Templo RPG Maker
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FrozenGraveyard

FrozenGraveyard
Membro Honorário I
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Olá pessoal do Santuário! Eu sou JM2 e vim lhes trazer este humilde tutorial.

Nesse tutorial vou mostrar como mudar a fonte (letra) que é usada no Maker VX sem a ultilização de Scripts. É bem simples e chega a ser ridículo de tão fácil. Mas antes vamos ao porque de tudo isso.

Tudo começa quando você baixa o RPG Maker VX. Como se já não bastasse o fato de ser muito simples e quadrado, este maker possuí um enorme problema. Quando você cria as falas de seus jogos e coloca em "Prever Mensagem", mostra o texto escrito em Verdana 20, assim como quando você testa o jogo.

Porém, ao criar um instalador para o jogo, a letra ultilizada é mudada, se tornando a feia e horroroza Ume Plus Gothic. Essa letra é realmente muito feia e monoespaçada, ou seja, não importa que letra seja, terá a mesma largura que as outras, seja "i" ou seja "w".

Esse monoespaçamento a torna feia pra cacete, o que deixa seu jogo menos atraente. Muitas pessoas ultilizam scripts para mudar a fonte ou usam o Shadow Text, um script que da um efeito bonito nas letras, porém, não é o suficiente.

Acontece que quando se usa o Script para trocar a fonte, a fonte modificada só será mostrada nos textos, ao abrir um menu ou quando for batalhar, a letra que aparece é Ume Plus. Isso é triste e da raiva. Porém temos a solução!

Solução:

Você sabe onde colocar Scripts, certo? Então deve conhecer o fabuloso "Main". Pois então, preste bem a atenção nos cuidados e seguimentos abaixo:

*Crie um projeto de testes.
*Abra o editor de scripts e vá no "Main".
*Apage o seu Main sem dó nem piedade.
*Troque o seu main por este:

Código:

#==============================================================================
# Main
#------------------------------------------------------------------------------
# Após o final de cada definição de classe o processo principal
# do jogo é iniciado. Esta é a classe principal do jogo.
#==============================================================================

unless Font.exist?("Verdana")
  print "A fonte Verdana não foi encontrada."
  exit
end

begin
  $defaultfonttype = $fontface = $fontname = Font.default_name = "Verdana"
  $defaultfontsize = $fontsize = Font.default_size = 20
  Graphics.freeze
  $scene = Scene_Title.new
  $scene.main while $scene != nil
  Graphics.transition(30)
rescue Errno::ENOENT
  filename = $!.message.sub("Arquivo não encontrado - ", "")
  print("O arquivo #{filename} não foi encontrado.")
end

Oh meu Deus do céu! Hehe. Você conseguiu, acaba de modificar a fonte do seu joginho. Porém, não esqueça nunca: CRIE UM PROJETO DE TESTES!""

Às vezes você pode fazer algo errado e acabar macumbando seu jogo. Outra coisa a ressaltar é que não só a fonte Verdana está disponivel, como qualquer outra que você quiser. Para mudar é simples. Na linha 14 você troca "Verdana" por uma fonte de sua escolha. Na linha 15 você troca "20" por um tamanho de sua escolha. Depois vá nas linhas "8" e "9" e troque "Verdana" por sua fonte de escolha. É simples.

MAS ATENÇÃO:

No caso de escolher uma letra que não venha com o Windows, dispobilize essa fonte para Download para que seja instalada na pasta font's do windows e que o jogador possa ler feliz e contente seus dialogozinhos.

Outra coisa a ressaltar, é que a modificação da fonte não aparece no "Prever a Mensagem". Caso você escolha, sei lá, Comic Sans MS por exemplo, a letra que irá aparecer no "Prever" será Verdana (ou Ume Plus, depende do PC).

Antes e Depois:

Aqui postarei imagens de um antes e depois, confiram:

Antes:
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Depois:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Conclusão:

Espero que tenham gostado desse Tutorial. Qualquer duvida postem aqui, me mandem PM, um E-Mail (jm2_maker@hotmail.com), me ligem, sei lá.

Obrigado pela atenção.

Abraços a todos.

Créditos vão ao JM2!

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