1 Gambá ABSSBABS Colection 12/8/2012, 22:28
FrozenGraveyard
Membro Honorário I
Gambá ABS\SBABS
por Gamba
por Gamba
Introdução
Um ABS muito bom e diferente dos outros ele é no estilo do ABS Xas com aqueles sistemas de ferramentas e tudo mais mudam algumas coisas além de dar grande suporte a criatividade eu consiguo faser até sistema de 2 jogadores nele ele é muito bom.Vem com um programa imbutido para a criação das ferramentas.
Sistemas Principais
Action Battle System: Sistema de luta em tempo real no mapa, ao melhor estilo Zelda.
Squad Based Action Battle System: Sistema de luta em tempo real porém baseado no grupo, os outros membros do grupo te ajudam nas lutas.
Sistema de ferramentas: Os ataques, os heróis e os monstros são eventos, programados em um certo mapa.
Sistema de inimigos: Os monstros tem seus próprios inimigos, não são sempre inimigos dos heróis, podendo fazer com que monstros lutem entre si.
Sistemas de líderes dos monstros: Os monstros podem ter um líder, podendo assim segui-lo como seus subordinados, dando um efeito de chefe.
E várias outras coisas que você verá!
Mini-Faq
Na demo tem um mini tutorial, o sistema é bem parecido com o XAS ABS.
Atenção
Para que o programa para criação de ferramentas do Gambá ABS 1.0 funcione é necessario ter o Java instalado.
Para que o programa para criação de ferramentas do Gambá SBABS funcione é necessario ter o shoooes instalado.
Qual a diferença de ABS e SBABS?
R:A diferença é que no SBABS todos os menbros do grupo lutam juntos e no ABS não.
Novidades da versão 1.8 do SBABS
- Spoiler:
- Adicionado Add-On de energy, que faz com que o personagem tenha que gastar uma certa quantidade de energy para usar algum ataque, e se recupera sozinha. Lembrando que qualquer Add-On pode ser removido, apenas deletando-o da lista de scripts.
- Adicionada a função de Ranged SE, BGM e animation, ou seja, sons mais longes tem o volume mais baixo, instruções no script Gambá Ranged Sounds.
- Adicionado a função de trocar de herói no mapa com uma tecla definida, e corrigido um pequeno bug ao trocar de herói quando o primeiro morre.
- Adicionado a compatibilidade com status, agora os ataques adicionam ou removem status sobre os personagens, que fazem alguns efeitos, configurados na Config - 2.
- Adicionado a compatibilidade com o Path Finding, de Near Fantastica; e o Path Finding v2, de Fuso modificado por DerVVulfman, a fim de melhorar o movimento de aproximação dos eventos.
- Adicionado a opção Trespassar aos escudos, assim, quando a defesa do escudo é quebrada, o restante do dano vai para o personagem.
- Adicionado a opção de mudar o char do personagem, quando ele tomar algum dano.
- Adicionada a opção multi-action para as ferramentas, as ferramentas multi-action não impedem o personagem de fazer outras acoes junto com ela, e podem ser usadas uma encima da outra.
- Adicionado os comandos aproximar_dono, olhar_dono e fugir_dono para serem usados nas ferramentas, para que elas possam se movimentar dependendo de quem a lançou (fazer um boomerang voltar, por exemplo) e os comandos aproximar/olhar/fugir_inimigo/_lider também podem ser usados nas ferramentas agora.
- Melhorado Sistema de Combo, agora com Fast Key Smashing, que faz o combo lançar os ataques bem rápido, como no RTH ABS.
- Sistema de virar animações de acordo com a direção que o personagem está olhando, basta colocar [turn] no nome da animação no database.
- Corrigido bug de atualização heróis-mapa, como quando um herói era adicionado na party, ou curado pelo menu, ou ressucitado.
- Sistema de Charge, em que você segura o botão de ataque para lançar um ataque mais forte.
- Além do Lag ligeiramente reduzido, vários bugs corrigidos, adicionado Anti-Lag e Item PopUp.
Imagens
- Gambá SBABS 1.8:
- Gambá SBABS 1.0:
- Gambá ABS 1.0:
Downloads
Gambá SBABS 1.8
Gamba SBABS 1.0
Gamba ABS 1.0
Agradecimentos
Gambá - Por criar
Xiderowg - GRANDE idéia do sistema de ferramentas
Moghunter - gráficos e idéias também
Eon - barras da HUD
Também dê os créditos dos add-ons da demo, se for usar.
YuYu HUD
- Spoiler:
Introdução
HUD feita por YuYu, para o Gambá SBABS 1.8
Imagen
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Instrunções e Script
Para usá-la retire os scripts Gambá HUD e o Hotkeys HUD e ponha este:
- Código:
class Window_YuyuHUD < Window_Base
attr_accessor :alive_party
def initialize
super(-16, -16, 195 + 32, 480 + 32)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.contents.font.name = $fontface
self.contents.font.size = $fontsize
self.opacity = 0
@alive_party = 0
refresh
end
def refresh
self.contents.clear
@actor = actor = $game_party.actors[0]
$hp_adv.update
bitmap = RPG::Cache.picture("HUD")
self.contents.blt(0, 0, bitmap, Rect.new(0, 0, 188, 121))
self.contents.font.size = 12
unless ($hp_adv.hp_rec[actor.id] == nil rescue false) or $hp_adv.hp_rec[actor.id] == 0 or
actor.dead?
adv = $hp_adv.hp_rec[actor.id]
wb = 140 * (adv+actor.hp) / actor.maxhp
bitmap = RPG::Cache.picture("hp-rec")
self.contents.blt(11, 8, bitmap, Rect.new(0, 0, wb, 14))
end
wb = 140 * actor.hp / actor.maxhp
bitmap = RPG::Cache.picture("HP")
self.contents.blt(11, 8, bitmap, Rect.new(0, 0, wb, 14))
self.contents.draw_text(11,0,140,28,actor.hp.to_i.to_s+" / "+actor.maxhp.to_i.to_s,1)
wb = 140 * actor.sp / actor.maxsp
bitmap = RPG::Cache.picture("Mana")
self.contents.blt(11, 24, bitmap, Rect.new(0, 0, wb, 14))
self.contents.draw_text(11,16,140,28,actor.sp.to_i.to_s+" / "+actor.maxsp.to_i.to_s,1)
barra = 2
barra = 1 if ($game_map.correndo != nil rescue false)
barra = 0 if ($game_player.energy != nil rescue false)
barra = 1 if ($game_player.tempo_correndo != nil rescue false) && $game_player.tempo_correndo < 100
barra = 0 if ($game_player.energy != nil rescue false) && $game_player.energy < Energy::MAX_ENERGY
barra = 1 if ($game_map.correndo != nil rescue false) && $game_map.correndo
barra = 2 if $game_player.defesa != nil
case barra
when 0
energy = $game_player.energy
energy = 0 if energy == nil
maxenergy = Energy::MAX_ENERGY
wb = 140 * energy / maxenergy
bitmap = RPG::Cache.picture("EN")
self.contents.blt(11, 40, bitmap, Rect.new(0, 0, wb, 13))
self.contents.draw_text(11,32,140,28,energy.to_i.to_s+" / "+maxenergy.to_i.to_s,1)
when 1
dash = $game_player.tempo_correndo
dash = 0 if dash == nil
maxdash = TEMPOCORRENDO
wb = 140 * dash / maxdash
bitmap = RPG::Cache.picture("Dash")
self.contents.blt(11, 40, bitmap, Rect.new(0, 0, wb, 13))
self.contents.draw_text(11,32,140,28,dash.to_i.to_s+" / "+maxdash.to_i.to_s,1)
when 2
if $game_player.defesa != nil
if Shields::SHIELD_BREAK_TYPE[$game_player.defesa] == 1
