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1RGSS - Comandos Empty RGSS - Comandos 4/10/2012, 01:39

Satheios

Satheios
Membro Honorário III
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Comandos de RGSS
Neste tópico será mostrado alguns comandos importantes usados em RGSS (Ruby Game Scripting System].

- Chamar Scene

Código:

$scene = Scene_X.new

Usando esse comando você chama uma scene, substitua o X pelo nome da Scene a ser chamada.


- Sair do Jogo

Código:

$scene = nil

Neste comando é definido definido o valor nil (nulo) a variavel $scene, fazendo com que o jogo seja encerrado.


- Colocar mapa como fundo de scene

Código:

@spriteset = Spriteset_Map.new

Este comando é usado para fazer com que o fundo de uma scene, ao invés de ser preto, mostre o mapa do jogo.


- Chamar Janela

Código:

@playtime_window = Window_PlayTime.new

No código acima estou chamando a janela de tempo do jogo, no lugar de "Window_PlayTime" coloque o nome da Window(janela) que você quer chamar.

Código:

@playtime_window.x = 0

Depois de chamar a janela, podemos mudar a posição x (horizontal) dela na tela, para esta janela foi atribuito o valor zero.

Código:

@playtime_window.y = 224
Podemos mudar tambem a posição y (vertical) dela na tela, para esta janela foi atribuito o valor 224.

Código:

@playtime_window.opacity = 0
Usando esse comando podemos mudar a opacidade (transparencia) da janela, se for colocado o valor 0, a janela vai ficar transparente, mostrando somente o conteúdo dela.


- Teleporte

Código:

$game_map.setup(00X)
Teleporta o player para um mapa, troque X pela id do mapa desejado.

Código:

$game_player.moveto(X,Y)
X é a posição horizontal do player no mapa que será teleportado
Y é a posição vertical do player no mapa que será teleportado


- Clima

Código:

$game_screen.weather(X, Y, Z)
Este comando chama a opção de clima, em X coloque o tipo de clima ( vai de 0 até 3, onde 0 é nada, 1 é chuva, 2 é tempestade, e 3 é neve) , em Y coloque a força do efeito de clima, vai de 1 até 9, e em Z coloque a duração do efeito.


- Tremor

Código:

$game_screen.start_shake(X, Y, Z)
Este comando faz acontecer um tremor na tela, em X coloque a força do tremor ( vai de 1 até 9 ), em Y coloque a velocidade do tremor ( tambem vai de 1 até 9 ), e em Z coloque a duração do tremor.


- Usar/Manipular Switch

Código:

$game_switches[X]
Este comando faz a leitura da switch desejada, substitua o X pela id da switch que você quer usar.

Código:

$game_switches[X]=true
Este comando ativa a switch desejada, substitua o X pela id da switch que você quer usar.

Código:

$game_switches[X]=false

Faz o mesmo que o comando acima, mas ao invés de ativar a switch ele desativa.

Usando esses comandos é possivel fazer condições de ativação de switch no script:

Código:

if $game_switches[1]==true
@ativar = true
end
No exemplo acima, estou atribuindo o valor "true" para a variavel "ativar" se a switch de id 1 for ativada.


- Usar/Manipular Variáveis

Código:

$game_variables[X]

Semelhante ao comando de switch mostrado anteriormente, esse comando faz a leitura do valor de uma variavel, substitua o X pelo id da variavel desejada.

Código:

$game_variables[X]= 1
Atribui um valor para a variavel X, coloque um número depois do sinal de igual, como exemplo coloquei o número um, esse será o valor da variavel.

Código:

$game_variables[X]+= 5
Este comando pega o valor da variavel o soma com o que está depois do sinal de igual. Por exemplo: usei o número 5 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 2, depois de usar esse comando o valor da variavel passaria a ser de 7 (2+5 = 7)

Código:

$game_variables[X]-= 2
Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de adicionar algo ao valor da variavel, este comando tira. Por exemlpo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 5, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 3 (5-2 = 3)

Código:

$game_variables[X]*= 2
Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de fazer a subtração de um valor para adicionar ao valor da variavel, este comando faz a multiplicação. Por exemplo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 5, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 10 (5*2 = 10)

Código:

$game_variables[X]/= 2

Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de fazer a multiplicação de um valor para adicionar ao valor da variavel, este comando faz a divisão. Por exemplo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 10, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 5 (10/2 = 5)


Créditos:
TaijovuNeji

https://templorpgmakerbr.forumeiros.com/

2RGSS - Comandos Empty Re: RGSS - Comandos 5/10/2012, 01:34

Samuka_Maker

Samuka_Maker
Membro Honorário III
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já conhecia todos mas boa contri com o forum sr vinks -q

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