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1 KMM - Kingdom Main Menu Empty KMM - Kingdom Main Menu 21/11/2012, 18:24

Tiaguu

Tiaguu
Membro I
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Kingdom Main Menu
por King Gerar

Descrição: Este script permite modificar a tela inicial do menu,
permitindo uma nova disposição das informações, o uso de imagens
ou windows, BGM de fundo, uma unidade monetária ou de item extra,
tempo de jogo,nome do mapa atual e ícones nos comandos.

Lag: Mínimo ou imperceptível
Compatibilidade: Deve ser incompatível com outro script que altere a Scene_Menu.
Este script também altera informações no Window_Base e no Window_MenuStatus.

Menu por Imagens
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Menu por Windows
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Requerimentos:
-Como existe a opção de fazer a Scene Menu com o uso de imagens, são necessárias 11 imagens. Caso modifique, conserve os tamanhos e padrões para bom visual e funcionamento.
Modelo das imagens
-A fonte utilizada nos exemplos da screens também segue no link, por ser a padrão do script.


Código:
#==============================================================================
# KMM - Kingdom Main Menu
# Por King Gerar
#------------------------------------------------------------------------------
# Este script permite modificar a tela inicial do menu, permitindo uma nova
# disposição das informações, o uso de imagens ou windows, BGM de fundo, uma
# unidade monetária ou de item extra, tempo de jogo,nome do mapa atual e ícones
# nos comandos.
#==============================================================================
module KMM_Config
#-------------------------------------------------------------------------------
# Opções configuráveis.
# Para habilitar uma opção coloque "true" em frente ao sinal de igual e
# respeitando o espaçamento. Caso queira desabilitar o opção, coloque "false".
#-------------------------------------------------------------------------------
  MenuImgMode = false                  # Usar menu por imagens
  PlayMenuBGM = true                  # Ativar BGM de fundo no menu
  ShowGameTime = true                  # Mostrar o tempo de jogo
  ShowExtraItem = true                # Mostrar unidade monetária/item extra
#-------------------------------------------------------------------------------
# Definição das imagens utilizadas.
# Estas imagens somente serão usadas se a opção "MenuImgMode", logo acima,
# estiver habilitada.
#-------------------------------------------------------------------------------
  ImgStatusBG = "KMM - MenuStatus"    # Fundo dos status dos personagens
  ImgItens = "KMM - Itens"            # Comando Itens
  ImgSkills = "KMM - Habilidades"      # Comando Habilidades
  ImgEquips = "KMM - Equipamentos"    # Comando Equipamentos
  ImgStatus = "KMM - Status"          # Comando Status/Condições
  ImgFormation = "KMM - Formacao"      # Comando Formação
  ImgSave = "KMM - Salvar"            # Comando Salvar
  ImgQuit = "KMM - Sair"              # Comando Sair
  ImgInfoMap = "KMM - InfoMapName"    # Fundo da localização/mapa atual
  ImgInfoWdw = "KMM - InfoWdw"        # Fundo das informações dinheiro, tempo
                                      # de jogo e unidade extra
#-------------------------------------------------------------------------------
# Definição dos ícones utilizados.
# Alguns ícones somente serão utilizados se a opção "MenuImgMode", logo acima,
# estiver desabilitada.
#-------------------------------------------------------------------------------
  IconItens = 261                      # Comando Itens
  IconSkills = 113                    # Comando Habilidades
  IconEquips = 389                    # Comando Equipamentos
  IconStatus = 121                    # Comando Status/Condições
  IconFormtn = 233                    # Comando Formação
  IconSave = 117                      # Comando Salvar
  IconQuit = 229                      # Comando Sair

  IconTime = 280                      # Tempo de jogo
  IconExtra = 359                      # Unidade monetária ou item extra
  IconGold = 361                      # Dinheiro
#-------------------------------------------------------------------------------
# Definição das palavras/expressões utilizadas.
#-------------------------------------------------------------------------------
  SystemFont = "Aardvark Cafe"        # Fonte do menu
  FontSize = 18                        # Tamanho da fonte
 
  VocTime = "Tempo de Jogo"            # Tempo de jogo
  VocExtra = "Runas"                  # Nome da unidade monetária ou item extra
  VocExp = "Exp"                      # Sigla para barra de experiência
 
  MenuBGM = "Theme1"                  # BGM de fundo o menu
 
  ExpBarColor1 = 21                    # Primeira cor da barra de experiência
  ExpBarColor2 = 17                    # Segunda cor da barra de experiência
 
  ImgRecue = -48                      # Recuo dos comandos do menu
  CmdSpacing = 32                      # Espaçamento entre os comandos do menu
 
  ExtraUnit = 1                        # Variével que irá mostrar o quanto da
                                      # unidade monetária/item extra possui.
end
#===============================================================================
# Fim do módulo. Não modifique abaixo.
#===============================================================================
class Scene_Menu < Scene_MenuBase
  include KMM_Config
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do processo
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def start
    super
    create_command_window
    create_game_time_window if ShowGameTime
    create_extra_window if ShowExtraItem
    create_gold_window
    create_status_window
    create_namemap_window
    cmd_create
    Audio.bgm_play("Audio/BGM/#{MenuBGM}") if PlayMenuBGM
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Finalização do processo
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def terminate
    super
    Audio.bgm_stop if PlayMenuBGM
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Atualização do processo
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def update
    super
    if @command_window.index == 0 && @cmd_itens.x < 0
      @cmd_itens.x += 3
    elsif @command_window.index != 0 && @cmd_itens.x > ImgRecue
      @cmd_itens.x -= 3
    end
    if @command_window.index == 1 && @cmd_skills.x < 0
      @cmd_skills.x += 3
    elsif @command_window.index != 1 && @cmd_skills.x > ImgRecue
      @cmd_skills.x -= 3
    end
    if @command_window.index == 2 && @cmd_equips.x < 0
      @cmd_equips.x += 3
    elsif @command_window.index != 2 && @cmd_equips.x > ImgRecue
      @cmd_equips.x -= 3
    end
    if @command_window.index == 3 && @cmd_status.x < 0
      @cmd_status.x += 3
    elsif @command_window.index != 3 && @cmd_status.x > ImgRecue
      @cmd_status.x -= 3
    end
    if @command_window.index == 4 && @cmd_formation.x < 0
      @cmd_formation.x += 3
    elsif @command_window.index != 4 && @cmd_formation.x > ImgRecue
      @cmd_formation.x -= 3
    end
    if @command_window.index == 5 && @cmd_save.x < 0
      @cmd_save.x += 3
    elsif @command_window.index != 5 && @cmd_save.x > ImgRecue
      @cmd_save.x -= 3
    end
    if @command_window.index == 6 && @cmd_quit.x < 0
      @cmd_quit.x += 3
    elsif @command_window.index != 6 && @cmd_quit.x > ImgRecue
      @cmd_quit.x -= 3
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela de comando
  #--------------------------------------------------------------------------
  alias gerar_menu_create create_command_window
  def create_command_window
    gerar_menu_create
    @command_window.opacity = 0
    @command_window.contents_opacity = 0
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela de tempo
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def create_game_time_window
    @game_time_window = Window_GameTime.new
    @game_time_window.opacity = 0 if MenuImgMode
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela de elemento extra
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_extra_window
    @extra_window = Window_Extra.new
    @extra_window.opacity = 0 if MenuImgMode
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela do nome do mapa
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_namemap_window
    @namemap_window = Window_NameMap.new
    @namemap_window.opacity = 0 if MenuImgMode
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela de dinheiro
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_gold_window
    @gold_window = Window_MenuGold.new
    @gold_window.opacity = 0 if MenuImgMode
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela de atributos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_status_window
    @status_window = Window_MenuStatus.new(@command_window.width, 0)
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Criação das imagens
  #--------------------------------------------------------------------------
  def cmd_create
    if MenuImgMode == true
      @status_background = Sprite.new
      @status_background.bitmap = Cache.system(ImgStatusBG)
      @status_background.x = 150
      @status_background.y = 0
   
      @cmd_itens = Sprite.new
      @cmd_itens.bitmap = Cache.system(ImgItens)
      @cmd_itens.x = ImgRecue
      @cmd_itens.y = 0
      @cmd_skills = Sprite.new
      @cmd_skills.bitmap = Cache.system(ImgSkills)
      @cmd_skills.x = ImgRecue
      @cmd_skills.y = @cmd_itens.y + CmdSpacing
      @cmd_equips = Sprite.new
      @cmd_equips.bitmap = Cache.system(ImgEquips)
      @cmd_equips.x = ImgRecue
      @cmd_equips.y = @cmd_skills.y + CmdSpacing
      @cmd_status = Sprite.new
      @cmd_status.bitmap = Cache.system(ImgStatus)
      @cmd_status.x = ImgRecue
      @cmd_status.y = @cmd_equips.y + CmdSpacing
      @cmd_formation = Sprite.new
      @cmd_formation.bitmap = Cache.system(ImgFormation)
      @cmd_formation.x = ImgRecue
      @cmd_formation.y = @cmd_status.y + CmdSpacing
      @cmd_save = Sprite.new
      @cmd_save.bitmap = Cache.system(ImgSave)
      @cmd_save.x = ImgRecue
      @cmd_save.y = @cmd_formation.y + CmdSpacing
      @cmd_quit = Sprite.new
      @cmd_quit.bitmap = Cache.system(ImgQuit)
      @cmd_quit.x = ImgRecue
      @cmd_quit.y = @cmd_save.y + CmdSpacing
     
      if ShowGameTime == true
        @img_gametime = Sprite.new
        @img_gametime.bitmap = Cache.system(ImgInfoWdw)
        @img_gametime.x = @game_time_window.x
        @img_gametime.y = @game_time_window.y
      end
     
      if ShowExtraItem == true
        @img_extra = Sprite.new
        @img_extra.bitmap = Cache.system(ImgInfoWdw)
        @img_extra.x = @extra_window.x
        @img_extra.y = @extra_window.y
      end
   