defesa = $game_player.def_time
maxdefesa = Shields::BREAK_TIME[$game_player.defesa]
elsif Shields::SHIELD_BREAK_TYPE[$game_player.defesa] == 2
defesa = $game_player.def_hp
maxdefesa = $game_party.actors[0].maxhp/(100 / Shields::BREAK_PORCENT[$game_player.defesa]).to_f
elsif Shields::SHIELD_BREAK_TYPE[$game_player.defesa] == 3
defesa = $game_player.def_hp
maxdefesa = Shields::BREAK_NUMBER[$game_player.defesa]
end
defesa = 0 if defesa < 0
wb = 140 * defesa / maxdefesa
else
wb = 140
end
bitmap = RPG::Cache.picture("Shield")
self.contents.blt(11, 40, bitmap, Rect.new(0, 0, wb, 13))
self.contents.draw_text(11,32,140,28,defesa.to_i.to_s+" / "+maxdefesa.to_i.to_s,1)
end
for i in 0...actor.states.size
x = 4 + (141 / (actor.states.size + 1)) * (i + 1) - 12
y = 58
bitmap = RPG::Cache.icon(Gamba_Action_Battle_System::ICONES_STATUS[actor.states[i]])
self.contents.blt(x, y, bitmap, Rect.new(0, 0, 24, 24))
end
bitmap = RPG::Cache.character($game_player.character_name, $game_player.character_hue)
cw = bitmap.width / 4
ch = bitmap.height / 4
src_rect = Rect.new(0, 0, cw, ch)
self.contents.blt(23 - cw / 2, 52 - ch, bitmap, src_rect)
@alive_party = -1
if $game_party.actors.size > 1
i = 0
for p in 1...$game_party.actors.size
actor = $game_party.actors[p]
next if actor.dead?
bitmap = RPG::Cache.picture("Party-Hud")
self.contents.blt(4, 90 + 57 * i, bitmap, Rect.new(0,0,50,50))
wb = 26 * actor.hp / actor.maxhp
bitmap = RPG::Cache.picture("Hp-p")
self.contents.blt(16, 117 + 57 * i, bitmap, Rect.new(0, 0, wb, 5))
wb = 26 * actor.sp / actor.maxsp
bitmap = RPG::Cache.picture("Mp-p")
self.contents.blt(16, 121 + 57 * i, bitmap, Rect.new(0, 0, wb, 5))
bitmap = RPG::Cache.character(actor.character_name, actor.character_hue)
cw = bitmap.width / 4
ch = bitmap.height / 4
cw = (cw / 2) - 14
ch = ch - 53
src_rect = Rect.new(cw, ch, 26, 26)
self.contents.blt(14, 90 + 57 * i, bitmap, src_rect)
i += 1
end
@alive_party = i - 1
end
end
end
class Scene_Map
alias yuyu_hud_main main
alias yuyu_hud_update update
def main
@yuyu_hud = Window_YuyuHUD.new
@yuyu_hud.y = -80
@yuyu_hud.contents_opacity = 160
yuyu_hud_main
@yuyu_hud.dispose
end
def update
@yuyu_hud.y += 4 if @yuyu_hud.y < -16
x = ($game_player.real_x - $game_map.display_x) / 4
y = ($game_player.real_y - $game_map.display_y) / 4
if x >= 0 && x <= 160 &&
y >= 0 && y <= 84
@yuyu_hud.contents_opacity -= 8 if @yuyu_hud.contents_opacity > 80
elsif @yuyu_hud.alive_party >= 0 &&
x >= 0 && x <= 55 &&
y >= 84 && y <= 90 + 57*@yuyu_hud.alive_party + 55
@yuyu_hud.contents_opacity -= 8 if @yuyu_hud.contents_opacity > 80
else
@yuyu_hud.contents_opacity += 8 if @yuyu_hud.contents_opacity < 255
end
@yuyu_hud.refresh
yuyu_hud_update
end
end
class Window_Hotkeys < Window_Base
def initialize
super(196 - 16, -16, 330+32, 60+32)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
self.opacity = 0
self.back_opacity = 0
