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RenanR

RenanR
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Índice
1. O que é VB/Visual Basic?
2. O que é e como abro Cliente-Side?
3. O que é e como abro Server-Side?
4. Como procuro códigos rapidamente no Visual Basic?
5. Como edito configurações básicas do servidor, como o nome, level máximo e etc?
6. Como editar meus gráficos (GFX) como as Tiles e Sprites?
7. Como crio NPCs, Itens, Lojas, Magias, Flechas e Emoticons?
8. Como crio/edito classes no meu jogo?
9. Como acesso o principal/main.txt?
10. Como editar meus gráficos in-game(GUI)?
11. Como salvo o que fiz no VB?

1. O que é VB/Visual Basic?
[TRM]Super Tutorial Base - Elysium ZWDdy
O Visual Basic é uma linguagem de programação produzida pela empresa Microsoft, e é parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio. Sua versão mais recente faz parte do pacote Visual Studio .NET, voltada para aplicações .Net. Sua versão anterior fez parte do Microsoft Visual Studio 6.0, ainda muito utilizado atualmente, como nesta engine. Acessando as partes de programação do seu jogo, o VB permiti editarmos e criarmos sistemas, interfaces e outras coisas para melhorar o seu jogo.

Mas onde posso baixa-lo?
Clicando nesse link, você é redirecionado para o download.

Mas como intala-lo?
Se você utilizar Windows 7, você pode seguir este tutorial.
Mas, se você utilizar qualquer outra versão de computador, clique aqui, e siga este tutorial.

2. O que é e como abro Cliente-Side?
Cliente-Side, é a parte do cliente em programação do seu jogo. Acessando-o com o VB, você faz modificações, sistemas, interfaces e outras coisas que possam melhorar o seu jogo.

Ok, agora como faço para abrir o cliente-side?
Simples, acesse a pasta do elysium>codigo fonte>cliente. A pasta deve estar assim:
[TRM]Super Tutorial Base - Elysium Cliente

Dê dois cliques no arquivo "Elysium Engine Brasil (Cliente).vbp", e o cliente side será aberto pelo VB6.

Como achar e abrir as forms e modules do cliente-side?
Do lado superior direito, haverá uma tabela. Com um "+" e uma imagem de uma pasta, ao lado terá escrito "Forms". Clique no +, e dê um double-click na form que quiser abrir.

E em baixo, também com um "+", e uma imagem de uma pasta, ao lado terá escrito "Modules". Clique no +, e dê um double-click no module que quiser abrir.

3. O que é e como abro Server-Side?
Como o cliente-side, server-side é a parte do servidor em programação. Acessando-o com o VB, você faz modificações, sistemas, interfaces e outras coisas que possam melhorar jogo/server.

Ok, agora como faço para abrir o server-side?
Simples, acesse a pasta do elysium>codigo fonte>servidor.

Dê dois cliques no arquivo "Elysium Engine Brasil (Servidor).vbp", e o server side será aberto pelo VB6.

Como achar e abrir as forms e modules do server-side?
Do lado superior direito, haverá uma tabela. Com um "+" e uma imagem de uma pasta, ao lado terá escrito "Forms". Clique no +, e dê um double-click na form que quiser abrir.

E em baixo, também com um "+", e uma imagem de uma pasta, ao lado terá escrito "Modules". Clique no +, e dê um double-click no module que quiser abrir.

4. Como procuro códigos rapidamente no Visual Basic?
Primeiramente abra qualquer form/module, se for module, vai abrir os códigos do module, mas se for form, de dois cliques na form, irá aparecer os códigos da form. Vendo qualquer código, aperte Ctrl+F.

[TRM]Super Tutorial Base - Elysium 120jqqq

Selecione "Current Project", escreva o que quer procurar, e aperte Find Next. Pronto, o conteúdo será achado, a não ser que não exista.

5. Como edito configurações básicas do servidor, como o nome, level máximo e etc?
Acesse a pasta do servidor. E abra o arquivo Data.ini/Dados.ini.
O arquivo provavelmente estará assim:
[CONFIG]
GameName=Elysium Engine Brasil Ver2.6
WebSite=http://www.mmodev.com.br
Port=4000
HPRegen=1
MPRegen=1
SPRegen=1
Scrolling=1
SCRIPTING=1
[MAX]
MAX_PLAYERS=20
MAX_ITEMS=50
MAX_NPCS=50
MAX_SHOPS=50
MAX_SPELLS=50
MAX_MAPS=50
MAX_MAP_ITEMS=20
MAX_GUILDS=50
MAX_GUILD_MEMBERS=20
MAX_EMOTICONS=50
MAX_LEVEL=500
MAX_PARTIES=20
MAX_PARTY_MEMBERS=10
MAX_SPEECH=50

Agora vamos editar. Pegue o texto abaixo, cole no arquivo e edite de acordo com o que está escrito no texto.
[CONFIG]
GameName=NOME DO SEU JOGO
WebSite=SITE DO SEU JOGO
Port=PORTA DO SEU JOGO (RECOMENDO DEIXAR COMO ESTAVA: 4000)
HPRegen=1
MPRegen=1
SPRegen=1
Scrolling=1 SOH MUDE SE FOR PARA 0, MUDANDO, SEUS MAPAS DO JOGO FICARÃO PEQUENOS, SE MUDAR LEMBRESE DE EXCLUIR A PASTA MAPAS DO SEU SERVIDOR
SCRIPTING=1
[MAX]
MAX_PLAYERS=MAXIMO DE PLAYERS ONLINE
MAX_ITEMS=MAXIMO DE ITENS
MAX_NPCS=MAXIMO DE NPCS
MAX_SHOPS=MAXIMO DE LOJAS
MAX_SPELLS=MAXIMO DE MAGIAS
MAX_MAPS=MAXIMO DE MAPAS
MAX_MAP_ITEMS=MAXIMO DE ITENS EM UM MAPA
MAX_GUILDS=MAXIMO DE GUILDS NO JOGO
MAX_GUILD_MEMBERS=MAXIMO DE MEMBROS EM UMA GUILD
MAX_EMOTICONS=MAXIMO DE EMOTICONS
MAX_LEVEL=MAXIMO DE LEVEL (SE POR MAIS QUE 500 LEMBRE-SE DE EDITAR A EXPERIÊNCIA, FALAREI COMO NO TUTORIAL)
MAX_PARTIES=MAXIMO DE GRUPOS
MAX_PARTY_MEMBERS=MAXIMO DE MEMBROS EM UM GRUPO
MAX_SPEECH=MAXIMO DE FALAS

Legal, como faço pra editar a experiência agora?
Na pasta do servidor abra o arquivo "Experiência.ini" ou "Experience.ini"

Deve estar assim:
Spoiler:

Você escolhe a experiência necessária para passar de level em cada level. Exemplo:
Exp20=30000

No level 20 (exp20), é necessário 30000 de experiência para passar de level.

Ou seja, se você editar o máximo do level para exemplo 1000, dará error no server, você necessita adicionar as experiências dos leveis de 501 a 1000.
Exemplo, em baixo de Exp500=750000 eu ponho
Exp501=800000
Exp502=850000

E assim vai. Se achar muito trabalhoso, ou tiver preguiça, você pode usar algum programa de edição de experiência, talvez você encontre na área de downloads de Elysium.

6. Como editar meus gráficos (GFX) como as Tiles e Sprites?
Mudando as Tiles
Muito simples, estarei dizendo pra vocês.
Abra a pasta GFX do cliente. Lá tera os arquivos Tiles0, Tiles1, Tiles2, Tiles3, Tiles4, Tiles5, Tiles6.

Para mudar, abra no paint e edite, ou faça uma do zero ou pegue uma pronta e substitua, mas lembre-se que deve ter o nome "Tiles" e o numero da tile. Não pode por mais de 6 tiles.

Mas eu quero por mais de 6 tiles pow.
Ok, siga este tutorial, e adicione as tiles na pasta.

Mudando as sprites
Na pasta GFX, terá o arquivo Sprites.jpg ou .bmp. Edite-a ou pegue uma pronta, e cole na pasta, mas com o nome Sprites, e em arquivo .jpg ou bmp.

