Templo RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

SameKage

SameKage
Membro Honorário III
Membro Honorário III
Olá para todos, tudo bem? ^^

Vou começar a postar por aqui minhas aulas de Lógica de Programação, que vai influenciar muito no seu modo de pensar sobre linguagens de programação, inclusive os nossos amigos scripts, que para quem não sabe, também se trata de uma linguagem de programação (Ruby Game Scripting Language), que é derivada da linguagem Ruby.

Boa sorte a todos e bons estudos!

AULA 1 - Introdução

Conceitos básicos sobre a lógica

Nesta parte da primeira aula você começará a aprender sobre Lógica de Programação. Esta lógica está por trás de toda a tecnologia da informática, tanto em questão de Hardwares como Softwares

Podemos dizer que Lógica é o raciocínio correto que você deverá utilizar para chegar a um objetivo. Ou seja, ela também faz parte do seu cotidiano, como por exemplo, uma rua com carros passando sem parar, nesse caso a lógica seria você esperar fechar o sinal para poder atravessar. Isto é considerado lógica, mas é claro que alguns loucos ou apressados atravessaria a rua mesmo com os carros XD

Atualmente com o avanço da tecnologia, tudo é muito fácil e ao seu alcance, veja alguns exemplos:

O CONTROLE REMOTO - Você não precisa mais ir até sua TV para mudar de canal ou alterar o som.
BANCOS - Hoje em dia através dos caixas eletrônicos, você pode movimentar quase toda sua conta.
INTERNET - Através da internet, pode-se fazer pesquisas, ouvir músicas entre outra infinidade de coisas

Mas para que tudo isso funcione corretamente, pessoas comuns como eu e quem sabe futuramente você criam programas para computadores e equipamentos eletrônicos em geral, e nesse caso, o conhecimento da lógica de programação é fundamental.

Lógica

Como foi dito anteriormente, para que você consiga ser um bom programador, você precisará de bastante Lógica de Programação. O que então seria isso?

É simples, antes de você iniciar o estudo de qualquer linguagem de programação específica, é necessário que você domine a Lógica. Isso é algo indispensável para qualquer pessoa que deseje ser um bom programador, pois ter um bom raciocínio lógico é muito mais importante do que conhecer qualquer linguagem.

Com um bom raciocínio lógico, com certeza você encontrará maior facilidade em desenvolver programas utilizando qualquer linguagem. Claro que é aconselhável que você escolha uma linguagem que lhe agrada, mas como foi dito anteriormente, a Lógica é uma base indispensável.

Agora vamos direto para a ação !!

Podemos dizer que lógica de programação é uma sequência de passos que devem ser seguidos para que algo aconteça de maneira correta. É a técnica de pensar corretamente para resolver um problema de forma eficaz. A lógica ensina a colocar ordem no pensamento, fazendo uma correção do raciocínio.

Veja abaixo um exemplo lógico de como sair com um carro estacionado :

* Abrir a porta do carro * Entrar no carro
* Colocar o cinto de Segurança * Verificar os retrovisores
* Ligar o carro * Baixar o Freio de mão
* Engatar a primeira marcha * Sair com o Carro

Obviamente esta sequência poderia ser burlada. Você poderia ligar o carro para depois fazer o restante.

A sequência também poderia sofrer algum problema; você poderia tentar sair com o carro sem ter destravado o freio de mão, então você deveria fazer o seguinte : Se o freio de mão estiver destravado, saia com o carro, Senão, baixe o freio de mão primeiro antes de sair com o carro.

Para você conseguir êxito como programador, é aconselhável você fazer diversos exercícios de lógica, pois seu raciocínio lógico com certeza influenciará seus futuros programas.

Veja a seguir alguns exemplos de raciocínio lógico :


O Batmóvel está na Batcaverna
O portão da Batcaverna está fechado
Portanto tenho que abrir o portão da Batcaverna para retirar o Batmóvel


Derp completa 15 anos no dia 5 de fevereiro
Passados 2 anos
No dia 5 de fevereiro , Derp terá 17 anos


Derpina é irmã de Derp
Ambos nasceram juntos
Derp e Derpina são gêmeos

Você pode perceber que nos exemplos acima, tudo é raciocínio lógico. Para se dar bem em programação, você deverá antes de tudo, desenvolver um caminho mais rápido e apropriado para cada parte de seu programa. Mas não se desespere, faça tudo passo a passo, sem pular nada, para que mais tarde, quando estiver desenvolvendo um programa, você não tenha que voltar nas aulas para retirar alguma dúvida.

Softwares

Quando você liga um computador, um programa é utilizado para reconhecer sua parte física, e assim iniciar seu funcionamento. Depois do computador inicializado, ele irá usar um programa que chamamos de Sistema Operacional.

Mas o computador não é apenas o sistema operacional, ele utiliza outros programas como : Aplicativos e Aplicativos Específicos

APLICATIVOS : Ao contrário do sistema operacional, os aplicativos são mais importantes para o usuário. São programas feitos por grandes empresas como a Microsoft e a Adobe, que facilitam a interação do usuário com a máquina.

Como exemplo, pode ser citado o Pacote Microsoft Office, pois nele estão disponíveis programas para digitar textos, criar planilhas, bancos de dados e etc.

APLICATIVOS ESPECÍFICOS - São programas criados mediante a solicitação de algum usuário. Por exemplo, um dono de uma loja de peças para motos pede para um programados criar um programa específico para ele. Esse programa controlaria o estoque de peças, fazer o controle de caixa...

Este programa específico será criado pelo programador utilizando alguma linguagem de programação. Essa linguagem é conhecida como linguagem de alto nível. Podemos citar como exemplo de linguagem de alto nível : Pascal, Visual Basic, Cobol e Delphi.

Pascal e Cobol são linguagens bem antigas e quase não são utilizadas mais. Existem também linguagens específicas para a Internet, como: Asp, HTML, XHTM, PHP, Java...

Mas para programas comerciais como o citado acima, as mais utilizadas são : Visual basic e Delphi, tendo um ambiente de trabalho pronto para o desenvolvimento de seu projeto.

Tipos de Programação

Desde o seu surgimento, as linguagens de programação vem evoluindo, e ficando cada vez mais fáceis de serem utilizadas pelos programadores. Estas linguagens são divididas em tipos :

PROGRAMAÇÃO LINEAR - Os programas são executados linha a linha, começando da primeira linha do código até a última. É considerado um modelo tradicional de programação. Exemplo: Cobol

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA - O programa é dividido em módulos ou sub-rotinas e utiliza as estruturas básicas de controle. Exemplo : Pascal

PROGRAMAÇÃO VISUAL ORIENTADA A EVENTOS - O programa divide-se em retalhos que respondem a um evento externo iniciado pelo usuário sobre um objeto (por exemplo, clique com o botão direito do mouse). Exemplo: Visual Basic 6.0

PROGRAMAÇÃO VISUAL ORIENTADA A OBJETOS - Esta é uma nova metodologia de programação usada por versões mais novas do Visual Basic e Delphi. Tudo que foi falado para o método de programação orientada a eventos serve para este método, pois a programação orientada a eventos também faz parte da orientada a objetos. Esse método utiliza o conceito de classes e objetos. Nela, existe nas classes a codificação já pronta em um objeto que pode ser um botão ou um formulário, por exemplo

Tudo que o programador criar utilizando alguma destas linguagens, é chamado de Código fonte. Depois de pronto, o Código fonte deverá ser compilado. Isso consiste em transformar a linguagem de alto nível em linguagem de máquina para que o computador entenda.

Sequência lógica

Como foi visto anteriormente, a lógica de programação é uma técnica de raciocínio lógico para chegar a um determinado objetivo. Mas claro que dependendo do objetivo, você terá outras saídas, resultando em instruções diferentes

Instruções são conjuntos de regras ou normas pré-estabelecidas para realizar determinada tarefa.

Quando você compra um computador, antes de você instalar o sistema operacional, ele já possui instruções para que você consiga ligá-lo e assim instalar o sistema operacional

Agora... vamos supor que você queira fritar um ovo. No mesmo momento que você ouve a expressão fritar um ovo, você já sabe as instruções necessárias para isso.

Isso acontece porque você já conhece as instruções que fazem parte desta expressão. Isso também acontece com o computador, quando você clica em um ícone do Paint, por exemplo.

Por trás daquele ícone, existe o caminho da pasta onde está instalado o programa Paint. Depois deverá achar o arquivo que execute o programa. Dentro deste arquivo, existem diversas instruções para que o programa seja aberto e assim você possa utilizá-lo

Essas instruções foram feitas por programadores, para que você apenas clique em um simples ícone

Utilizando o exemplo do ovo, quando você frita um ovo você deverá seguir as seguintes instruções:

* Acender uma das chamas do fogão
* Colocar a frigideira com o óleo nesta chama para esquentar
* Quebrar a casca do ovo
* Colocar dentro da frigideira a clara com a gema
* Ir jogando óleo sobre o ovo até que fique a seu gosto

Parece ser muito simples, mas as instruções já estão em uma sequência lógica. Já pensou se você não segue corretamente essa sequencia pulando o terceiro passo e não quebrando a casca do ovo?

Você irá para o passo quatro sem quebrar o ovo, jogando ele na frigideira com casca e tudo. Através deste simplório exemplo, você poderá usar comandos de decisão : SE/ENTÃO/SENÃO

OBS: os pontos são espaços vazios, coloquei os mesmos para mostrar a quantidade de espaços que usei. Futuramente entenderá melhor o motivo

SE a gema estiver dura
.........faça
.............Coloque o ovo frito no prato para comer
SENÃO
.............Continue jogando óleo sobre ele até ficar a seu gosto
.........volte

Estes são comandos de decisão, onde você deve decidir quando parar de jogar óleo no ovo. Futuramente entenderá melhor sobre isso

Observe que você tem várias saídas para realizar uma tarefa, mas você deve usar a lógica para ver a saída mais rápida e correta.

EXERCÍCIOS

Tópico oficial e exercícios no meu fórum: Tópico Oficial

Recomendo que visitem o fórum para fazerem as atividades, pois elas são indispensáveis para que você se torne um bom programador

Por favor, aguardem a próxima aula, pois é lá que a coisa começa a esquentar.

Em breve... Aula 2- Descrição Narrativa, Fluxogramas e Pseudocódigo

http://distritorpgmaker.com

BrunoFox

BrunoFox
Administrador
Administrador
Maneiro cara, obrigado por postar, só li metade e já achei mt interessante +REP (seu primeiro REP xD).

OBS; Seja bem-vindo.

https://templorpgmakerbr.forumeiros.com

Warrior

Warrior
Ajudante
Ajudante
merece +2 parabens!

SameKage

SameKage
Membro Honorário III
Membro Honorário III
Valeu galera, eu nem me apresentei kk. Em breve postarei mais aulas, obrigado mesmo pelos créditos ^^. Fiquem à vontade para visitar o distrito, que agora é parceiro do templo, lá vocês encontrarão exercícios para melhorar o raciocínio e mais envolvido com o tema da aula.

http://distritorpgmaker.com

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos