1 " HUD " Simples. Hp e Mp no mapa! 16/2/2012, 04:52
Satheios
Membro Honorário III
Olá pessoal, esse foi meu segundo script de RGSS2.
Ele apenas desenha uma barrinha de HP e uma de MP no canto superior direito na tela (pode mudar de lados!).
Espero que gostem :P
- Código:
# HP e MP no mapa. Se copiar favor pedir permissão ou
# colocar os devidos créditos!
# Hud desenvolvida por Vinks!
class HUD < Sprite
# Início da nossa Hud, def!
def initialize(view)
super(view)
# Cria e desenha as cores usadas!
@ch1 = Color.new(80,0,0)
@ch2 = Color.new(240,0,0)
@cm1 = Color.new(14,80,80)
@cm2 = Color.new(14,240,240)
@back = Color.new(20,20,20)
@back2 = Color.new(240,240,0)
# Aqui é desenvolvido o bitmap!
self.bitmap = Bitmap.new(200,200)
self.bitmap.font.name = "UmePlus Gothic"
self.bitmap.font.size = 20
self.z = 300
update
end
# Atualização da Hud, favor não alterar!
def update
super
# Apagar o conteúdo da Hud!
self.bitmap.clear
# Desenhar HP!
hp = $game_actors[1].hp
maxhp = $game_actors[1].maxhp
wb = 116 * hp / maxhp
self.bitmap.fill_rect(10, 10, 120, 10, @back)
self.bitmap.fill_rect(11, 11, 118, 8, @back2)
self.bitmap.fill_rect(12, 12, 116, 6, @back)
self.bitmap.gradient_fill_rect(12, 12, wb, 6, @ch1, @ch2)
self.bitmap.draw_text(10, 0, 200, 24, "HP")
# Desenhar MP!
mp = $game_actors[1].mp
maxmp = $game_actors[1].maxmp
wb = 116 * mp / maxmp
self.bitmap.fill_rect(10, 30, 120, 10, @back)
self.bitmap.fill_rect(11, 31, 118, 8, @back2)
self.bitmap.fill_rect(12, 32, 116, 6, @back)
self.bitmap.gradient_fill_rect(12, 32, wb, 6, @cm1, @cm2)
self.bitmap.draw_text(10, 20, 200, 24, "MP")
end
def dispose
self.bitmap.dispose
super
end
end
# Aqui é onde a Hud será instalada! " Configuração da hud ".
class Spriteset_Map
alias :or_initialize :initialize
def initialize
@hud = HUD.new(@viewport2)
or_initialize
end
alias :or_update :update
def update
@hud.update
or_update
end
alias :or_dispose :dispose
def dispose
@hud.dispose
or_dispose
end
end
Vocês podem alterar os nomes das imagens da HP e MP!
O Script, vocês cole, em qualquer lugar entre Spriteset_Map e Main.
Nas linhas 38 e 48, você pode mudar a palavra HP e MP para outra se quiser.
Não será postada as imagens que eu usei, as barrinhas! Pois eu as perdi, faz muito tempo isso! Mas ainda tenho a screen!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]