      @img_gold = Sprite.new
      @img_gold.bitmap = Cache.system(ImgInfoWdw)
      @img_gold.x = @gold_window.x
      @img_gold.y = @gold_window.y
   
      @img_mapname = Sprite.new
      @img_mapname.bitmap = Cache.system(ImgInfoMap)
      @img_mapname.x = @namemap_window.x
      @img_mapname.y = @namemap_window.y
    else
      @cmd_itens = Window_SingleCommand.new
      @cmd_itens.y = 0
      @cmd_itens.draw_icon(IconItens, 0, 0)
      @cmd_itens.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::item, 0)
      @cmd_skills = Window_SingleCommand.new
      @cmd_skills.y = @cmd_itens.y + CmdSpacing
      @cmd_skills.draw_icon(IconSkills, 0, 0)
      @cmd_skills.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::skill, 0)
      @cmd_equips = Window_SingleCommand.new
      @cmd_equips.y = @cmd_skills.y + CmdSpacing
      @cmd_equips.draw_icon(IconEquips, 0, 0)
      @cmd_equips.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::equip, 0)
      @cmd_status = Window_SingleCommand.new
      @cmd_status.y = @cmd_equips.y + CmdSpacing
      @cmd_status.draw_icon(IconStatus, 0, 0)
      @cmd_status.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::status, 0)
      @cmd_formation = Window_SingleCommand.new
      @cmd_formation.y = @cmd_status.y + CmdSpacing
      @cmd_formation.draw_icon(IconFormtn, 0, 0)
      @cmd_formation.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::formation, 0)
      @cmd_save = Window_SingleCommand.new
      @cmd_save.y = @cmd_formation.y + CmdSpacing
      @cmd_save.draw_icon(IconSave, 0, 0)
      @cmd_save.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::save, 0)
      @cmd_quit = Window_SingleCommand.new
      @cmd_quit.y = @cmd_save.y + CmdSpacing
      @cmd_quit.draw_icon(IconQuit, 0, 0)
      @cmd_quit.draw_text( 42, 0, 140, 24, Vocab::game_end, 0)
    end
  end
end
#===============================================================================
# Window_GameTime
#-------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é responsável por mostrar o tempo de jogo no menu.
#===============================================================================
class Window_GameTime < Window_Base
  include KMM_Config
  def initialize
    super(0, 246, 150, 64)
    self.contents.font.name = SystemFont
    self.contents.font.size = FontSize
    update
  end
 
  def start
    draw_icon(IconTime, 0, 10)
    draw_text( 28,  0, 140, line_height, VocTime, 0)
    draw_text( 28, 22, 130, line_height, $game_system.playtime_s, 0)
  end
 
  def update
    contents.clear
    start
  end
end
#===============================================================================
# Window_Extra
#-------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é responsável por mostrar a quantidade da unidade monetária/item
# extra que o jogador possui.
#===============================================================================
class Window_Extra < Window_Base
  include KMM_Config
  def initialize
    super(0, 299, 150, 64)
    self.contents.font.name = SystemFont
    self.contents.font.size = FontSize
    start
  end
 
  def start
    draw_icon(IconExtra, 0, 10)
    draw_text( 28,  0, 140, line_height, VocExtra, 0)
    draw_text( 28, 22, 130, line_height, $game_variables[ExtraUnit], 0)
  end
end
#===============================================================================
# Window_MenuGold
#-------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é responsável por mostrar a quantidade de dinheiro em posse na
# tela do menu principal.
#===============================================================================
class Window_MenuGold < Window_Base
  include KMM_Config
  def initialize
    super(0, 352, 150, 64)
    self.contents.font.name = SystemFont
    self.contents.font.size = FontSize
    start
  end
 
