


O que é preciso para ser um bom Maker?

Ferramentas:
Pode parecer meio idiota, mas para ser um maker, você precisa de recursos que permitam você executar seu trabalho. Então, providencie as ferramentas certas para facilitar seu trabalho nessa jornada!

Conheça seu RPG Maker:
Antes de sair criando jogos, é interessante que você conheça o maker que está usando, teste tudo que ele pode oferecer, tente descobrir o que cada coisa faz.

Tudo bem em ter um RM favorito, mas conheça os outros:
Muita gente julga versões do RPG Maker sem nem se quer testa-los, então mesmo que você ame o VX, não deixe de conhecer o XP, o 2k/2k3, entre outros... Perceba os pontos fortes de cada programa para então decidir qual você realmente quer usar.

Saiba um pouco de tudo:
Mesmo que você seja apenas o criador de mapas da equipe, ou qualquer outro especialista, é importante você ter uma base de tudo no RPG Maker, um bom maker é aquele que tem capacidade de criar um jogo com suas próprias habilidades, mesmo que esse jogo seja simples. Não estou dizendo para não ter uma especialização ou uma equpe, mas é importante que você seja capaz de produzir um jogo.

Faça amigos:
Procure ter contatos ligados a criação de jogos, troque idéias com essas pessoas. Ambos irão aprender muito um com o outro. Respeitar e ajudar os outros colabora para o inicio de novas amizades. Pegue o MSN/Orkut de alguns membros e mantenha contato com eles.

Informe-se:
Muita gente baixa o RPG Maker, e desiste logo de cara ou vai direto em um fórum perguntar “como eu mecho no RPG Maker”, essas pessoas as vezes até levam bronca dos veteranos por fazer uma pergunta dessas. Se você quer aprender, é só correr um pouco atrás, veja os exemplos:
• Apertanto F1 no seu RPG Maker, irá abrir um guia dele, por mais chato que te pareça, leia ele.
• Tente por si mesmo, teste todas as funções tente criar seqüência entre elas, teste tudo e veja o que acontece.
• Hoje em dia, existem dezenas de ótimos tutoriais que explicam passo-a-passo como se usa as funções do seu maker.
• Estude outros jogo de RPG Maker, quando você baixa um jogo, na maioria das vezes existe a possibilidade de abrir-lo como projeto. Abra o jogo, veja como o criador fez todos os eventos, olhe o Date base, os mapas. Tente entender oque foi feito.
• Em ultimo caso, peça ajuda a outros makers. Existe muita gente disposta a ajudar, mas principalmente ajudar aqueles que se esforçam e não conseguem.

Olho Crítico:
Se você é um criador de jogos, você deve ter um olho crítico sobre jogos, observe os jogos de PC e vídeo-game, tente entender o que eles fazem, onde acertam, onde erram. Observe outros jogos de RPG Maker e também faça essa análise, então faça no seu próprio jogo. Não confunda, ser critico não é bajular, é procurar achar coisas boas e ruins e saber aplicar ou corrigir na melhor maneira.

Seja Humilde:
Mesmo que você seja um veterano conhecido, isso não é motivo para você pisar nos novatos ou ignorar-los, lembre-se que você já foi um novato, e que um dia os novatos poderão ser tão bons quanto você.

Não dispute, ajude:
Querer prejudicar outros makers a fim de querer ganhar mais reconhecimento que eles é uma coisa muito ruim. A comunidade maker só irá crescer a partir do momento que todos se ajudarem e se reconhecerem.

Tenha paciência:
Ter paciência é fundamental, tanto na hora de criar seu jogo, na hora de criar seu tutorial, na hora de esperar algo. Tenha paciência com os outros, tenha paciência com os novatos. Coisas feitas explosivamente geram resultados negativos.

Ajude os outros:
Muitos makers, que possuem já um bom conhecimento, às vezes tiveram muita dificuldade de adquiri-lo, acham que os novatos não merecem ajuda e devem se ralar também para conseguir melhorar. Isso é uma idéia muito atrasada. Compartilhe seu conhecimento sem limites, o seu conhecimento é um tesouro para todas as gerações makers. Ajudando, melhoramos nosso potencial e reputação.

