1 Horror Menu By ZeComeia 13/8/2012, 00:00
FrozenGraveyard
Membro Honorário I
Horror_Menu 2.0
por zecomeia
design aero
por zecomeia
design aero
Introdução
Scene de Title por imagens com sistema de creditos e extras.O sistema
de creditos e extras simplesmente salva duas variáveis junto ao arquivo
de save e lê todos os arquivos quando o jogo é executado e se essa(as) variaveis
estiverem ligadas liberam sua opção.Existem algumas configurações no script.
Características
Scene de titulo toda por imagens;
Sistema de extras e creditos;
Screenshots
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como usar
- Spoiler:
- Explicação:
O sistema de extras e creditos que vem com este menu é uito simples de usar.
Você pode, por exemplo, abilitar só a opção de extras ou de creditos ou ambas
quando chegar em determinada parte do jogo, ou ate mesmo quando
acabar o jogo para liberar mini-games, curiosidades, etc.A parte
do script fixada no menu lê todos os arquivos de saves para ver se estão
ativadas as variavéis que abilitam a opção de extras e/ou creditos.
Mas para todo esse sistema funcionar precisa saber utilizar a intrução abaixo:
1º No evento em que irá ativar estas opções para o jogador, use o comando
"chamar script" do menu de eventos e coloque o script abaixo:
$extras_enabled = true #true = abilitar extras - false = desabilitar extras
$credits_enabled = true #true = abilitar creditos - false = desabilitar creditos
save_infos = Scene_Save.new
save_infos.save_extras
2º Pronto, não precisa de mais nada.Desta forma são definidos os valores
e já são salvos automaticamente.
Mas existe a possibilidade de apenas definir o valor e deixe que só sejam salvos
quando o jogador salvar o jogo.Para isso basta:
1º No evento em que irá ativar estas opções para o jogador, use o comando
"chamar script" do menu de eventos e coloque o script abaixo:
$extras_enabled = true #true = abilitar extras - false = desabilitar extras
$credits_enabled = true #true = abilitar creditos - false = desabilitar creditos
2º Pronto.Desta forma os valores foram definidos e só serão salvos quando
o jogador o fizer(salvar).
Dúvidas visite o Site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
e procure por zecomeia
Demo
Aqui
Script
- Código:
#================================================================
# Horror_Menu 2.0
#----------------------------------------------------------------
# por: zecomeia
# data: 13/04/2009
# Desgin por Aero
=begin
Explicação:
O sistema de extras e creditos que vem com este menu é uito simples de usar.
Você pode, por exemplo, abilitar só a opção de extras ou de creditos ou ambas
quando chegar em determinada parte do jogo, ou ate mesmo quando
acabar o jogo para liberar mini-games, curiosidades, etc.A parte
do script fixada no menu lê todos os arquivos de saves para ver se estão
ativadas as variavéis que abilitam a opção de extras e/ou creditos.
Mas para todo esse sistema funcionar precisa saber utilizar a intrução abaixo:
1º No evento em que irá ativar estas opções para o jogador, use o comando
"chamar script" do menu de eventos e coloque o script abaixo:
$extras_enabled = true #true = abilitar extras - false = desabilitar extras
$credits_enabled = true #true = abilitar creditos - false = desabilitar creditos
save_infos = Scene_Save.new
save_infos.save_extras
2º Pronto, não precisa de mais nada.Desta forma são definidos os valores
e já são salvos automaticamente.
Mas existe a possibilidade de apenas definir o valor e deixe que só sejam salvos
quando o jogador salvar o jogo.Para isso basta:
1º No evento em que irá ativar estas opções para o jogador, use o comando
"chamar script" do menu de eventos e coloque o script abaixo:
$extras_enabled = true #true = abilitar extras - false = desabilitar extras
$credits_enabled = true #true = abilitar creditos - false = desabilitar creditos
2º Pronto.Desta forma os valores foram definidos e só serão salvos quando
o jogador o fizer(salvar).
