Templo RPG Maker
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1Horror Menu By ZeComeia Empty Horror Menu By ZeComeia 13/8/2012, 00:00

FrozenGraveyard

FrozenGraveyard
Membro Honorário I
Membro Honorário I
Horror_Menu 2.0
por zecomeia
design aero

Introdução

Scene de Title por imagens com sistema de creditos e extras.O sistema
de creditos e extras simplesmente salva duas variáveis junto ao arquivo
de save e lê todos os arquivos quando o jogo é executado e se essa(as) variaveis
estiverem ligadas liberam sua opção.Existem algumas configurações no script.

Características


Scene de titulo toda por imagens;
Sistema de extras e creditos;


Screenshots

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como usar

Spoiler:

Demo

Aqui

Script

Código:
#================================================================
#            Horror_Menu 2.0
#----------------------------------------------------------------
# por: zecomeia
# data: 13/04/2009
# Desgin por Aero
=begin
Explicação:
O sistema de extras e creditos que vem com este menu é uito simples de usar.
Você pode, por exemplo, abilitar só a opção de extras ou de creditos ou ambas
quando chegar em determinada parte do jogo, ou ate mesmo quando
acabar o jogo para liberar mini-games, curiosidades, etc.A parte
do script fixada no menu lê todos os arquivos de saves para ver se estão
ativadas as variavéis que abilitam a opção de extras e/ou creditos.
Mas para todo esse sistema funcionar precisa saber utilizar a intrução abaixo:

1º No evento em que irá ativar estas opções para o jogador, use o comando
"chamar script" do menu de eventos e coloque o script abaixo:

$extras_enabled = true #true = abilitar extras - false = desabilitar extras
$credits_enabled = true #true = abilitar creditos - false = desabilitar creditos
save_infos = Scene_Save.new
save_infos.save_extras

2º Pronto, não precisa de mais nada.Desta forma são definidos os valores
e já são salvos automaticamente.

Mas existe a possibilidade de apenas definir o valor e deixe que só sejam salvos
quando o jogador salvar o jogo.Para isso basta:

1º No evento em que irá ativar estas opções para o jogador, use o comando
"chamar script" do menu de eventos e coloque o script abaixo:

$extras_enabled = true #true = abilitar extras - false = desabilitar extras
$credits_enabled = true #true = abilitar creditos - false = desabilitar creditos

2º Pronto.Desta forma os valores foram definidos e só serão salvos quando
o jogador o fizer(salvar).


Dúvidas visite o Site  www.santuariorpgmaker.com/forum
e procure por zecomeia

=end
#================================================================

#================================================================
#CONFIGURAÇÕES
#================================================================
module ConfigExtrasData
 # Informações do mapa para opção "Creditos",respectivamente
 #"ID do mapa", "Posição inicial X do heroi","Posição inicial Y do heroi"
 MapaCredId = 2
 MapaCredX = 5
 MapaCredY = 5
 # Informações do mapa para opção "Extras",respectivamente
 #"ID do mapa", "Posição inicial X do heroi","Posição inicial Y do heroi"
 MapaExtId = 3
 MapaExtX = 6
 MapaExtY = 6
 #Se por algum motivo não quiser usar o sistema de extras e creditos
 # acionaveis no jogo então coloque o valor como true nas variaveis
 #abaixo, em qual decidir
 CREDITS_ENABLE = false #ou true
 EXTRAS_ENABLE = false #ou true
end
#=====FIM========================================================