self.contents.font.name = $fontface
self.contents.font.size = 12
refresh
end
def refresh
self.contents.clear
if $game_player != nil
bitmap = RPG::Cache.picture("YuyuHotkeys")
self.contents.blt(0, 0, bitmap, Rect.new(0, 0, 330, 60))
for i in 1..9
x = (25 * i) + 26.to_i
y = 18
if $game_player.hotkeys[i] != nil
if $game_player.hotkeys_type[i] == 1
icon = $data_skills[$game_player.hotkeys[i]]
bitmap = RPG::Cache.icon(icon.icon_name)
self.contents.blt(x, y, bitmap, Rect.new(0, 0, 24, 24))
self.contents.font.color = Color.new(0,0,0)
self.contents.draw_text(x+1, y+6, 24, 32, "x"+$game_party.item_number(Gamba_Action_Battle_System::ATAQUES_MUNICAO[$game_player.hotkeys[i]]).to_s, 2) if Gamba_Action_Battle_System::ATAQUES_MUNICAO.include?($game_player.hotkeys[i])
self.contents.font.color = Color.new(255,255,255)
self.contents.draw_text(x, y+5, 24, 32, "x"+$game_party.item_number(Gamba_Action_Battle_System::ATAQUES_MUNICAO[$game_player.hotkeys[i]]).to_s, 2) if Gamba_Action_Battle_System::ATAQUES_MUNICAO.include?($game_player.hotkeys[i])
elsif $game_player.hotkeys_type[i] == 2
icon = $data_items[$game_player.hotkeys[i]]
bitmap = RPG::Cache.icon(icon.icon_name)
self.contents.blt(x, y, bitmap, Rect.new(0, 0, 24, 24))
self.contents.font.color = Color.new(0,0,0)
self.contents.draw_text(x+1, y+6, 24, 32, "x"+$game_party.item_number($game_player.hotkeys[i]).to_s, 2)
self.contents.font.color = Color.new(255,255,255)
self.contents.draw_text(x, y+5, 24, 32, "x"+$game_party.item_number($game_player.hotkeys[i]).to_s, 2)
end
end
end
end
end
end
class Scene_Map
attr_accessor :hotkey_hud
alias hotkey_update update
def update
@hotkey_hud.y += 4 if @hotkey_hud.y < -18
x = ($game_player.real_x - $game_map.display_x) / 4
y = ($game_player.real_y - $game_map.display_y) / 4
if x >= 192 && x <= 448 &&
y >= 0 && y <= 32
@hotkey_hud.contents_opacity -= 8 if @hotkey_hud.contents_opacity > 80
else
@hotkey_hud.contents_opacity += 8 if @hotkey_hud.contents_opacity < 255
end
@hotkey_hud.refresh
hotkey_update
end
alias hotkey_main main
def main
@hotkey_hud = Window_Hotkeys.new
@hotkey_hud.y = -73
@hotkey_hud.contents_opacity = 160
hotkey_main
@hotkey_hud.dispose
end
end
class Scene_Skill
alias skill_hud_hotkeys_main main
alias skill_hud_hotkeys_update update
def main
@hotkey_hud = Window_Hotkeys.new
@hotkey_hud.y = 480 - 94
@hotkey_hud.x = 0
skill_hud_hotkeys_main
@hotkey_hud.dispose
end
def update
skill_hud_hotkeys_update
@hotkey_hud.update
@hotkey_hud.refresh
end
end
class Scene_Item
alias item_hud_hotkeys_main main
alias item_hud_hotkeys_update update
def main
@hotkey_hud = Window_Hotkeys.new
@hotkey_hud.y = 480 - 94
@hotkey_hud.x = 0
item_hud_hotkeys_main
@hotkey_hud.dispose
end
def update
item_hud_hotkeys_update
@hotkey_hud.update
@hotkey_hud.refresh
end
end
e depois coloque essas pictures na pasta picture:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]