Dúvidas visite o Site www.santuariorpgmaker.com/forum
e procure por zecomeia
=end
#================================================================
#================================================================
#CONFIGURAÇÕES
#================================================================
module ConfigExtrasData
# Informações do mapa para opção "Creditos",respectivamente
#"ID do mapa", "Posição inicial X do heroi","Posição inicial Y do heroi"
MapaCredId = 2
MapaCredX = 5
MapaCredY = 5
# Informações do mapa para opção "Extras",respectivamente
#"ID do mapa", "Posição inicial X do heroi","Posição inicial Y do heroi"
MapaExtId = 3
MapaExtX = 6
MapaExtY = 6
#Se por algum motivo não quiser usar o sistema de extras e creditos
# acionaveis no jogo então coloque o valor como true nas variaveis
#abaixo, em qual decidir
CREDITS_ENABLE = false #ou true
EXTRAS_ENABLE = false #ou true
end
#=====FIM========================================================
#==============================================================================
# Scene_Title
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta classe trata da Tela de Título
#==============================================================================
class Scene_Title
include ConfigExtrasData
#--------------------------------------------------------------------------
# Processamento Principal
#--------------------------------------------------------------------------
def main
# Se estiver em Teste de Batalha
if $BTEST
battle_test
return
end
# Carregar o Banco de Dados
$data_actors = load_data("Data/Actors.rxdata")
$data_classes = load_data("Data/Classes.rxdata")
$data_skills = load_data("Data/Skills.rxdata")
$data_items = load_data("Data/Items.rxdata")
$data_weapons = load_data("Data/Weapons.rxdata")
$data_armors = load_data("Data/Armors.rxdata")
$data_enemies = load_data("Data/Enemies.rxdata")
$data_troops = load_data("Data/Troops.rxdata")
$data_states = load_data("Data/States.rxdata")
$data_animations = load_data("Data/Animations.rxdata")
$data_tilesets = load_data("Data/Tilesets.rxdata")
$data_common_events = load_data("Data/CommonEvents.rxdata")
$data_system = load_data("Data/System.rxdata")
# Criar um Sistema
$game_system = Game_System.new
# Verificação de creditos e extras
ext_on = false
cre_on = false
verify = Scene_Load.new
$extras_enabled = false
$credits_enabled = false
for i in 0..3
if FileTest.exist?("Save#{i+1}.rxdata")
filename = "Save#{i+1}.rxdata"
file = File.open(filename, "r")
verify.read_extras_data(file)
if $extras_enabled == true or ext_on == true
ext_on = true
$extras_enabled = true
end
if $credits_enabled == true or cre_on == true
cre_on = true
$credits_enabled = true
end
file.close
ext_on = false
cre_on = false
end
end
if $extras_enabled == nil
$extras_enabled = false
end
if $credits_enabled == nil
$credits_enabled = false
end
# Informações para efeito de confirmação
@oy = 1
@z_x = 1
@z_y = 1
@a = false
@x = 0
@y = 0
#######
# Informações do mapa para opção "Creditos",respectivamente
#"ID do mapa", "Posição inicial X do heroi","Posição inicial Y do heroi"
#***Configure no modulo no inicio do script
@mapa_creditos = MapaCredId
@mapa_creditos_x = MapaCredX
@mapa_creditos_y = MapaCredY
# Informações do mapa para opção "Extras",respectivamente
#"ID do mapa", "Posição inicial X do heroi","Posição inicial Y do heroi"
#***Configure no modulo no inicio do script
@mapa_extras = MapaExtId
@mapa_extras_x = MapaExtX
@mapa_extras_y = MapaExtY
#
#
if CREDITS_ENABLE == true
$credits_enabled = true
end
if EXTRAS_ENABLE == true
$extras_enabled = true
end
#######
# Posição inicial do cursor
@indice = 1
# Abilitação das setas de controle(cima/baixo)
@enable_cursor = true
# Estado dos comandos de efeito da troca de opções
@down_command = false
@up_command = false
# Variaveis que definem a ordem inicial do cursor de opções,
#e que são redefinidas ao lono do script para o funcionamento do script
# Caso não saiba nada de programção não tente alterar estes valores,
#porque precisam ser alterados em outros pontos
@back = "sair"
@main = "novo jogo"
@near = "carregar"
# Criar um Sistema
$game_system = Game_System.new
# Graficos do sistema do menu de titulo
@back_option = Sprite.new
@main_option = Sprite.new
@near_option = Sprite.new
@background = Sprite.new
grafics
@background.x = 1
@background.oy = 1
# Aqui é checado se existe algum arquivo de save
# Se estiver habilitado, tornar @continue_enabled verdadeiro; se estiver
# desabilitado, tornar falso
$continue_enabled = false
for i in 0..3
if FileTest.exist?("Save#{i+1}.rxdata")
$continue_enabled = true
end
end
# Ativa(true)/Desativa(false) a opção de creditos no menu de titulo
#$credits_enabled = true
# Ativa(true)/Desativa(false) a opção de extras no menu de titulo
#$extras_enabled = true
#OBS:Mesmo desativada a opção continua la, só que com uma opacidade menor
#para indicar que está desativada, e sua função também não funciona.