#==============================================================================
# Scene_Title
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta classe trata da Tela de Título
#==============================================================================

class Scene_Title
 
  include ConfigExtrasData
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Processamento Principal
  #--------------------------------------------------------------------------
 
  def main
    # Se estiver em Teste de Batalha
    if $BTEST
      battle_test
      return
    end
    # Carregar o Banco de Dados
    $data_actors        = load_data("Data/Actors.rxdata")
    $data_classes      = load_data("Data/Classes.rxdata")
    $data_skills        = load_data("Data/Skills.rxdata")
    $data_items        = load_data("Data/Items.rxdata")
    $data_weapons      = load_data("Data/Weapons.rxdata")
    $data_armors        = load_data("Data/Armors.rxdata")
    $data_enemies      = load_data("Data/Enemies.rxdata")
    $data_troops        = load_data("Data/Troops.rxdata")
    $data_states        = load_data("Data/States.rxdata")
    $data_animations    = load_data("Data/Animations.rxdata")
    $data_tilesets      = load_data("Data/Tilesets.rxdata")
    $data_common_events = load_data("Data/CommonEvents.rxdata")
    $data_system        = load_data("Data/System.rxdata")
    # Criar um Sistema
    $game_system = Game_System.new
    # Verificação de creditos e extras
    ext_on = false
    cre_on = false
    verify = Scene_Load.new
    $extras_enabled = false
    $credits_enabled = false
    for i in 0..3
    if FileTest.exist?("Save#{i+1}.rxdata")
      filename = "Save#{i+1}.rxdata"
      file = File.open(filename, "r")
      verify.read_extras_data(file)
      if $extras_enabled == true or ext_on == true
        ext_on = true
        $extras_enabled = true
      end
      if $credits_enabled == true or cre_on == true
        cre_on = true
        $credits_enabled = true
      end
      file.close
      ext_on = false
      cre_on = false
    end
    end
    if $extras_enabled == nil
      $extras_enabled = false
    end
    if $credits_enabled == nil
      $credits_enabled = false
    end
    # Informações para efeito de confirmação
    @oy = 1
    @z_x = 1
    @z_y = 1
    @a = false
    @x = 0
    @y = 0
    #######
    # Informações do mapa para opção "Creditos",respectivamente
    #"ID do mapa", "Posição inicial X do heroi","Posição inicial Y do heroi"
    #***Configure no modulo no inicio do script
    @mapa_creditos = MapaCredId
    @mapa_creditos_x = MapaCredX
    @mapa_creditos_y = MapaCredY
    # Informações do mapa para opção "Extras",respectivamente
    #"ID do mapa", "Posição inicial X do heroi","Posição inicial Y do heroi"
    #***Configure no modulo no inicio do script 
    @mapa_extras = MapaExtId
    @mapa_extras_x = MapaExtX
    @mapa_extras_y = MapaExtY
    #
    #
    if CREDITS_ENABLE == true
      $credits_enabled = true
    end 
    if EXTRAS_ENABLE == true
      $extras_enabled = true
    end 
    #######
    # Posição inicial do cursor
    @indice = 1
    # Abilitação das setas de controle(cima/baixo)
    @enable_cursor = true
    # Estado dos comandos de efeito da troca de opções
    @down_command = false
    @up_command = false
    # Variaveis que definem a ordem inicial do cursor de opções,
    #e que são redefinidas ao lono do script para o funcionamento do script
    # Caso não saiba nada de programção não tente alterar estes valores,
    #porque precisam ser alterados em outros pontos
    @back = "sair"
    @main = "novo jogo"
    @near = "carregar"
    # Criar um Sistema
    $game_system = Game_System.new
    # Graficos do sistema do menu de titulo
    @back_option = Sprite.new
    @main_option = Sprite.new
    @near_option = Sprite.new
    @background = Sprite.new
    grafics
    @background.x  = 1
    @background.oy = 1
    # Aqui é checado se existe algum arquivo de save
    # Se estiver habilitado, tornar @continue_enabled verdadeiro; se estiver
    # desabilitado, tornar falso
    $continue_enabled = false
    for i in 0..3
      if FileTest.exist?("Save#{i+1}.rxdata")
        $continue_enabled = true
      end
    end
    # Ativa(true)/Desativa(false) a opção de creditos no menu de titulo
    #$credits_enabled = true
    # Ativa(true)/Desativa(false) a opção de extras no menu de titulo
    #$extras_enabled = true
    #OBS:Mesmo desativada a opção continua la, só que com  uma opacidade menor
    #para indicar que está desativada, e sua função também não funciona.
    ##########################
    # Reproduzir BGM de Título
    $game_system.bgm_play($data_system.title_bgm)
    # Parar de reproduzir BGS e ME
    Audio.me_stop
    Audio.bgs_stop
    # Executar transição
    Graphics.transition
    # Loop principal
    loop do
      # Atualizar a tela de jogo
      Graphics.update
      # Atualizar a entrada de informações
      Input.update
      # Atualizar o frame
      update
      # Abortar o loop caso a tela tenha sido alterada
      if $scene != self
        break
      end
    end
    # Preparar para transição
    Graphics.freeze
    # Exibir a janela de comandos
    @back_option.dispose
    @main_option.dispose
    @near_option.dispose
    # Exibir o gráfico de Título
    @background.bitmap.dispose
    @background.dispose
  end
 
  #----------------------------------------------------
  #-- grafics(define e atualiza os graficos do menu) --
  #----------------------------------------------------
 
  def grafics
    back = @back
    main = @main
    near = @near
    @back_option.bitmap = RPG::Cache.picture(back.to_s)
    @back_option.x = 50
    @back_option.y = 155
    @main_option.bitmap = RPG::Cache.picture(main.to_s)
    @main_option.x = 50
    @main_option.y = 207
    @near_option.bitmap = RPG::Cache.picture(near.to_s)
    @near_option.x = 50
    @near_option.y = 259
    @background.bitmap = RPG::Cache.picture("backgrund")
  end
 
  #--------------------------------------------------------------
  #-- indice_updt(atualiza os graficos das opções e sua ordem) --
  #--------------------------------------------------------------
 
  def indice_updt
    # Atualizar a janela de comandos
    case @indice
    when 1
    @back = "sair"
    @main = "novo jogo"
    @near = "carregar"
    grafics
    when 2
    @back = "novo jogo"
    @main = "carregar"
    @near = "extras"
    grafics
    when 3
    @back = "carregar"
    @main = "extras"
    @near = "creditos"
    grafics
    when 4
    @back = "extras"
    @main = "creditos"
    @near = "sair"
    grafics
    when 5
    @back = "creditos"
    @main = "sair"
    @near = "novo jogo"
    grafics
    end
    # Atualiza os gráficos das opções no frame
    @back_option.update
    @main_option.update
    @near_option.update
  end
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização do Frame
  #--------------------------------------------------------------------------
 
  def update
    if @zoom_effect == true
      @back_option.x = -100
      @near_option.x = -100
      @x -= 20
      @background.x = @x
      @y -= 80
      @background.y = @y
      @z_x += 0.0164 * 20
      @background.zoom_x = @z_x
      @z_y += 0.0164 * 20
      @background.zoom_y = @z_y
      @background.opacity -= 15
      @main_option.zoom_x += 0.0164 * 20
      @main_option.zoom_y += 0.0164 * 20
      @main_option.x -= 4
      @main_option.y -= 12
      if @background.zoom_x >= 0.0164 * 500
      @a = true
        if @novo_conf == true
        command_new_game
        elsif @continue_conf == true
        command_continue
        elsif @credito_conf == true
        command_creditos
        elsif @extra_conf == true
        command_extras
        elsif @sair_conf == true
        command_shutdown
        end
      end
    end
    ########Inicio###################
    # Comandos de efeito de deslocamento das imagens de opções
    if @down_command == true
    @back_option.y += 3
    @main_option.y += 3
    if @back_option.y > 206 and @main_option.y > 258
    @indice -= 1
    if @indice < 1
        @indice = 5
    end
    @down_command = false
    @enable_cursor = true
    indice_updt
    end
    end
    if @up_command == true
    @near_option.y -= 3
    @main_option.y -= 3
    if @near_option.y < 208 and @main_option.y < 156   
    @indice += 1
    if @indice > 5
        @indice = 1
    end
    @up_command = false
    @enable_cursor = true
    indice_updt
    end
    end
    #########Fim############
    ############Inicio########################
    # Reconhecimento de opção ativada/desativada para "Carregar","Extras","Creditos"
    # Se estiver desabilitado o texto será mostrado em cinza
case @indice
when 1
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 255
    if $continue_enabled == false
      @near_option.opacity = 100
    end
when 2 #########################
    if $continue_enabled == false && $extras_enabled == false && $credits_enabled == false
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 100
    @near_option.opacity = 100
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == false && $credits_enabled == true   
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 100
    @near_option.opacity = 100
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == true && $credits_enabled == false
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 100
    @near_option.opacity = 255 
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == true && $credits_enabled == true
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 100
    @near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == false && $credits_enabled == false
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 100 
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == false && $credits_enabled == true
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 100
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == true && $credits_enabled == false
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 255 
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == true && $credits_enabled == true 
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 255
  end
when 3 #########################
    if $continue_enabled == false && $extras_enabled == false && $credits_enabled == false
    @back_option.opacity = 100
    @main_option.opacity = 100
    @near_option.opacity = 100
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == false && $credits_enabled == true   
    @back_option.opacity = 100
    @main_option.opacity = 100
    @near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == true && $credits_enabled == false
    @back_option.opacity = 100
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 100 
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == true && $credits_enabled == true
    @back_option.opacity = 100
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == false && $credits_enabled == false
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 100
    @near_option.opacity = 100 
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == false && $credits_enabled == true
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 100
    @near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == true && $credits_enabled == false
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 100 
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == true && $credits_enabled == true 
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 255
  end
when 4 ###########################
    if $continue_enabled == false && $extras_enabled == false && $credits_enabled == false
    @back_option.opacity = 100
    @main_option.opacity = 100
    @near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == false && $credits_enabled == true   
    @back_option.opacity = 100
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == true && $credits_enabled == false
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 100
    @near_option.opacity = 255 
elsif $continue_enabled == false && $extras_enabled == true && $credits_enabled == true
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == false && $credits_enabled == false
    @back_option.opacity = 100
    @main_option.opacity = 100
    @near_option.opacity = 255 
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == false && $credits_enabled == true
    @back_option.opacity = 100
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 255
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == true && $credits_enabled == false
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 100
    @near_option.opacity = 255 
elsif $continue_enabled == true && $extras_enabled == true && $credits_enabled == true 
    @back_option.opacity = 255
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 255
  end
when 5
    @back_option.opacity = 255
    if $credits_enabled == false
      @back_option.opacity = 100
    end 
    @main_option.opacity = 255
    @near_option.opacity = 255
end  ######################

    ##############Fim####################
    # Se o botão C for pressionado
    if Input.trigger?(Input::C) and @enable_cursor == true
      # ramificação pela posição do cursor
      case @indice
      when 1  # Novo Jogo
        command_new_game
      when 2  # Carregar
        command_continue
      when 3  # Extras
        command_extras
      when 4  # Creditos
        command_creditos
      #when 5  # Son
      # command_son
      when 5  # Sair
        command_shutdown
      end
    end
    # Se o botão Down for pressionado
    if Input.trigger?(Input::DOWN) and @enable_cursor == true
      # Som de deslocamento do cursor (definida na linha abaixo, e não no database)
      Audio.se_play("Audio/SE/" + "039-Switch08", 100, 100)
      @down_command = true #Iniciar efeito de deslocamento das imagens das opções
      @enable_cursor = false #travar movimento de escolha
    end 
    # Se o botão Up for pressionado
    if Input.trigger?(Input::UP) and @enable_cursor == true
      # Som de deslocamento do cursor (definida na linha abaixo, e não no database)
      Audio.se_play("Audio/SE/" + "039-Switch08", 100, 100)
      @up_command = true  #Iniciar efeito de deslocamento das imagens das opções
      @enable_cursor = false #travar movimento de escolha
    end
  end
 

 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Comando: Novo Jogo
  #--------------------------------------------------------------------------
 
  def command_new_game
    if @a == false
    # Reproduzir SE de OK (definida na linha abaixo, e não no database)
    Audio.se_play("Audio/SE/" + "034-Switch03", 100, 100)
    # Parar BGM
    Audio.bgm_stop
    @zoom_effect = true
    @enable_cursor = false
    @novo_conf = true
    end
    if @a == true
    # Aqui o contador de frames é resetado para que se conte o Tempo de Jogo
    Graphics.frame_count = 0
    # Criar cada tipo de objetos do jogo
    $game_temp          = Game_Temp.new
    $game_system        = Game_System.new
    $game_switches      = Game_Switches.new
    $game_variables    = Game_Variables.new
    $game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
    $game_screen        = Game_Screen.new
    $game_actors        = Game_Actors.new
    $game_party        = Game_Party.new
    $game_troop        = Game_Troop.new
    $game_map          = Game_Map.new
    $game_player        = Game_Player.new
    # Configurar Grupo Inicial
    $game_party.setup_starting_members
    # Configurar posição inicial no mapa
    $game_map.setup($data_system.start_map_id)
    # Aqui o Jogador é movido até a posição inical configurada
    $game_player.moveto($data_system.start_x, $data_system.start_y)
    # Atualizar Jogador
    $game_player.refresh
    # Rodar, de acordo com o mapa, a BGM e a BGS
    $game_map.autoplay
    # Atualizar mapa (executar processos paralelos)
    $game_map.update
    # Mudar para a tela do mapa
    $scene = Scene_Map.new
    @zoom_effect = false
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Comando: Continuar
  #--------------------------------------------------------------------------
 
  def command_continue
    # Se Continuar estiver desabilitado
    unless $continue_enabled
      # Reproduzir SE de erro (definida na linha abaixo, e não no database)
      Audio.se_play("Audio/SE/" + "138-Darkness01", 100, 100)
      return
    end
    if @a == false
    # Reproduzir SE de OK (definida na linha abaixo, e não no database)
    Audio.se_play("Audio/SE/" + "034-Switch03", 100, 100)
    @zoom_effect = true
    @enable_cursor = false
    @continue_conf = true
    end
    if @a == true
    # Mudar para a tela de Carregar arquivos
    $scene = Scene_Load.new
    @zoom_effect = false
    end
  end
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Comando: Extras
  #--------------------------------------------------------------------------
   
  def command_extras# Se Creditos estiver desabilitado
    unless $extras_enabled
      # Reproduzir SE de erro (definida na linha abaixo, e não no database)
      Audio.se_play("Audio/SE/" + "138-Darkness01", 100, 100)
      return
    end
    if @a == false
    # Reproduzir SE de OK (definida na linha abaixo, e não no database)
    Audio.se_play("Audio/SE/" + "034-Switch03", 100, 100)
    # Parar BGM
    Audio.bgm_stop
    @zoom_effect = true
    @enable_cursor = false
    @extra_conf = true
    end
    if @a == true
    # Aqui o contador de frames é resetado para que se conte o Tempo de Jogo
    Graphics.frame_count = 0
    # Criar cada tipo de objetos do jogo
    $game_temp          = Game_Temp.new
    $game_system        = Game_System.new
    $game_switches      = Game_Switches.new
    $game_variables    = Game_Variables.new
    $game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
    $game_screen        = Game_Screen.new
    $game_actors        = Game_Actors.new
    $game_party        = Game_Party.new
    $game_troop        = Game_Troop.new
    $game_map          = Game_Map.new
    $game_player        = Game_Player.new
    # Configurar Grupo Inicial
    $game_party.setup_starting_members
    # Configurar posição inicial no mapa
    $game_map.setup(@mapa_extras)
    # Aqui o Jogador é movido até a posição inical configurada
    $game_player.moveto(@mapa_extras_x , @mapa_extras_y)
    # Atualizar Jogador
    $game_player.refresh
    # Rodar, de acordo com o mapa, a BGM e a BGS
    $game_map.autoplay
    # Atualizar mapa (executar processos paralelos)
    $game_map.update
    # Mudar para a tela do mapa
    $scene = Scene_Map.new
    @zoom_effect = false
    end
end
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Comando: Creditos
  #--------------------------------------------------------------------------
 
  def command_creditos
    # Se Creditos estiver desabilitado
    unless $credits_enabled
      # Reproduzir SE de erro (definida na linha abaixo, e não no database)
      Audio.se_play("Audio/SE/" + "138-Darkness01", 100, 100)
      return
    end
    if @a == false
    # Reproduzir SE de OK (definida na linha abaixo, e não no database)
    Audio.se_play("Audio/SE/" + "034-Switch03", 100, 100)
    # Parar BGM
    Audio.bgm_stop
    @zoom_effect = true
    @enable_cursor = false
    @credito_conf = true
    end
    if @a == true
    # Aqui o contador de frames é resetado para que se conte o Tempo de Jogo
    Graphics.frame_count = 0
    # Criar cada tipo de objetos do jogo
    $game_temp          = Game_Temp.new
    $game_system        = Game_System.new
    $game_switches      = Game_Switches.new
    $game_variables    = Game_Variables.new
    $game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
    $game_screen        = Game_Screen.new
    $game_actors        = Game_Actors.new
    $game_party        = Game_Party.new
    $game_troop        = Game_Troop.new
    $game_map          = Game_Map.new
    $game_player        = Game_Player.new
    # Configurar Grupo Inicial
    $game_party.setup_starting_members
    # Configurar posição inicial no mapa
    $game_map.setup(@mapa_creditos)
    # Aqui o Jogador é movido até a posição inical configurada
    $game_player.moveto(@mapa_creditos_x , @mapa_creditos_y)
    # Atualizar Jogador
    $game_player.refresh
    # Rodar, de acordo com o mapa, a BGM e a BGS
    $game_map.autoplay
    # Atualizar mapa (executar processos paralelos)
    $game_map.update
    # Mudar para a tela do mapa
    $scene = Scene_Map.new
    @zoom_effect = false
    end
  end

  #--------------------------------------------------------------------------
  # Comando: Sair
  #--------------------------------------------------------------------------
 
  def command_shutdown
    if @a == false
    # Reproduzir SE de OK (definida na linha abaixo, e não no database)
    Audio.se_play("Audio/SE/" + "034-Switch03", 100, 100)
    @zoom_effect = true
    @enable_cursor = false
    @sair_conf = true
    end
    if @a == true
    # Diminuir o volume de BGM, BGS e ME
    Audio.bgm_fade(800)
    Audio.bgs_fade(800)
    Audio.me_fade(800)
    # Sair
    $scene = nil
    @zoom_effect = false
    end
  end
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Teste de Batalha
  #--------------------------------------------------------------------------
 
  def battle_test
    # Carregar Banco de Dados para o Teste de Batalha
    $data_actors        = load_data("Data/BT_Actors.rxdata")
    $data_classes      = load_data("Data/BT_Classes.rxdata")
    $data_skills        = load_data("Data/BT_Skills.rxdata")
    $data_items        = load_data("Data/BT_Items.rxdata")
    $data_weapons      = load_data("Data/BT_Weapons.rxdata")
    $data_armors        = load_data("Data/BT_Armors.rxdata")
    $data_enemies      = load_data("Data/BT_Enemies.rxdata")
    $data_troops        = load_data("Data/BT_Troops.rxdata")
    $data_states        = load_data("Data/BT_States.rxdata")
    $data_animations    = load_data("Data/BT_Animations.rxdata")
    $data_tilesets      = load_data("Data/BT_Tilesets.rxdata")
    $data_common_events = load_data("Data/BT_CommonEvents.rxdata")
    $data_system        = load_data("Data/BT_System.rxdata")
    # Aqui o contador de frames é resetado para que se conte o Tempo de Jogo
    Graphics.frame_count = 0
    # Criar cada tipo de objetos do jogo
    $game_temp          = Game_Temp.new
    $game_system        = Game_System.new
    $game_switches      = Game_Switches.new
    $game_variables    = Game_Variables.new
    $game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
    $game_screen        = Game_Screen.new
    $game_actors        = Game_Actors.new
    $game_party        = Game_Party.new
    $game_troop        = Game_Troop.new
    $game_map          = Game_Map.new
    $game_player        = Game_Player.new
    # Configurar Grupo para o Teste de Batalha
    $game_party.setup_battle_test_members
    # Definir o ID do Grupo de Inimigos, a possibilidade de fuga e o Fundo de
    # Batalha
    $game_temp.battle_troop_id = $data_system.test_troop_id
    $game_temp.battle_can_escape = true
    $game_map.battleback_name = $data_system.battleback_name
    # Reproduzri SE de início de batalha
    $game_system.se_play($data_system.battle_start_se)
    # Reproduzir BGM de batalha
    $game_system.bgm_play($game_system.battle_bgm)
    # Mudar para a tela de batalha
    $scene = Scene_Battle.new
  end
end

#################################################################
#################################################################
#################################################################
#################################################################

#===========================================
# Scene_Save e Scene_Load (editado)
#-------------------------------------------
# edição por: zecomeia
# 13/04/2009
# agradecimentos: br_lemes
#-------------------------------------------
# Comentario:este é um script bem especifico
# portanto tendo mais utilidade para estudo
# ou simplesmente para utilizar o menu que
# o acompanha.
#-------------------------------------------
# descrição: Adicionado duas variaveis
#globais ao arquivo de Save, com o objetivo
#de utiliza-las para habilitar Extras no
#jogo.
#===========================================
=begin
Variaveis adicionadas ao save
$extras_enabled   
$credits_enabled

Os metodos acresentados são os seguintes, e com suas respectivas
funções:

class Scene_Save

save_extras 
#este metodo ao ser chamado pela classe Scene_Save, grava as
informações que já são salvadas normalmentes pelo save original
e mais a informação das duas variaveis globais citadas, lembrando
que usando este metodo será salvado o arquivo por cima do ultimo
arquivo escolhido(caso não tenha escolhido nenhum salvará por cima
primeiro).

write_save_data(file)
#na verdade esse metodo ja existe na classe de Scene_Save, mas
foi acrescentada a informação das duas variaveis globais citadas

class Scene_Load

read_extras_data(file)
#este metodo foi feito apenas para não necessitar editar o metodo
read_save_data(file) original, isso para manter o metodo original
da classe Scene_Load com suas caracteristicas intaquitas dando
a possibilidade do usuario escolher quando quer que seja lidas as
informações das duas variaveis globais adicionais ao inves de ser
resgatado o valor de ambas a todo comando de Load.
 
=end

class Scene_Save < Scene_File
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Gravando
  #    file : Gravando um arquivo
  #--------------------------------------------------------------------------
 
  alias copy_write_save_data write_save_data
  def write_save_data(file)
    copy_write_save_data(file)
    Marshal.dump($extras_enabled, file)
    Marshal.dump($credits_enabled, file)
  end
 
  def save_extras()
    @file_index = $game_temp.last_file_index
    filename = make_filename(@file_index)
    file = File.open(filename, "wb")
    write_save_data(file)
    file.close
  end
 
end

class Scene_Load < Scene_File
 
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Ler Dados do Arquivo
  #    file : arquivo que será lido (aberto)
  #--------------------------------------------------------------------------
 
  def read_extras_data(file)
    read_save_data(file)
    $extras_enabled = Marshal.load(file)
    $credits_enabled = Marshal.load(file)
  end
 
end

Perguntas Frequentes

Pergunta:nenhuma
Resposta:nenhuma

Créditos e Agradecimentos

Feito por zecomeia
Desenhado por aero
Ajuda indireta de br_lemes

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