Templo RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1RMXP Como usar? Empty RMXP Como usar? 22/11/2012, 19:22

RRodrigoRR

RRodrigoRR
Membro I
Membro I
E ai galera, esse é meu primeiro poster aqui (a apresentaçao não conta ne? xD), então espero que estejam prontos para começar a usar o rmxp ^^


Bom depois do download disponibilizado aqui no site, e dos recursos de rgss vamos abrir o RMXP e criar um novo projeto:

Spoiler:

(O diretório é aonde o seu projeto ira ter sua pasta, o diretorio normal é: C:\documents and settings\usuario\Meus documetos\RPGXP\aqui fica o seu tiretório)
Depois que colocar o nome você vai para essa tela:

Spoiler:
(você ira para a pagina de fundo onde ta tudo verde, é a grama então clique com o trocado acima de MAP001 > propriedades do mapa)
Em Largura, ajuste a largura do seu pada, em altura a altura que você quer para o mesmo, lembrando que minimo é 20x15

Tileset: é o conjunto de desenho que estão agrupados a uma imagem e que você usa para fazer seu mapa (no caso ai é o Campo, mas caso não goste é só trocar, há varias opições ai.

A BMG é a musica que vai tocar ao entrar nesse mapa. Por ser o primeiro mapa recomendo uma musica como a 013-Theme12.
A BGS é o som da natureza que o mapa ira produzir, geralmente não uso, mas é muito legal para ruas e cavernas de alguma cidade.

Você tambem pode trocar o nome do mapa apagando o MAP001 e colocando algum a seu gosto!

Depois das alterações de OK, claro :D

Depois de dar OK você vai para essa tela.

Spoiler:
Eu usei o tileset Floresta, e o tamanho foi 30x25

Então para começar a desenhar você só precisa saber algumas coisinhas:

Layer 1:
É o primeiro piso, nele ira ficar o chão e a agua, (é o que recomendo, pois caso não faça isso pode acontecer de na hora o personagem passar por cima dele. (Não use objetos como arvores, pedras e pedestais pois alem de deixar o solo branco, não ira da certo)

Layer 2: É o segundo piso, nele fica objetos do tipo, arvores, Pedras, Pedestais e etc... (aqui pode usar todos os arquivos do tileset, pois fica normal)

Layer 3: É o terceiro piso, aquele que fica os retoques finais.

Não entendeu os Layers? Tudo bem, vamo ir ao mundo real...

Olhe a parede de sua casa, uma que tenha algum espelho ou retrato e pense.

O piso é a base da parede (esse é o Layer1/o chão, pois sem ele não teria parede)
A parede foi feita sobre o Piso/chão, logo é o segundo piso, layer 2)
O Retrato esta sobre a parede certo? Então o quadro é o Layer 3, pois é um retoque que foi colocado sobre a parede para que ela não ficasse sem graça/sem nada.


Mas agora como faço pra pintar?
Vamos chegar a essa parte maninhos:


No RMXP temos alguns modos de pintar:
O Lápis: Pinta aonde você clica sem nenhum problema, (quadro por quadro);

o Retângulo: Pinta onde você clicar porem tem que arrastar para que saia todo o tileset selecionado porem em uma area retangular, (essencial para primeiro piso)

Circulo:
Pinta onde você clicar porem em uma area circular, mesma função do retangulo, porem um circulo.

Preencher: preenche todo o Layer com aquele tileset. (usado mais para o primeiro layer)


Depois faço mais tutoriais, espero que tenham gostado ^^

2RMXP Como usar? Empty Re: RMXP Como usar? 22/11/2012, 21:04

BrunoFox

BrunoFox
Administrador
Administrador
Tutorial bem explicado e com imagens... foi você quem fez?

https://templorpgmakerbr.forumeiros.com

3RMXP Como usar? Empty Re: RMXP Como usar? 22/11/2012, 21:59

RRodrigoRR

RRodrigoRR
Membro I
Membro I
Sim sim meu amigo, eu estou meio agarrado precisando de um tileset do 2k3 ou vx/ace pro meu projeto, e como não tinha nada pra fazer... tirei prints e resolvi postar, alias os 3 eu mesmo que fiz ^^

"Porque o que aprendi compartilhei com vós, para que assim compartilhes com outros"

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos