Templo RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Fetelk13

Fetelk13
Membro Honorário I
Membro Honorário I
Quero começar esta lição agradecendo a todos os que tem mandado PMs e e-mails com agradecimentos e perguntas. Isso é de grande valor para mim, pois eu tenho aprendido tanto quanto tenho ensinado.

Na última lição faláva-mos de janelas. Hoje falaremos de Imagens. Todos nós sabemos que é impossível fazer um game sem imagens. O próprio Tileset, os chars, os panoramas... até mesmo o texto que você escreve como diálogo é uma imagem. Para aqueles que já leram o Apêndice sobre a classe bitmap, talvez fique mais claro o que eu falarei hoje.

Vamos começar pela Classe Sprite. A Classe Sprite é responsável diretamente pelo Tileset e pelos Chars(herói e eventos). Nela, carregamos uma imagem para ser usada e abusada. Observe esta linha da Classe Scene_Title:

Lição 5 - Sprites e Planes - Usando e abusando das imagens Image010

1 - A Classe Sprite é declarada
2 - É definida uma imagem para ela através da Função RPG::Cache

É assim que se tem uma imagem no título do game. o Sprite é uma classe variante, que possui muitas funções de grande importancia, como no caso das x e y, que definem a posição da imagem.

Você ainda possui aquele exemplo feito nas lições anteriores? abra-o, vá no editor de Scritps, e vá na sessão Scene_Title, e procure a linha 36(a do nosso exemplo).
Logo abaixo da 37 escreva assim:

@sprite.x += 250

Rode o Game. O fundo está deslocado, essa era a intenção. Mas observe que ficou um fundo preto na tela. O Sprite comporta apenas o tamanho da imagem. Podemos mexer nele de forma a ocultar o espaço vazio...
Logo abaixo da x escreva assim:

@sprite.zoom_x = 2.5

Rode o Game. A imagem ficou esticada. Essas são apenas 2 das funções da Classe Sprite, eu farei uma apêndice sobre ela detalhando-a.

Mas a imagem do title neste caso é uma imagem fixa, e se eu quisesse ela móvel ???

Bem, podemos umsa uma função da classe Sprite que serve basicamente para isso, mover a imagem dentro do conteiner. CONTEINER??

Sim, na declaração @sprite = Sprite.new você criou um conteiner do tipo Sprite para mostrar a figura. Há mais tipos de conteiners de imagem, que serão mostrados depois. Usando o função @sprite.ox ou ]@sprite.oy podemos mover a imagem dentro do conteiner. Quando usamos x e y movemos o conteiner, como é o caso das janelas. Procure o procedimento update da classe Scene_Title. Dentro dele escreva assim:

@sprite.ox += 1

Rode o game. A imagem vai andar até sumir. Ela some porque a imagem sai do campo da tela, mas ela continua lá.
Quando precisamos de imagens que andem, usamos uma outra classe, A classe Plane. A Classe Plane nos permite que uma imagem se mova e, quando esta passa do limite do conteiner, ela é repetida, dando a impressão de continuação. Vamos fazer um teste? Vá na linha 36 e troque
@sprite = Sprite.new por @sprite = Plane.new.

Rode o Game. O fundo acaba e começa novamente. Isto é usado nos panoramas, porque o mapa pode ser maior que a tela, e nos fogs, que possuem movimento. Se você observou já um fog em funcionamento, você nunca sabe aonde é a "Emenda" por que é uma imagem feita para isso. Para que você entenda melhor esta diferença(que eu acho que você já entendeu) vamos fazer um title animado. Remova todas as linha que você colocou e conserte a linha 36. Baixe estas imagens e importe para seu projeto na pasta title:

Lição 5 - Sprites e Planes - Usando e abusando das imagens Image012
Lição 5 - Sprites e Planes - Usando e abusando das imagens Image014
Lição 5 - Sprites e Planes - Usando e abusando das imagens Image016

Agora mãos á massa:
No lugar da linha 36 e 37, escreva assim:

Código:
@sprite = Sprite.new
    @sprite.bitmap = RPG::Cache.title("Morning1")
    @sprite2 = Plane.new
    @sprite2.bitmap = RPG::Cache.title("Cloud01")
    @sprite3 = Plane.new
    @sprite3.bitmap = RPG::Cache.title("Cloud02")

Rode o Game. Bonito não? Agora vem o legal. Vá novamente no procedimento update e escreva assim:

Código:
@sprite2.ox -= 1
    @sprite3.ox += 2

Rode o Game. LEGAL !! :D

Mas o que fizemos ??

Declaramos duas imagens como Plane, e no procedimento update, onde o scene mantém a atualização da tela, colocamos:
@sprite2.ox -= 1 A cada atualização da tela, diminui 1 na ox.
@sprite3.ox += 2 A cada atualização da tela, aumenta 2 na ox.

Se variar estes números, a velocidade é maior, e se por 0(zero) ele(o plane) para.

Scene?? atualização de tela?? Bem, acho que não dá mais, vamos ter que entrar nessa parte... Scenes.

CONCLUSÃO :

Hoje vimos um pouco(bem pouco) sobre Sprites e Planes. Vou ter q fazer aulas menores, porque não dá mais só explicar. Se você não praticar, difícilmente vai entender. Nossa pincelada nesse assunto foi pequena, eu pretendo voltar e falar mais. A intenção também foi de quebrar o parâmetro janela que tínhamos entrado.

Eu devo falar mais um pouco sobre janelas, Sprites e Planes, antes de entrarmos em Scenes. Deverei postar duas apêndices, uma falando da classe Sprite e outra da Classe Plane.

Por hoje é só.

Até a próxima e obrigado.

http://elementosrpgmakerbr.forumeiros.com/forum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos