1 [EO] Colocando Informações na PicScreen 14/11/2012, 16:20
Lord Pegason
Membro
Bem, esse é um tutorial BÁSICO, destinado a iniciantes.
Iremos adicionar "informações" na tela do jogo. Isso é interessante para quem quer personalizar a GUI do jogo.
Caso gostem irei adicionar mais funções para esse tutorial ficar mais completo.
O objetivo do mesmo é criar uma HUD. (Sem imagens por enquanto)
Pois bem, vamos lá.
Antes de tudo vamos criar uma label nomeada lblCharLevel dentro da PicCharacter. Preferível ao lado de lblCharName.
Atributos:
OBS: Alinhe a Label da forma que preferir.
Em modHandleData:
Ir até : Private Sub HandlePlayerData.
Procurar por:
Alterar para:
Em modDirectDraw7:
Ir até Public Sub Render_Graphics():
Procurar por:
Adicionar em baixo:
Explicando o Call DrawText:
Call DrawText(TexthDC, Camera.Left + 14, Camera.top + 10, "Nick: " & CStr(frmMain.lblCharName), QBColor(Yellow))
É só, espero que tenham gostado.
Iremos adicionar "informações" na tela do jogo. Isso é interessante para quem quer personalizar a GUI do jogo.
Caso gostem irei adicionar mais funções para esse tutorial ficar mais completo.
O objetivo do mesmo é criar uma HUD. (Sem imagens por enquanto)
Pois bem, vamos lá.
Antes de tudo vamos criar uma label nomeada lblCharLevel dentro da PicCharacter. Preferível ao lado de lblCharName.
Atributos:
- Spoiler:
- Alignment: [2 - Center]
AutoSize [True]
BackStyle: [0 - Transparent]
Backcolor: [Branco] &H8000000E&
Caption: [Empty2]
Visible: [False]
OBS: Alinhe a Label da forma que preferir.
Em modHandleData:
Ir até : Private Sub HandlePlayerData.
Procurar por:
- Spoiler:
- ' Set the character windows
frmMain.lblCharName = GetPlayerName(MyIndex) & " - Level " & GetPlayerLevel(MyIndex)
Alterar para:
- Spoiler:
- ' Set the character windows
frmMain.lblCharName = GetPlayerName (MyIndex)
frmMain.lblCharLevel = GetPlayerLevel(MyIndex)
Em modDirectDraw7:
Ir até Public Sub Render_Graphics():
Procurar por:
- Spoiler:
- ' draw FPS
If BFPS Then
Call DrawText(TexthDC, Camera.Right - (Len("FPS: " & GameFPS) * 8 ), Camera.top + 1, Trim$("FPS: " & GameFPS), QBColor(Yellow))
End If
Adicionar em baixo:
- Spoiler:
- 'tutorial desenvolvido por Lord Pegason.
'desenhar na hud os dados
Call DrawText(TexthDC, Camera.Left + 14, Camera.top + 10, "Nick: " & CStr(frmMain.lblCharName), QBColor(Yellow))
Call DrawText(TexthDC, Camera.Left + 14, Camera.top + 25, "Level: " & CStr(frmMain.lblCharLevel), QBColor(Yellow))
Call DrawText(TexthDC, Camera.Left + 14, Camera.top + 50, "HP: " & CStr(frmMain.lblHP.Caption), QBColor(Yellow))
Call DrawText(TexthDC, Camera.Left + 14, Camera.top + 65, "MP: " & CStr(frmMain.lblMP.Caption), QBColor(Yellow))
Explicando o Call DrawText:
Call DrawText(TexthDC, Camera.Left + 14, Camera.top + 10, "Nick: " & CStr(frmMain.lblCharName), QBColor(Yellow))
- TexthDC - Variável destinada a renderizar o texto
- Camera.Left + 14 - Posição no eixo do "x" (Esquerda / Direita)
- Camera.top + 10 - Posição no eixo do "y" (Cima/Baixo)
- frmmain.lblCharName - Nome da Variável
- QBColor(Yellow) - Cor na qual vai aparecer na tela. Pode ser outras... apenas trocar o "Yellow" para a cor desejada.
É só, espero que tenham gostado.