##########################
# Reproduzir BGM de Título
$game_system.bgm_play($data_system.title_bgm)
# Parar de reproduzir BGS e ME
Audio.me_stop
Audio.bgs_stop
# Executar transição
Graphics.transition
# Loop principal
loop do
# Atualizar a tela de jogo
Graphics.update
# Atualizar a entrada de informações
Input.update
# Atualizar o frame
update
# Abortar o loop caso a tela tenha sido alterada
if $scene != self
break
end
end
# Preparar para transição
Graphics.freeze
# Exibir a janela de comandos
@back_option.dispose
@main_option.dispose
@near_option.dispose
# Exibir o gráfico de Título
@background.bitmap.dispose
@background.dispose
end
#----------------------------------------------------
#-- grafics(define e atualiza os graficos do menu) --
#----------------------------------------------------
def grafics
back = @back
main = @main
near = @near
@back_option.bitmap = RPG::Cache.picture(back.to_s)
@back_option.x = 50
@back_option.y = 155
@main_option.bitmap = RPG::Cache.picture(main.to_s)
@main_option.x = 50
@main_option.y = 207
@near_option.bitmap = RPG::Cache.picture(near.to_s)
@near_option.x = 50
@near_option.y = 259
@background.bitmap = RPG::Cache.picture("backgrund")
end
#--------------------------------------------------------------
#-- indice_updt(atualiza os graficos das opções e sua ordem) --
#--------------------------------------------------------------
def indice_updt
# Atualizar a janela de comandos
case @indice
when 1
@back = "sair"
@main = "novo jogo"
@near = "carregar"
grafics
when 2
@back = "novo jogo"
@main = "carregar"
@near = "extras"
grafics
when 3
@back = "carregar"
@main = "extras"
@near = "creditos"
grafics
when 4
@back = "extras"
@main = "creditos"
@near = "sair"
grafics
when 5
@back = "creditos"
@main = "sair"
@near = "novo jogo"
grafics
end
# Atualiza os gráficos das opções no frame
@back_option.update
@main_option.update
@near_option.update
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Atualização do Frame
#--------------------------------------------------------------------------
def update
if @zoom_effect == true
@back_option.x = -100
@near_option.x = -100
@x -= 20
@background.x = @x
@y -= 80
@background.y = @y
@z_x += 0.0164 * 20
@background.zoom_x = @z_x
@z_y += 0.0164 * 20
@background.zoom_y = @z_y
@background.opacity -= 15
@main_option.zoom_x += 0.0164 * 20
@main_option.zoom_y += 0.0164 * 20
@main_option.x -= 4
@main_option.y -= 12
if @background.zoom_x >= 0.0164 * 500
@a = true
if @novo_conf == true
command_new_game
elsif @continue_conf == true
command_continue
elsif @credito_conf == true
command_creditos
elsif @extra_conf == true
command_extras
elsif @sair_conf == true
command_shutdown
end
end
end
########Inicio###################
# Comandos de efeito de deslocamento das imagens de opções
if @down_command == true
@back_option.y += 3
@main_option.y += 3
if @back_option.y > 206 and @main_option.y > 258
@indice -= 1
if @indice < 1
@indice = 5
end
@down_command = false
@enable_cursor = true
indice_updt
end
end
if @up_command == true
@near_option.y -= 3
@main_option.y -= 3
if @near_option.y < 208 and @main_option.y < 156
@indice += 1
if @indice > 5
@indice = 1
end
@up_command = false
@enable_cursor = true
indice_updt
end
end
#########Fim############
############Inicio########################
# Reconhecimento de opção ativada/desativada para "Carregar","Extras","Creditos"
# Se estiver desabilitado o texto será mostrado em cinza
case @indice
when 1
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 255
if $continue_enabled == false
@near_option.opacity = 100
end
when 2 #########################
if $continue_enabled == false && $extras_enabled == false && $credits_enabled == false
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 100
@near_option.opacity = 100
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == false && $credits_enabled == true
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 100
@near_option.opacity = 100
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == true && $credits_enabled == false
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 100
@near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == true && $credits_enabled == true
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 100
@near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == false && $credits_enabled == false
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 100
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == false && $credits_enabled == true
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 100
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == true && $credits_enabled == false
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == true && $credits_enabled == true
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 255
end
when 3 #########################
if $continue_enabled == false && $extras_enabled == false && $credits_enabled == false
@back_option.opacity = 100
@main_option.opacity = 100
@near_option.opacity = 100
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == false && $credits_enabled == true
@back_option.opacity = 100
@main_option.opacity = 100
@near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == true && $credits_enabled == false
@back_option.opacity = 100
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 100
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == true && $credits_enabled == true
@back_option.opacity = 100
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == false && $credits_enabled == false
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 100
@near_option.opacity = 100
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == false && $credits_enabled == true
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 100
@near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == true && $credits_enabled == false
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 100
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == true && $credits_enabled == true
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 255
end
when 4 ###########################
if $continue_enabled == false && $extras_enabled == false && $credits_enabled == false
@back_option.opacity = 100
@main_option.opacity = 100
@near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == false && $credits_enabled == true
@back_option.opacity = 100
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == true && $credits_enabled == false
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 100
@near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == true && $credits_enabled == true
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == false && $credits_enabled == false
@back_option.opacity = 100
@main_option.opacity = 100
@near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == false && $credits_enabled == true
@back_option.opacity = 100
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == true && $credits_enabled == false
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 100
@near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == true && $credits_enabled == true
@back_option.opacity = 255
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 255
end
when 5
@back_option.opacity = 255
if $credits_enabled == false
@back_option.opacity = 100
end
@main_option.opacity = 255
@near_option.opacity = 255
end ######################
##############Fim####################
# Se o botão C for pressionado
if Input.trigger?(Input::C) and @enable_cursor == true
# ramificação pela posição do cursor
case @indice
when 1 # Novo Jogo
command_new_game
when 2 # Carregar
command_continue
when 3 # Extras
command_extras
when 4 # Creditos
command_creditos
#when 5 # Son
# command_son
when 5 # Sair
command_shutdown
end
end
# Se o botão Down for pressionado
if Input.trigger?(Input::DOWN) and @enable_cursor == true
# Som de deslocamento do cursor (definida na linha abaixo, e não no database)
Audio.se_play("Audio/SE/" + "039-Switch08", 100, 100)
@down_command = true #Iniciar efeito de deslocamento das imagens das opções
@enable_cursor = false #travar movimento de escolha
end
# Se o botão Up for pressionado
if Input.trigger?(Input::UP) and @enable_cursor == true
# Som de deslocamento do cursor (definida na linha abaixo, e não no database)
Audio.se_play("Audio/SE/" + "039-Switch08", 100, 100)
@up_command = true #Iniciar efeito de deslocamento das imagens das opções
@enable_cursor = false #travar movimento de escolha
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Comando: Novo Jogo
#--------------------------------------------------------------------------
def command_new_game
if @a == false
# Reproduzir SE de OK (definida na linha abaixo, e não no database)
Audio.se_play("Audio/SE/" + "034-Switch03", 100, 100)
# Parar BGM
Audio.bgm_stop
@zoom_effect = true
@enable_cursor = false
@novo_conf = true
end
if @a == true
# Aqui o contador de frames é resetado para que se conte o Tempo de Jogo
Graphics.frame_count = 0
# Criar cada tipo de objetos do jogo
$game_temp = Game_Temp.new
$game_system = Game_System.new
$game_switches = Game_Switches.new
$game_variables = Game_Variables.new
$game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
$game_screen = Game_Screen.new
$game_actors = Game_Actors.new
$game_party = Game_Party.new
$game_troop = Game_Troop.new
$game_map = Game_Map.new
$game_player = Game_Player.new
# Configurar Grupo Inicial
$game_party.setup_starting_members
# Configurar posição inicial no mapa
$game_map.setup($data_system.start_map_id)
# Aqui o Jogador é movido até a posição inical configurada
$game_player.moveto($data_system.start_x, $data_system.start_y)
# Atualizar Jogador
$game_player.refresh
# Rodar, de acordo com o mapa, a BGM e a BGS
$game_map.autoplay
# Atualizar mapa (executar processos paralelos)
$game_map.update
# Mudar para a tela do mapa
$scene = Scene_Map.new
@zoom_effect = false
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Comando: Continuar
#--------------------------------------------------------------------------
def command_continue
# Se Continuar estiver desabilitado
unless $continue_enabled
# Reproduzir SE de erro (definida na linha abaixo, e não no database)
Audio.se_play("Audio/SE/" + "138-Darkness01", 100, 100)
return
end
if @a == false
# Reproduzir SE de OK (definida na linha abaixo, e não no database)
Audio.se_play("Audio/SE/" + "034-Switch03", 100, 100)
@zoom_effect = true
@enable_cursor = false
@continue_conf = true
end
if @a == true
# Mudar para a tela de Carregar arquivos
$scene = Scene_Load.new
@zoom_effect = false
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Comando: Extras
#--------------------------------------------------------------------------
def command_extras# Se Creditos estiver desabilitado
unless $extras_enabled
# Reproduzir SE de erro (definida na linha abaixo, e não no database)
Audio.se_play("Audio/SE/" + "138-Darkness01", 100, 100)
return
end
if @a == false
# Reproduzir SE de OK (definida na linha abaixo, e não no database)
Audio.se_play("Audio/SE/" + "034-Switch03", 100, 100)
# Parar BGM
Audio.bgm_stop
@zoom_effect = true
@enable_cursor = false
@extra_conf = true
end
if @a == true
# Aqui o contador de frames é resetado para que se conte o Tempo de Jogo
Graphics.frame_count = 0
# Criar cada tipo de objetos do jogo
$game_temp = Game_Temp.new
$game_system = Game_System.new
$game_switches = Game_Switches.new
$game_variables = Game_Variables.new
$game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
$game_screen = Game_Screen.new
$game_actors = Game_Actors.new
$game_party = Game_Party.new
$game_troop = Game_Troop.new
$game_map = Game_Map.new
$game_player = Game_Player.new
# Configurar Grupo Inicial
$game_party.setup_starting_members
# Configurar posição inicial no mapa
$game_map.setup(@mapa_extras)
# Aqui o Jogador é movido até a posição inical configurada
$game_player.moveto(@mapa_extras_x , @mapa_extras_y)
# Atualizar Jogador
$game_player.refresh
# Rodar, de acordo com o mapa, a BGM e a BGS
$game_map.autoplay
# Atualizar mapa (executar processos paralelos)
$game_map.update
# Mudar para a tela do mapa
$scene = Scene_Map.new
@zoom_effect = false
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Comando: Creditos
#--------------------------------------------------------------------------
def command_creditos
# Se Creditos estiver desabilitado
unless $credits_enabled
# Reproduzir SE de erro (definida na linha abaixo, e não no database)
Audio.se_play("Audio/SE/" + "138-Darkness01", 100, 100)
return
end
if @a == false
# Reproduzir SE de OK (definida na linha abaixo, e não no database)
Audio.se_play("Audio/SE/" + "034-Switch03", 100, 100)
# Parar BGM
Audio.bgm_stop
@zoom_effect = true
@enable_cursor = false
@credito_conf = true
end
if @a == true
# Aqui o contador de frames é resetado para que se conte o Tempo de Jogo
Graphics.frame_count = 0
# Criar cada tipo de objetos do jogo
$game_temp = Game_Temp.new
$game_system = Game_System.new
$game_switches = Game_Switches.new
$game_variables = Game_Variables.new
$game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
$game_screen = Game_Screen.new
$game_actors = Game_Actors.new
$game_party = Game_Party.new
$game_troop = Game_Troop.new
$game_map = Game_Map.new
$game_player = Game_Player.new
# Configurar Grupo Inicial
$game_party.setup_starting_members
# Configurar posição inicial no mapa
$game_map.setup(@mapa_creditos)
# Aqui o Jogador é movido até a posição inical configurada
$game_player.moveto(@mapa_creditos_x , @mapa_creditos_y)
# Atualizar Jogador
$game_player.refresh
# Rodar, de acordo com o mapa, a BGM e a BGS
$game_map.autoplay
# Atualizar mapa (executar processos paralelos)
$game_map.update
# Mudar para a tela do mapa
$scene = Scene_Map.new
@zoom_effect = false
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Comando: Sair
#--------------------------------------------------------------------------
def command_shutdown
if @a == false
# Reproduzir SE de OK (definida na linha abaixo, e não no database)
Audio.se_play("Audio/SE/" + "034-Switch03", 100, 100)
@zoom_effect = true
@enable_cursor = false
@sair_conf = true
end
if @a == true
# Diminuir o volume de BGM, BGS e ME
Audio.bgm_fade(800)
Audio.bgs_fade(800)
Audio.me_fade(800)
# Sair
$scene = nil
@zoom_effect = false
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Teste de Batalha
#--------------------------------------------------------------------------
def battle_test
# Carregar Banco de Dados para o Teste de Batalha
$data_actors = load_data("Data/BT_Actors.rxdata")
$data_classes = load_data("Data/BT_Classes.rxdata")
$data_skills = load_data("Data/BT_Skills.rxdata")
$data_items = load_data("Data/BT_Items.rxdata")
$data_weapons = load_data("Data/BT_Weapons.rxdata")
$data_armors = load_data("Data/BT_Armors.rxdata")
$data_enemies = load_data("Data/BT_Enemies.rxdata")
$data_troops = load_data("Data/BT_Troops.rxdata")
$data_states = load_data("Data/BT_States.rxdata")
$data_animations = load_data("Data/BT_Animations.rxdata")
$data_tilesets = load_data("Data/BT_Tilesets.rxdata")
$data_common_events = load_data("Data/BT_CommonEvents.rxdata")
$data_system = load_data("Data/BT_System.rxdata")
# Aqui o contador de frames é resetado para que se conte o Tempo de Jogo
Graphics.frame_count = 0
# Criar cada tipo de objetos do jogo
$game_temp = Game_Temp.new
$game_system = Game_System.new
$game_switches = Game_Switches.new
$game_variables = Game_Variables.new
$game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
$game_screen = Game_Screen.new
$game_actors = Game_Actors.new
$game_party = Game_Party.new
$game_troop = Game_Troop.new
$game_map = Game_Map.new
$game_player = Game_Player.new
# Configurar Grupo para o Teste de Batalha
$game_party.setup_battle_test_members
# Definir o ID do Grupo de Inimigos, a possibilidade de fuga e o Fundo de
# Batalha
$game_temp.battle_troop_id = $data_system.test_troop_id
$game_temp.battle_can_escape = true
$game_map.battleback_name = $data_system.battleback_name
# Reproduzri SE de início de batalha
$game_system.se_play($data_system.battle_start_se)
# Reproduzir BGM de batalha
$game_system.bgm_play($game_system.battle_bgm)
# Mudar para a tela de batalha
$scene = Scene_Battle.new
end
end
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# Scene_Save e Scene_Load (editado)
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# edição por: zecomeia
# 13/04/2009
# agradecimentos: br_lemes
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# Comentario:este é um script bem especifico
# portanto tendo mais utilidade para estudo
# ou simplesmente para utilizar o menu que
# o acompanha.
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# descrição: Adicionado duas variaveis
#globais ao arquivo de Save, com o objetivo
#de utiliza-las para habilitar Extras no
#jogo.
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=begin
Variaveis adicionadas ao save
$extras_enabled
$credits_enabled
Os metodos acresentados são os seguintes, e com suas respectivas
funções:
class Scene_Save
save_extras
#este metodo ao ser chamado pela classe Scene_Save, grava as
informações que já são salvadas normalmentes pelo save original
e mais a informação das duas variaveis globais citadas, lembrando
que usando este metodo será salvado o arquivo por cima do ultimo
arquivo escolhido(caso não tenha escolhido nenhum salvará por cima
primeiro).
write_save_data(file)
#na verdade esse metodo ja existe na classe de Scene_Save, mas
foi acrescentada a informação das duas variaveis globais citadas
class Scene_Load
read_extras_data(file)
#este metodo foi feito apenas para não necessitar editar o metodo
read_save_data(file) original, isso para manter o metodo original
da classe Scene_Load com suas caracteristicas intaquitas dando
a possibilidade do usuario escolher quando quer que seja lidas as
informações das duas variaveis globais adicionais ao inves de ser
resgatado o valor de ambas a todo comando de Load.
=end
class Scene_Save < Scene_File
#--------------------------------------------------------------------------
# Gravando
# file : Gravando um arquivo
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alias copy_write_save_data write_save_data
def write_save_data(file)
copy_write_save_data(file)
Marshal.dump($extras_enabled, file)
Marshal.dump($credits_enabled, file)
end
def save_extras()
@file_index = $game_temp.last_file_index
filename = make_filename(@file_index)
file = File.open(filename, "wb")
write_save_data(file)
file.close
end
end
class Scene_Load < Scene_File
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# Ler Dados do Arquivo
# file : arquivo que será lido (aberto)
#--------------------------------------------------------------------------
def read_extras_data(file)
read_save_data(file)
$extras_enabled = Marshal.load(file)
$credits_enabled = Marshal.load(file)
end
end
Perguntas Frequentes
Pergunta:nenhuma
Resposta:nenhuma
Créditos e Agradecimentos
Feito por zecomeia
Desenhado por aero
Ajuda indireta de br_lemes