  def start
    draw_icon(IconGold, 0, 10)
    draw_text( 28,  0, 140, line_height, Vocab::currency_unit, 0)
    draw_text( 28, 22, 130, line_height, $game_party.gold, 0)
  end
end
#===============================================================================
# Window_NameMap
#-------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é responsável por mostrar o nome do mapa atual, em que o
# personagem está localizado.
#===============================================================================
class Window_NameMap < Window_Base
  def initialize
    super(150, 368, 394, 48)
    self.contents.font.name = SystemFont
    self.contents.font.size = FontSize
    draw_text(  0,  0, 367, line_height, $game_map.display_name, 1)
  end
end
#==============================================================================
# Window_MenuStatus
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe os parâmetros dos membros do grupo na tela de menu.
#==============================================================================
class Window_MenuStatus < Window_Selectable
  include KMM_Config
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Variáveis públicas
  #--------------------------------------------------------------------------
  attr_reader  :pending_index            # Manter a posição (para organizar)
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Inicialização do objeto
  #    x      : coordenada X
  #    y      : coordenada Y
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize(x, y)
    super(150, 0, 394, 368)
    self.contents.font.name = SystemFont
    self.contents.font.size = FontSize
    self.opacity = 0 if MenuImgMode
    @pending_index = -1
    refresh
  end
 
  def col_max
    return 2
  end
 
  def spacing
    return 0
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Aquisição da largura da janela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_width
    Graphics.width - 150
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Aquisição da altura da janela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def window_height
    Graphics.height - 48
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Aquisição de altura do item
  #--------------------------------------------------------------------------
  def item_height
    (height - standard_padding * 2) / 2
  end
end
#==============================================================================
# Window_Base
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta é a superclasse para todas as janelas no jogo.
#==============================================================================
class Window_Base < Window
  include KMM_Config
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Desenho dos atributos básicos
  #    actor : herói
  #    x    : coordenada X
  #    y    : coordenada Y
  #--------------------------------------------------------------------------
  def draw_actor_simple_status(actor, x, y)
    self.contents.font.size = FontSize + 4
    draw_actor_name(actor, x, y - 10)
    self.contents.font.size = FontSize + 2
    draw_actor_level(actor, x, y - 10 + line_height * 1)
    draw_actor_icons(actor, x, y - 10 + line_height * 2)
    draw_actor_class(actor, x, y - 10 + line_height * 3)
    self.contents.font.size = FontSize
    draw_actor_hp(actor, x - 100, y - 12 + line_height * 4)
    draw_actor_mp(actor, x - 80, y - 12 + line_height * 5)
    draw_actor_exp(actor, x - 60, y - 12 + line_height * 6)
  end
 
  def draw_actor_exp(actor, x, y, width = 124)
    draw_gauge(x, y, width, actor.exp.to_f / actor.next_level_exp.to_f, exp_gauge_color1, exp_gauge_color2)
    change_color(system_color)
    draw_text(x, y, 30, line_height, VocExp)
    draw_current_and_max_values(x, y, width, actor.exp, actor.next_level_exp,
      normal_color, normal_color)
  end
 
  def exp_gauge_color1
    text_color(ExpBarColor1)
  end
 
  def exp_gauge_color2
    text_color(ExpBarColor2)
  end
end
#===============================================================================
# Window_SingleCommand
#-------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é responsável por criar as janelas dos comandos do menu principal.
#===============================================================================
class Window_SingleCommand < Window_Base
include KMM_Config
  def initialize
    super(ImgRecue, 0, 150, 48)
    self.contents.font.name = SystemFont
    self.contents.font.size = FontSize
  end
end


________________________
Engines: Somente Ace.

Créditos:
-King Gerar por criar o script.
-Victor Gomez/Misugami e Raizen

2 KMM - Kingdom Main Menu Empty Re: KMM - Kingdom Main Menu 21/11/2012, 22:14

BrunoFox

BrunoFox
Administrador
Administrador
O Menu parece bom... mais ainda não entende o porque de "Runas" no menu, serve pra que?

https://templorpgmakerbr.forumeiros.com

3 KMM - Kingdom Main Menu Empty Re: KMM - Kingdom Main Menu 21/11/2012, 22:20

Tiaguu

Tiaguu
Membro I
Membro I
BrunoFox escreveu:O Menu parece bom... mais ainda não entende o porque de "Runas" no menu, serve pra que?

Não faço a minima ideia .-.
Eu só disponibilizei o script por que achei legal, se quiser saber mais sobre o script tente entrar em contato com o criador do script.

4 KMM - Kingdom Main Menu Empty Re: KMM - Kingdom Main Menu 22/11/2012, 01:29

Satheios

Satheios
Membro Honorário III
Membro Honorário III
Olá.
@ Bruno
Pelo que parece ser, as "runas" seriam alguns itens coletados durante o jogo para depois trocar por itens ou algo do tipo...

@ Tópico
Achei muito interessante esse sistema, o por imagens seria ótimo, só que o design ficou péssimo. É possível fazer um menu incrível usando imagens, é só saber aonde colocar e o estilo que tens de fazer.
Entretanto, eu achei esse sistema fantástico.

Obrigado por compartilhar conosco.
Abraços,
Vinks.

https://templorpgmakerbr.forumeiros.com/

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