1 RMXP Como usar? 22/11/2012, 19:22
RRodrigoRR
Membro I
E ai galera, esse é meu primeiro poster aqui (a apresentaçao não conta ne? xD), então espero que estejam prontos para começar a usar o rmxp ^^
Bom depois do download disponibilizado aqui no site, e dos recursos de rgss vamos abrir o RMXP e criar um novo projeto:
(O diretório é aonde o seu projeto ira ter sua pasta, o diretorio normal é: C:\documents and settings\usuario\Meus documetos\RPGXP\aqui fica o seu tiretório)
Depois que colocar o nome você vai para essa tela:
Em Largura, ajuste a largura do seu pada, em altura a altura que você quer para o mesmo, lembrando que minimo é 20x15
Tileset: é o conjunto de desenho que estão agrupados a uma imagem e que você usa para fazer seu mapa (no caso ai é o Campo, mas caso não goste é só trocar, há varias opições ai.
A BMG é a musica que vai tocar ao entrar nesse mapa. Por ser o primeiro mapa recomendo uma musica como a 013-Theme12.
A BGS é o som da natureza que o mapa ira produzir, geralmente não uso, mas é muito legal para ruas e cavernas de alguma cidade.
Você tambem pode trocar o nome do mapa apagando o MAP001 e colocando algum a seu gosto!
Depois das alterações de OK, claro :D
Depois de dar OK você vai para essa tela.
Então para começar a desenhar você só precisa saber algumas coisinhas:
Layer 1: É o primeiro piso, nele ira ficar o chão e a agua, (é o que recomendo, pois caso não faça isso pode acontecer de na hora o personagem passar por cima dele. (Não use objetos como arvores, pedras e pedestais pois alem de deixar o solo branco, não ira da certo)
Layer 2: É o segundo piso, nele fica objetos do tipo, arvores, Pedras, Pedestais e etc... (aqui pode usar todos os arquivos do tileset, pois fica normal)
Layer 3: É o terceiro piso, aquele que fica os retoques finais.
Não entendeu os Layers? Tudo bem, vamo ir ao mundo real...
Olhe a parede de sua casa, uma que tenha algum espelho ou retrato e pense.
O piso é a base da parede (esse é o Layer1/o chão, pois sem ele não teria parede)
A parede foi feita sobre o Piso/chão, logo é o segundo piso, layer 2)
O Retrato esta sobre a parede certo? Então o quadro é o Layer 3, pois é um retoque que foi colocado sobre a parede para que ela não ficasse sem graça/sem nada.
o Retângulo: Pinta onde você clicar porem tem que arrastar para que saia todo o tileset selecionado porem em uma area retangular, (essencial para primeiro piso)
Circulo: Pinta onde você clicar porem em uma area circular, mesma função do retangulo, porem um circulo.
Preencher: preenche todo o Layer com aquele tileset. (usado mais para o primeiro layer)
Bom depois do download disponibilizado aqui no site, e dos recursos de rgss vamos abrir o RMXP e criar um novo projeto:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(O diretório é aonde o seu projeto ira ter sua pasta, o diretorio normal é: C:\documents and settings\usuario\Meus documetos\RPGXP\aqui fica o seu tiretório)
Depois que colocar o nome você vai para essa tela:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Em Largura, ajuste a largura do seu pada, em altura a altura que você quer para o mesmo, lembrando que minimo é 20x15
Tileset: é o conjunto de desenho que estão agrupados a uma imagem e que você usa para fazer seu mapa (no caso ai é o Campo, mas caso não goste é só trocar, há varias opições ai.
A BMG é a musica que vai tocar ao entrar nesse mapa. Por ser o primeiro mapa recomendo uma musica como a 013-Theme12.
A BGS é o som da natureza que o mapa ira produzir, geralmente não uso, mas é muito legal para ruas e cavernas de alguma cidade.
Você tambem pode trocar o nome do mapa apagando o MAP001 e colocando algum a seu gosto!
Depois das alterações de OK, claro :D
Depois de dar OK você vai para essa tela.
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Então para começar a desenhar você só precisa saber algumas coisinhas:
Layer 1: É o primeiro piso, nele ira ficar o chão e a agua, (é o que recomendo, pois caso não faça isso pode acontecer de na hora o personagem passar por cima dele. (Não use objetos como arvores, pedras e pedestais pois alem de deixar o solo branco, não ira da certo)
Layer 2: É o segundo piso, nele fica objetos do tipo, arvores, Pedras, Pedestais e etc... (aqui pode usar todos os arquivos do tileset, pois fica normal)
Layer 3: É o terceiro piso, aquele que fica os retoques finais.
Não entendeu os Layers? Tudo bem, vamo ir ao mundo real...
Olhe a parede de sua casa, uma que tenha algum espelho ou retrato e pense.
O piso é a base da parede (esse é o Layer1/o chão, pois sem ele não teria parede)
A parede foi feita sobre o Piso/chão, logo é o segundo piso, layer 2)
O Retrato esta sobre a parede certo? Então o quadro é o Layer 3, pois é um retoque que foi colocado sobre a parede para que ela não ficasse sem graça/sem nada.
Mas agora como faço pra pintar?
Vamos chegar a essa parte maninhos:
No RMXP temos alguns modos de pintar:
O Lápis: Pinta aonde você clica sem nenhum problema, (quadro por quadro);Vamos chegar a essa parte maninhos:
No RMXP temos alguns modos de pintar:
o Retângulo: Pinta onde você clicar porem tem que arrastar para que saia todo o tileset selecionado porem em uma area retangular, (essencial para primeiro piso)
Circulo: Pinta onde você clicar porem em uma area circular, mesma função do retangulo, porem um circulo.
Preencher: preenche todo o Layer com aquele tileset. (usado mais para o primeiro layer)
Depois faço mais tutoriais, espero que tenham gostado ^^