1 AMSI (Akime MP3 System Ivy) 12/8/2012, 02:42
FrozenGraveyard
Membro Honorário I
AGRADECIMENTOS INICIAIS
IVY NAMISE
Uma excelente scripter que me ajudou com os códigos
AKIMENERUS
Criador do Script
ATOA
Scripter de alto nivel que configurou varios upgrades.
INTRODUÇÃO
Esse é um script que permite ao jogador escutar qualquer musica enquanto anda no mapa.Nesse script não é necessário digitar o nome e formato de uma musica no painel para que ela seja reconhecida pelo sistema e a opção de reprodução dela apareça na janela de opções.
Essa é a versão Ivy do Script, exclusiva para a Engine RPG Maker VX.O nome veio a cabeça pois a imagem padrão desse script lembra muito uma amiga membro minha do Santuario RPG Maker.
CARACTERISTICAS
IVY NAMISE
Uma excelente scripter que me ajudou com os códigos
AKIMENERUS
Criador do Script
ATOA
Scripter de alto nivel que configurou varios upgrades.
INTRODUÇÃO
Esse é um script que permite ao jogador escutar qualquer musica enquanto anda no mapa.Nesse script não é necessário digitar o nome e formato de uma musica no painel para que ela seja reconhecida pelo sistema e a opção de reprodução dela apareça na janela de opções.
Essa é a versão Ivy do Script, exclusiva para a Engine RPG Maker VX.O nome veio a cabeça pois a imagem padrão desse script lembra muito uma amiga membro minha do Santuario RPG Maker.
CARACTERISTICAS
Não existe limite máximo de musicas nesse script.Desde que elas estejam na pasta MP3 do seu projeto, que deve ser localizada aonde fica tambem o game.ini
Aconselho a não colocar feito um trambolho uma pasta cavalo de musicas.Sabe-se que 10 musicas já pesam mais ou menos 25 mb em seu projeto.
A pasta MP3 é independente da pasta Audio do seu projeto.Isso significa que mesmo o projeto estando encriptado, o script funcionará corretamente desde que seja seguido exatamente o que foi dito acima.
SCREENSHOTS
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
SCRIPT PRINCIPAL
Para evitar problemas de imcompatibilidade com qualquer outro tipo
de menu.Eu não criei qualquer configuração para criar uma opção própria no main menu.
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
SCRIPT PRINCIPAL
Para evitar problemas de imcompatibilidade com qualquer outro tipo
de menu.Eu não criei qualquer configuração para criar uma opção própria no main menu.
.
- Código:
#==================================================================
# AKIME MP3 SYSTEM - IVY
#
#==================================================================
#
# Objetivo:
#
# Esse script simula um MP3 no menu, sem a necessidade de informar
# o nome do formato e musicas que irão ser tocadas.Além do mais
# as musicas podem ser acrescentadas na pasta MP3 do seu projeto
# mesmo a demo estando encriptada.
#
# Notas do autor:
#
# Essa é a versão "IVY" do Script.Exclusiva para RPG Maker VX.O nome
# me veio a cabeça pois a imagem padrão dessa demo me lembra muito
# quem me ajudou com o script
#
# AGRADECIMENTOS:
#
# Akimenerus
# Criador do script
#
# Ivy Namise
# Me ajudou em peso com o script
#
# Atoa
# Ajuda com códigos e UPDATES no script
#
#====================================================================
# Instruções
#
#
# 1)Coloque todas as suas musicas numa pasta chamada MP3 no seu projeto,
# junto da onde se localiza o game.ini
#
# 2)As musicas só podem estar em formato MP3, qualquer outro formato de
# audio não será reconhecido pelo player.
#
# 3)Tenha uma imagem na pasta pictures com o nome de "Person".
#-------------------------------------------------------------------
#
#
#===================================================================
class Game_Temp
attr_accessor :music_player
alias mp3_player_initialize initialize
def initialize
mp3_player_initialize
@music_player = '------------'
end
end
class Scene_MP3
def main
#==================================================================
# JANELA DE MUSICAS
#==================================================================
@list = []
@list_names = []
for ext in ['.mp3','.mid','.ogg','.wav','.wma','.MID']
@list << Dir.glob('MP3/*' + ext)
@list_names << Dir.glob('MP3/*' + ext).to_s.split("MP3/").to_s.split(ext)
end
@list.flatten!
@list_names.flatten!
@command_window = Window_Command.new(270, @list_names << "Parar")
@command_window.index = 0
@command_window.opacity = 350
@command_window.x = 0
@command_window.y = 65
@command_window.width = 270
@command_window.height = 285
#======================================================================
# IMAGEM
#======================================================================
@background = Sprite.new
@background.bitmap = Cache.picture("Person")
@background.x = 130
@background.y = 0
@background.z = 50
#======================================================================
# Janela
#======================================================================
@info_window = Info_Window.new
@logo = Window_Base.new(0,0,545,64)
@logo.contents = Bitmap.new(380, 32)
@logo.contents.font.color = Color.new(255, 180, 255, 255)
if @list.size > 0
@logo.contents.draw_text(140, 0, 450, 32, "Akime MP3 System Ivy")
else
@logo.contents.draw_text(140, 0, 450, 32, "Sem musicas no diretório")
end
Graphics.transition
loop do
Graphics.update
Input.update
update
break if $scene != self
end
Graphics.freeze
@command_window.dispose
@background.dispose
@logo.dispose
@info_window.dispose
end
def update
@command_window.update
@background.update
update_command
end
def update_command
if Input.trigger?(Input::B)
Sound.play_cancel
$scene = Scene_Menu.new
end
if Input.trigger?(Input::C)
Sound.play_decision
if @command_window.index == @list.size
RPG::BGM.stop
$game_temp.music_player = 'Nada em reprodução'
@info_window.refresh
else
Audio.bgm_play(@list[@command_window.index])
$game_temp.music_player = @list_names[@command_window.index]
@info_window.refresh
end
end
end
end
#======================================================================
# TEXTO
#=====================================================================
class Info_Window < Window_Base
def initialize
super(0,350,270,69)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
refresh
end
def refresh
self.contents.clear
self.contents.draw_text(4, 0, self.width - 40, 32, 'Ouvindo >>> ' + $game_temp.music_player, 0)
end
end
SCENE_MENU
Na pressa eu acabei esquecendo de colocar o script do Scene_Menu, troque o conteudo do Scene_Menu no painel de RGSS2 por esse aqui
Na pressa eu acabei esquecendo de colocar o script do Scene_Menu, troque o conteudo do Scene_Menu no painel de RGSS2 por esse aqui
- Código:
#==============================================================================
# Scene_Menu
#------------------------------------------------------------------------------
# Classe de operações na tela do menu.
#==============================================================================
class Scene_Menu < Scene_Base
#--------------------------------------------------------------------------
# Inicialização do objeto
# menu_index : posição inicial do cursor
#--------------------------------------------------------------------------
def initialize(menu_index = 0)
@menu_index = menu_index
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Inicialização do processo
#--------------------------------------------------------------------------
def start
super
create_menu_background
create_command_window
@gold_window = Window_Gold.new(0, 360)
@status_window = Window_MenuStatus.new(160, 0)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Fim do processo
#--------------------------------------------------------------------------
def terminate
super
dispose_menu_background
@command_window.dispose
@gold_window.dispose
@status_window.dispose
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Atualização da tela
#--------------------------------------------------------------------------
def update
super
update_menu_background
@command_window.update
@gold_window.update
@status_window.update
if @command_window.active
update_command_selection
elsif @status_window.active
update_actor_selection
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Criação da janela de comandos
#--------------------------------------------------------------------------
def create_command_window
s1 = Vocab::item
s2 = Vocab::skill
s3 = Vocab::equip
s4 = Vocab::status
s5 = Vocab::save
s6 = Vocab::game_end
s7 = "MP3"
@command_window = Window_Command.new(160, [s1, s2, s3, s4, s5, s6,s7])
@command_window.index = @menu_index
if $game_party.members.size == 0 # Se não houver membros na equipe
@command_window.draw_item(0, false) # Desabilita "Items"
@command_window.draw_item(1, false) # Desabilita "Habilidades"
@command_window.draw_item(2, false) # Desabilita "Equipamentos"
@command_window.draw_item(3, false) # Desabilita "Status"
end
if $game_system.save_disabled # Se salvar for proibido
@command_window.draw_item(4, false) # Desabilita "Salvar"
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Atualização da escolha de comando
#--------------------------------------------------------------------------
def update_command_selection
if Input.trigger?(Input::B)
Sound.play_cancel
$scene = Scene_Map.new
elsif Input.trigger?(Input::C)
if $game_party.members.size == 0 and @command_window.index < 4
Sound.play_buzzer
return
elsif $game_system.save_disabled and @command_window.index == 4
Sound.play_buzzer
return
end
Sound.play_decision
case @command_window.index
when 0 # Item
$scene = Scene_Item.new
when 1,2,3 # Habilidades, equipamento, status
start_actor_selection
when 4 # Salvar
$scene = Scene_File.new(true, false, false)
when 5 # Fim de jogo
$scene = Scene_End.new
when 6
$scene = Scene_MP3.new
end
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Início da seleção de herói
#--------------------------------------------------------------------------
def start_actor_selection
@command_window.active = false
@status_window.active = true
if $game_party.last_actor_index < @status_window.item_max
@status_window.index = $game_party.last_actor_index
else
@status_window.index = 0
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Fim da seleção de herói
#--------------------------------------------------------------------------
def end_actor_selection
@command_window.active = true
@status_window.active = false
@status_window.index = -1
end
#--------------------------------------------------------------------------
# Atualização da seleção de herói
#--------------------------------------------------------------------------
def update_actor_selection
if Input.trigger?(Input::B)
Sound.play_cancel
end_actor_selection
elsif Input.trigger?(Input::C)
$game_party.last_actor_index = @status_window.index
Sound.play_decision
case @command_window.index
when 1 # Habilidades
$scene = Scene_Skill.new(@status_window.index)
when 2 # Equipamento
$scene = Scene_Equip.new(@status_window.index)
when 3 # Status
$scene = Scene_Status.new(@status_window.index)
end
end
end
end
INSTRUÇÕES
A Demo deve conter:
Uma pasta MP3 com as musicas:
BlueBird.MP3 -
Gate lab Stage.mp3
charge.mid
Uma imagem: Person.JPEG
Substitua o Scene_Menu acima pelo Scene_Menu do painel de RGSS2
Cole o Script Principal Acima do Main
Direcione a pasta MP3 ou crie uma aonde fica o Game.ini do seu projeto
Cole a imagem Person na pasta graphics do seu projeto.
[b]DEMO
Akime MP3 System Ivy
UPDATES
Versão 1.0
Não é necessário informar ao script nome e extensão da musica
As musicas podem ser acrescentadas mesmo estando encriptado o projeto
Reproduz todas as extensões suportadas pelo maker
Mostra a musica que está tocando no presente momento
FAQS
Perg:Coloquei musicas e não aparecereçam na lista de reprodução
Resp:O Script suporta apenas as extensões suportadas pelo maker.Não adianta colocar qualquer outro formato que ultrapasse as limitações de audio do RMVX[/quote]
Perg:Por que a demo está encriptada?
Resp:Para provar que realmente um projeto estando encriptado ou não, o script não buga o game tendo que a pasta MP3 deva estar no local certo.