1 Modelando uma espada no BLENDER 8/5/2012, 04:02
The Lucas Wugades
Membro Honorário III
Iai pessoal! Passeando pelo forum vi que muitas pessoas querem investir no 3D, então vou dar aulas! Serei agora o humilde Tutor em 3D do forum, qualquer dúvida pode passar que eu tento resolver na medida do possível!
Agora, sem mais delongas vamos a aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina
1º Passo: Abra o Blender que você verá o cubo de exemplo na janela que nós chamamos de 3D View, ou visão 3D, que começa ali por padrão do programa, e abaixo a janela de botões.
Não mexa em nada se não sabe o que aquilo faz! O Blender já vem configurado por padrão! Não tenha medo de todas essas funções, você vai descobrir o que elas fazem ao longo do tuto.
2º Passo: Delete o cubo, pressionando delete e confirmando.
3º Passo: Aperte barra de espaço na 3D View que irá abrir o menu de formas, navegue em Add > Mesh > Circle, e coloque vertices em 8.
E o que que eu fiz? Você adicionou uma mecha em forma de circulo! Uma mecha é um pedaço de vertices, arestas e (não necessariamente) faces que usamos para dar formas a o que queremos!
4º Passo: Veja logo acima da janela de botões que ainda estamos no Object mode, para mudar a forma de uma mecha temos que entrar no Edit mode, então pressione Tab e seremos transportados ao Edit mode
Essa é a janela do Edit Mode, todo o circulo está selecionado, então pra modificar certos pontos dele, temos de desceleciná-lo, apertando a letra A
5º Passo: Utilize o botão direito do mouse e selecione o vértice mais alto, então, clique na seta verde que surgiu acima dele e arraste-a pra baixo.
No ponto mais baixo, arraste a seta verde para cima.
Na extrema direita, arraste a seta vermelha mais para direita.
Na extrema esquerda, arraste a seta mais para a esquerda.
No final, seu modelo deve estar assim:
6º Passo: Aperte Numpad 1 e a camera virá para o lado do seu modelo
7º Passo: Aperte a letra A e selecione tudo, de um Zoom Out com a rolagem do mouse e aperte a letra E para abri a ferramenta Extrusão, confirme com Only Vertices, agora levante a lâmina da sua espada no Eixo Z (azul) se você quiser pode apertar a letra Z e arrastar o mouse para cima.
No final disso tudo, sua imagem, deve estar assim:
8º Passo: Descelecione tudo apertando a letra A e, depois, aperte a letra B para abrir a seleção em caixa. Clique e arraste sobre os vértices de cima, e só os de cima, depois de selecionados, repita o Passo 7 em uma escala menor, de modo que fique como a imagem abaixo:
9º Passo: Descelecione apertando a letra A e aperte a letra B para abrir a seleção em caixa. Clique e arraste sobre os novos vértices de cima.
10º Passo: Aperte S para abris a ferramenta escala, e aperte 0 (zero) para fazer a ponta da espada.
11º Passo: Selecione todo o modelo e aperte W, abrirá a janela de efeitos, selecione Remove Doubles e confirme.
Pra que isso? Para a espada ter 1 ponta, e não 8. =D
12º Passo: A espada tá gigante! Com tudo selecionado ainda, aperte a letra S e arraste o mouse levemente para o centro do modelo, fazendo diminuir, e em seguida, use a seta verde para aproximá-lo do centro
13º Passo: Utilize Alt + Botão Direito para rotacionar o espaço e apreciar sua criação de vários angulos!
E isso ai, duvidas nesse tópico! Até a aula 2!!
POr:Hedgehog
Agora, sem mais delongas vamos a aula 1.1: Modelando uma espada / Lâmina
1º Passo: Abra o Blender que você verá o cubo de exemplo na janela que nós chamamos de 3D View, ou visão 3D, que começa ali por padrão do programa, e abaixo a janela de botões.
Não mexa em nada se não sabe o que aquilo faz! O Blender já vem configurado por padrão! Não tenha medo de todas essas funções, você vai descobrir o que elas fazem ao longo do tuto.
2º Passo: Delete o cubo, pressionando delete e confirmando.
3º Passo: Aperte barra de espaço na 3D View que irá abrir o menu de formas, navegue em Add > Mesh > Circle, e coloque vertices em 8.
E o que que eu fiz? Você adicionou uma mecha em forma de circulo! Uma mecha é um pedaço de vertices, arestas e (não necessariamente) faces que usamos para dar formas a o que queremos!
4º Passo: Veja logo acima da janela de botões que ainda estamos no Object mode, para mudar a forma de uma mecha temos que entrar no Edit mode, então pressione Tab e seremos transportados ao Edit mode
Essa é a janela do Edit Mode, todo o circulo está selecionado, então pra modificar certos pontos dele, temos de desceleciná-lo, apertando a letra A
5º Passo: Utilize o botão direito do mouse e selecione o vértice mais alto, então, clique na seta verde que surgiu acima dele e arraste-a pra baixo.
No ponto mais baixo, arraste a seta verde para cima.
Na extrema direita, arraste a seta vermelha mais para direita.
Na extrema esquerda, arraste a seta mais para a esquerda.
No final, seu modelo deve estar assim:
6º Passo: Aperte Numpad 1 e a camera virá para o lado do seu modelo
7º Passo: Aperte a letra A e selecione tudo, de um Zoom Out com a rolagem do mouse e aperte a letra E para abri a ferramenta Extrusão, confirme com Only Vertices, agora levante a lâmina da sua espada no Eixo Z (azul) se você quiser pode apertar a letra Z e arrastar o mouse para cima.
No final disso tudo, sua imagem, deve estar assim:
8º Passo: Descelecione tudo apertando a letra A e, depois, aperte a letra B para abrir a seleção em caixa. Clique e arraste sobre os vértices de cima, e só os de cima, depois de selecionados, repita o Passo 7 em uma escala menor, de modo que fique como a imagem abaixo:
9º Passo: Descelecione apertando a letra A e aperte a letra B para abrir a seleção em caixa. Clique e arraste sobre os novos vértices de cima.
10º Passo: Aperte S para abris a ferramenta escala, e aperte 0 (zero) para fazer a ponta da espada.
11º Passo: Selecione todo o modelo e aperte W, abrirá a janela de efeitos, selecione Remove Doubles e confirme.
Pra que isso? Para a espada ter 1 ponta, e não 8. =D
12º Passo: A espada tá gigante! Com tudo selecionado ainda, aperte a letra S e arraste o mouse levemente para o centro do modelo, fazendo diminuir, e em seguida, use a seta verde para aproximá-lo do centro
13º Passo: Utilize Alt + Botão Direito para rotacionar o espaço e apreciar sua criação de vários angulos!
E isso ai, duvidas nesse tópico! Até a aula 2!!
POr:Hedgehog