1 Conhecendo os RPG Makers 19/12/2011, 02:36
BrunoFox
Administrador
Para você que está começando no RPG Maker, e está indeciso de qual será o
programa ideal, saiba que aqui daremos uma explicação bem por cima do
que cada engine diferente proporciona. Saiba que apesar de aparentar que
a mais recente sempre superá as anteriores, nesse caso não é verdade,
tem qualidade diferentes em todas as engines e como conselho, seria
ideal testar cada uma delas, aqui vai a lista das diferentes engines
feitas pela Enterbrain.
- RPG Maker 95
- RPG Maker 2000 e 2003
Essas 2 engines estão juntas, por causa de sua grande semelhança, sendo
que o 2003 foi adicionado um sistema de batalha incluso na engine,
diferente do 2000, aonde é lateral as batalhas padrões, porém isso pode
ser mudado com uso de programação.
Para o 2k3 foi adicionado
algumas funções a mais como lvl at? 99 e imagens chegando a 50 números,
porém o 2000 ainda é muito utilizado, por causa de muitas semelhanças
ambos continuam sendo usados.
- RPG Maker XP
- RPG Maker VX
programa ideal, saiba que aqui daremos uma explicação bem por cima do
que cada engine diferente proporciona. Saiba que apesar de aparentar que
a mais recente sempre superá as anteriores, nesse caso não é verdade,
tem qualidade diferentes em todas as engines e como conselho, seria
ideal testar cada uma delas, aqui vai a lista das diferentes engines
feitas pela Enterbrain.
- RPG Maker 95
A primeira engine pela enterbrain, mas diferente das outras, essa está
praticamente extinta, e não está mais sendo utilizada por isso não
iremos comentar o que tem de bom ou ruim nela.
- RPG Maker 2000 e 2003
Essas 2 engines estão juntas, por causa de sua grande semelhança, sendo
que o 2003 foi adicionado um sistema de batalha incluso na engine,
diferente do 2000, aonde é lateral as batalhas padrões, porém isso pode
ser mudado com uso de programação.
Para o 2k3 foi adicionado
algumas funções a mais como lvl at? 99 e imagens chegando a 50 números,
porém o 2000 ainda é muito utilizado, por causa de muitas semelhanças
ambos continuam sendo usados.
- Essa engine é a que mais tem recursos, devido ao grande tempo que está na internet, além de ter 2 versões.
Essa engine tem um leque maior de opções quando relacionados a
programação dentro da própria engine, que no caso seria os eventos.- Essa engine tem gráficos mais limitados que as engines mais recentes, porém lembra muito o gráfico de antigos jogos de RPG.
Essa engine por ser menos poderoso gráficamente e por rodar a menos
frames por segundo que seus sucessores, é menos alvo dos famosos lags, e
é mais leve que os sucessores.
- RPG Maker XP
- Junto com o RPG Maker VX, são ambas as engines mais utilizadas.
Foi implementada os famosos "Scripts" que são feitas em linguagem Ruby
que proporcionam uma programação mais avançada para modificar
basicamente tudo que está no rpg maker.- É a engine que tem maior resolução "640x480"
- Junto com o VX tem suporte para todas as cores, assim facilitando e aumentando o poder gráfico.
- RPG Maker VX
- Roda a mais Frames por Segundo que seus antecessores "60FPS"
Tem a mesma linguagem do RPG Maker XP, o Ruby, porém com uma biblioteca
mais organizada que é o RGSS2, que proporciona algumas facilidades,
porém como o RGSS2 é escrito diferente, teve tanto melhoras como pioras.- Sua resolução é menor que a do RPG Maker XP e maior que RM2k3, que é de "544x416".
- Tem uma interface muito mais bonita e simplificada.
- Tem muito mais facilidades na hora de criação de mapas e eventos, e como contra disso foi que ficou mais limitado o mapeamento.