Leve o RPG Maker a sério:
RPG Maker é diversão acima de tudo. Mas não é um brinquedinho idiota. Mesmo aqueles jogos mal feitos com vocabulário chulo devem ser valorizados, eu mesmo passei a gostar mais de rpg maker jogando um jogo chamado “O Vagabundo”. Não importa se seu jogo é bom ou ruim, ele é um jogo que você fez, não desvalorize isso.

A cópia é uma das melhores professoras:
Muita gente diz “Copiar? Que coisa horrível!”. Isso é uma idéia muito fechada, copiar é uma ótima fonte de estudo, tente reproduzir, sistemas, mapas, eventos de outros jogos que você achou interessante, mas apenas como estudo. Se você fizer isso vai aumentando suas habilidades e na hora de fazer um jogo pra valer, você usará o que aprendeu como base, e irá desenvolver seus próprios métodos.

Não fuja desesperadamente dos clichês:
Entenda bem isso, os clichês são NECESSÁRIOS. Sim, não adianta me olhar com uma faca na mão. Se você observar, tudo gira em torno de clichês. 90% de um jogo é composto de clichê e 10% de inovação. A questão é o seguinte, o que tornará realmente seu jogo inovador é forma COMO você utilizará esses clichês, sabendo organizar clichês você tornará seu jogo único.

Não tema os plagiadores:
Muitos makers se isolam dos demais pelo medo do plagio. Agarrando-se a seu projeto e escondendo-o de todos. Ainda por cima lançam o jogo dotado de senhas, arquivos modificados e codificados. Conforme-se, o plagio é algo inevitavel, se uma pessoa realmente quer plagiar algo ela sempre terá um jeito de fazer isso pode acreditar. Então por se preucupar em se proteger do plagio você pode acabar fechando sua própria história. Faça o que tiver q ser feito sem temer o plágio e até sinta-se feliz por isso, porque se alguem te plagiou, significa que ele achou muito bom o que você fez e resolveu copiar.

Não se limite a um projeto:
O maior erro do amador é passar anos criando um jogo pensando “se eu investir tudo nesse jogo, ele será o jogo mais foda de todos!”. Na verdade depois que você criar todo esse fantástico de jogo que demorou séculos para fazer, você vai olhar para inicio dele e irá dizer “isso ta um lixo!”. Isso acontece porque evoluímos, então mesmo que tenhamos boa vontade de fazer um jogo, ele irá se diferenciar na evolução.
Comece com projetos pequenos para aprender não apenas a fazer, mas aprender sobre o que o público achou, no que você pode melhorar. Boas histórias devem ser produzidas rápidamente e então substituídas por novas boas histórias, ou então deixadas para um futuro mais próximo.
Nenhum escritor tem ser livro como best-seller na primeira tentativa, ele ralaram muito pra chegar onde estão.

Faça bem feito:
Se você pode escolher em fazer matado e fazer bem feito, faça o melhor que puder, ajude os outros o melhor que puder.

Divirta-se:
De nada adianta fazer de tudo pelo RPG Maker, se o que você faz não te diverte. É fundamental que isso lhe proporcione satisfação.

Por ultimo, é preciso saber viver:
Nenhum tutorial vai te ensinar isso, viver é importante. Não abra mão de sua vida para se dedicar apenas ao rpg maker ou qualquer outra coisa. Dedique-se mas precisa se lembrar: de fazer esportes, ter amigos, ver filmes, estudar, ler livros, namorar, beijar, brincar, rir. Essas coisas vão te inspirar na hora de fazer qualquer outra coisa, tenha certeza.



Essas são minhas idéias sobre o que é ser um bom maker. Eu mecho com rpg maker desde o 2000 do Dom Miguel, aprendi muita coisa por auto de data, e hoje percebo esses detalhes. Espero que ajude vocês! E lembrem-se de sempre ajudar os outros.

Abraços do Alex!

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum