Bom dia gente, hoje eu vou explicar algo bem simples que é justamente fazer o executável do seu game ficar com a cara que você quiser.
Procurei para ver se havia algum modelo para postagem no site, mas num achei. Caso houver ou alguém não tiver entendido algo, desculpem-me, farei ,melhor da próxima.
Soo... Let's do this!! == > (Adoro esse vídeo)
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Bom primeiro vamos precisar de um projeto em qualquer maker... Claro
E depois um outro programa chamado Resource Hacker. A função desse programa é tornar visível algumas configurações do seu executável do seu jogo, do ícone até aquela imagem que aparece antes do seu jogo quando você executa ele diretamente. Desses vários recursos que ficam visíveis o único que eu até agora consegui alterar foi o ícone, se alguém conseguiu fazer algo mais me contem...
Instale o Programa que estou disponibilizando no link abaixo...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Após a instalação abra o programa. (Pra quem usa Windows 7 de preferencia como administrador, altere essa configuração com botão direito no atalho, propriedades, compatibilidade, nível de privilégio, executar como adm).
Essa é a carinha do programa...
SPOILER:
Ok, vá em File, open e vá a pasta do seu projeto e escolha o executável, que no caso do RPG MK 2003 é o RPG_RT o ícone da menina com a espada, ou dragão (XP), ou cavalo (VX) etc.
SPOILER:
Apareceram algumas pastas, a que interessa para nós agora é a ICON. Lá você vai encontrar quatro outras pastas, agora abra a nº1 e aparecerá um ícone de roda dentada, clik nele e aparecerá em seguida na tela ao lado o ícone do seu jogo. Ai a coisa ficou assim...
SPOILER:
Certo com o ícone da roda dentada selecionado, botão direito do mouse nele e isso abrirá um menu, vá em "replace resource" e isso abrirá uma tela...
SPOILER:
Vá em "Open file with a new icon" então escolha um ícone e de preferencia que esteja com o nome de MAINICON, pra não dar conflito. (Detalhe o arquivo tem que ser extensão .ICO). Tendo já escolhido o icone ele vai aparecer ao lado esquerdo, eu escolhi a foto do metroid que tem relação com o meu projeto. Agora clik em replace...
SPOILER:
Agora ele substituiu o ícone, agora vá em file, e de um save e confira o resultado na pasta. (O programa cria um buckup por segurança automaticamente eu o circulei de azul.)
SPOILER:
Agora já era, o ícone foi personalizado.
FAQ 1 : Como eu crio um ícone?
Tem um programa que faz isso (disponibilizo link no fim da explicação). Faça uma figura no Paint bem bonita em 32X32 (Vc altera o tamanho do figura com o atalho CTRL+E, ai vai aparecer largura e altura, mude os valores para 32X32). Pronta a sua figura copie-a para o programa com os famosos CTRL+A pra selecionar toda a figura CTRL+C no paint e CTRL+V no programa, vá em arquivo salvar e voalá, uma figura .ICO agora siga o resto do procedimento.
icones30.exe
FAQ 2 : Funciona em todos as versões de todos os makers?
Não, quando achei esse programa falava que funcionava em todos os makers, mas eu não testei no XP nem no VX pois meu pc é um netbook ou seja resolução abaixo do que o XP e o VX permitem para serem executados; alias se alguém testar e não der certo avise por favor. Agora no 2003 ele funfa, testado e aprovado; mas depende da versão, se por acaso sua versão foi modificada, (como a que eu testei em outra oportunidade) o programa não funciona, mas vale testar. Abra o programa e o executável do jogo, ao invés de ir na pasta icon, vá na pasta bitmap, lá ha outras sub-pastas, escolha uma e clik no ícone da roda dentada, se a figura ao lado não aparecer então não vai dar certo para essa versão do RPG MK. Versões oficiais e simplesmente bem traduzidas 100% de dar certo (algo que se pode tentar é obter uma versão mais antiga e oficial e trocar o ícone e depois apenas trocar os executáveis já que esse só da partida no jogo o conteúdo é por conta de outros arquivos).
FAQ 3 : Você fará outros tópicos? Quais?
Sim, para RPG Maker 2003:
* Como Encripar seu jogo via molebox para protege-lo de terceiros
* Criando um installer professional para seu game
Vou explicar também como utilizar os dois tutos juntos, mas não é nenhum mistério...
PS 1: Depois desse tópico já postado fiz alguns testes. Esse procedimento só deve ser feito no fim de todo o seu trabalho, pois alguns podem alterar o funcionamento desses processos. Em algumas versões o ícone da borda da tela muda, mas ele na pasta não; e se você clicar em propriedades ele vai mostrar o ícone certo, mas na pasta não. Apenas to editando o post pra colocar mais coisas que eu descobri para evitar possíveis problemas.
Espero que o tópico tenha ficado bom e bem explicado. Até a próxima, comentem e compartilhem vossas opiniões.