Mudando os Itens
Na pasta GFX, edite o arquivo Itens.jpg/bmp ou pegue uma pronta e cole com o nome de Itens.jpg/bmp

Mudando as Magias
Na pasta GFX, edite o arquivo Magias.bmp/jpg ou pegue uma pronta e cole com o nome de Magias.jpg/bmp

Mudando os Emoticons
Na pasta GFX, edite o arquivo Emoticons.bmp/jpg ou pegue uma pronta e cole com o nome de Emoticons.jpg/bmp

Mudando Flechas
Na pasta GFX, edite o arquivo Flechas.bmp/jpg ou pegue uma pronta e cole com o nome de Flechas.jpg/bmp

Mudando Bigsprites
Na pasta GFX, edite o arquivo BigSprites.bmp/jpg ou pegue uma pronta e cole com o nome de BigSprites.jpg/bmp

7. Como crio NPCs, Itens, Lojas, Magias, Flechas, e Emoticons?
Facil, vamos aprender.

Criando NPCs.
Abra o editor de npcs. Lá escreva o nome do npc, uma fala, que será dita ao ataca-lo.. selecione uma sprite para ele em baixo, e onde ta escrito "Visão (tiles)", é quantos de quadradinhos de tiles, o npc pode ver para localizar um jogador no mapa. Mais em baixo, ponha os atributos do npc, tais como força, defesa, exp que da, e etc. Do lado, você pode por um item a ser dropado ao morrer, e a quantidade, e as chances de dropar. Em baixo você põe os segundos para nascer, depois de morto é claro. Ponha uma descrição para o NPC e salve. Seu npc está pronto.

Como adiciono o npc no mapa?
Abra o editor de mapas, e abra as propriedades do mapa, na aba "NPCs", selecione o npc criado, e salve. Seu npc está no Mapa.

Criando Itens
Abra o editor de Itens. Lá, escreva o nome do item, e o tipo do item, assim aparecendo as informações. Se for arma, sua força e etc. Armadura e escudo, sua defesa e etc. Ou um item-dinheiro. Selecione um icon para o Item, e selecione "Arco", se quiser que o item seja uma "ball". No arco, selecione uma flecha. que estarei dizendo como criar.

Como pego o item criado?
Você pode por pra o item ser dropado apartir de um npc, ou abrir o editor de mapas>atributos>item, selecione o item, e a quantidade. Ponha no mapa e salve.

Como deleto um item criado?
Siga este tutorial, depois vá na edição do item a ser deletado, e aperte em Deletar item. Ou vá na pasta do servidor>itens, e delete o item X.

Criando Lojas
Abra o editor de lojas. Lá ponha o nome da loja, e a fala a ser dita ao entrar, e a fala a ser dita ao sair. Selecione "Loja conserta itens", se quiser que a loja possa reparar itens quebrados. Agora vamos a parte da compra, nas propriedades da loja.
Em Item Dado, selecione o item a ser dado pelo item comprado. Você pode criar um item dinheiro, e por ai. E ponha a quantidade necessária para comprar.
Em item obtido, é o item que você comprou. Você pode por um item de arma, escudo, armadura, ou até msm dinheiro..,
Em baixo, ponha na aba que corresponde ao tipo de item do "item obtido". Clique em Atualizar, e pronto. Salve a loja.

Adicionando a loja no mapa
Abra o editor de mapas>atributos>loja, selecione a loja que você comprou e a ponha no mapa. Pronto.

Criando Magias
Abra o editor de magias. Ponha o nome da magia, e a classe requerida para usar. Em Qualidades da Magia, ponha o level necessário para usar a magia, e o mp a ser gasto. Em baixo ponha o tipo da magia, como cure, que faz adicionar HP, curando o jogador.
Vital Mod, é a sprite do pet, se for uma magia summon.
Som, o som ouvido ao usar a magia.
Alcance, o alcance da magia, quanto mais alto, mais longe vai a magia, é como Range.
Anim, animação da magia.
Tempo, tempo da magia sendo usada.
Cycle Animation, quantas vezes repete a magia.
Selecione "Efeito na área", se for uma magia em área. Aperte em Confirmar, e pronto, sua magia está feita.

Agora crie um item de magia, usando a magia criada.

Como pego a magia?
Você pode por ela a compra numa loja, dropando de um npc, ou pondo no mapa com o editor de mapas>atributos>item, e o item da magia, ponha no mapa e salve.

Criando Flechas
Flechas são usadas para itens arcos, itens "balls".
Abra o editor de Flechas. Ponha o nome da flecha, o icon da flecha a ser usado, e ponha o alcance da flecha em Range. Aperte em Confirmar, pronto sua flecha está feita.

Agora crie um item arco, com a flecha criada.

Criando Emoticons
Abra o editor de Emoticons. Em comando, estára "/", não tem como tirar a barra, pois o comando é utilizado com "/" e uma mensagem, só ponha do lado da barra, o comando, como "/" e do lado eu ponho "no". Seria "/no". Selecione o Usar imagem, para usar uma imagem (animaçao), e troque para a que quiser no scroll de baixo, na aba Som, selecione "usar som?", se quiser usar som no emoticon, e selecione um som da lista. Aperte em Confirmar, e seu emoticon está pronto, no jogo digite "/" e o comando que você criou, como "/no", e você usará o emoticon.

8. Como crio/edito classes no meu jogo?
Servidor>Classes.
Abra o Classe1.ini, vamos aprender a editar a classe.
Deve estar assim:
[CLASS]
Name= Mago
MaleSprite= 91
FemaleSprite= 91
STR= 4
DEF= 3
SPEED= 8
MAGI= 10
MAP= 1
X= 13
Y= 8
Locked= 0

Copie o que eu fiz em baixo, delete o que tem no arquivo da classe, e cole esse. E mude de acordo com o que escrevi.
[CLASS]
Name= NOMEDACLASSE
MaleSprite= NUMERO DA SPRITE MASCULINA DA CLASSE
FemaleSprite= NUMERO DA SPRITE FEMININA DA CLASSE
STR= FORÇA INICIAL
DEF= DEFESA INICIAL
SPEED= VELOCIDADE INICIAL
MAGI= MAGIA INICIAL
MAP= MAPA INICIAL
X= LOCALIZAÇAO X INICIAL
Y= LOCALIZAÇAO Y INICIAL
Locked= 0 DEIXE COMO ESTA (0), MUDE PRA 1 SOH SE QUISER BLOQUEAR A CLASSE

Pronto, você aprendeu a editar uma classe, faça o mesmo com a classe2, e classe3.

Mas como crio mais que 3 classes?
Abra o arquivo info. deve estar assim:
[INFO]
MaxClasses= 3

Mude o 3 para a quantidade de classes que você ira criar. Agora copie um dos arquivos de classe, e cole. Renomeie para "Classe4", cole mais uma vez para criar a "Classe5", e assim vai. Agora abra e edite os arquivos.

9. Como acesso o principal/main.txt?
Servidor>Scripts. Dentro dessa pasta se encontra o principal ou main.txt. Basta abrir para modificar os Scripts do seu jogo ^^.

10. Como editar meus gráficos in-game(GUI)?
Cliente>GUI. Nesta pasta se encontra os gráficos. Você pode criar uma do zero, ou editar as existentes, e colar com o respectivo nome já escrito no arquivo. Mas lembre-se de por .jpg, ou .bmp.
Você também pode por seus gráficos GUI, pelo VB, através de um tutorial.

11. Como salvo o que fiz no VB?
Muito simples, basta seguir este tutorial.

Isso é tudo pessoal! :):
Obrigado por ler meu tutorial.
By RenanR.

BrunoFox

BrunoFox
Administrador
Administrador
Hmm, Quando eu tiver mais tempo leio, mais parece muito bom depois leio por completo.

Tópico Fixado.

Parabéns

+REP

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Pablo

Pablo
Membro I
Membro I
renan se tem certeza que esse tutorial é seu? pois eu ja vi ele na mmorpgbr so que não tinha algumas partes como oque é visual basic é indice

RenanR

RenanR
Membro Honorário I
Membro Honorário I
Obvio que é meu, eu não sou pilantra. Criei do 0, pode ter outro tutorial, não igual a esse. E eu q criei esse por mim.

Espero que gostem do tutorial e.e.

The Lucas Wugades

The Lucas Wugades
Membro Honorário III
Membro Honorário III
+1 vou baixar a engine e o vb para ver.

https://templorpgmakerbr.forumeiros.com/forum

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