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1MK - Custom Menu v 1.0 Empty MK - Custom Menu v 1.0 22/5/2012, 21:04

The Lucas Wugades

The Lucas Wugades
Membro Honorário III
Membro Honorário III
# MK - Custom Menu v 1.0 |
# Created by Shepher and MK-DarckY

Script para ajudar o fórum crescer, eu gostei muito doscript espero que goste tbm



Código:
# Colar em cima do MAIN ( Apague essa linha )#
#==============================================================================|
# MK - Custom Menu v 1.0                                                      |
#  Created by  Shepher and MK-DarckY                                          |
#------------------------------------------------------------------------------|
# Novo menu para RPG Maker(já ouvi gente falando que poderia ser o padrão)    |
#  É bem bonito, simples e com bastante recursos(não muitos mas irá ter muitos |
# aí pela frente).                                                            |
#------------------------------------------------------------------------------|
# Caracteristicas                                                              |
#  • Fundo personalizável                                                      |
#  • Imagem FOG(névoa atrás)                                                  |
#  • Imagem FOG com movimentos                                                |
#  • Música                                                                    |
#  • Pasta diferenciada para música do menu(não tão importante HAHA)'          |
#  • Opacidades para cada parte do menu                                        |
#  • Posições "Z" das janelas(posições para sobrepor uma janela ou imagem      |
#  • Textos que tiverem no menu podem ser trocados fácilmente                  |
#  • Ao mudar de menu(equipamente, skill, etc) não sai a música somente quando |
#    saí do menu.                                                            |
#  • Fundo trocável em qualquer parte do jogo                                  |
#  • Desabilitamento da música em qualquer parte do jogo                      |
#  • Trocar música no meio do jogo                                            |
#    Bom é isso por enquanto                                                  |
#------------------------------------------------------------------------------|
# Comandos para trocar partes do menu:                                        |
#  • $Fundo = "NomeDaImagem"  |TROCA A IMAGEM DE FUNDO                        |
#  • $Fog = "NomeDaImagem"    |TROCA A IMAGEM DE FOG                          |
#  • $Musica = true/false | Botar ou tirar a música respectivamente            |
#  • $Musicas = "nomedamusica" | Trocar a música                              |
#------------------------------------------------------------------------------|
# Caracteristicas nova versão                                                  |
#  • Música aleatória                                                          |
#  • Velocidade do deslocamento do FOG aleátorio                              |
#  • Ícones ao lado das opções                                                |
#  • Atualização no Window_Status                                              |
#    É isso também, vamo lá, fiquem ligados nas atualizações                  |
#==============================================================================|
module Shepher # Hahaha , adoro meu nick
  ##############################################################
  ############### CONFIGURAÇÕES DO MENU PRINCIPAL ##############
  ##############################################################
  # Nome da imagem de fundo do menu, deve estar na pasta System
  $Fundo = "" # Padrao = Fundo
  # Nome do arquivo da nevoa - Deve estar na pasta Pictures
  $Fog = "Fogi" # Padrão = fog
  # Opacidades #
  # Opacidade da nevoa
  OpacidadeFog = 230 # Padrao = 100
  # Opacidade da janela de gold
  OpacidadeGold = 110 # Padrao = 100
  # Opacidade da janela d status
  OpacidadeStatus = 105 # Padrao = 100
  # Opacidade da janela de comando
  OpacidadeComando = 121 # Padrão = 100
  # Opacidade da janela de Timer(tempo)
  OpacidadeTimer = 100
 
  # Posições Z - Aqui define qual janela fica na frente de qual #
  # Recomendo deixar as janelas todas iguais e para imagens diferentes #
  # Ex: Janelas = 200 | Fog(nevoa) = 100 | Fundo = 140 #
 
  # Posição Z do fog
  # Isso faz com que as janelas se sobreponham sobre o plano de funo e do fog :)
  # Sempre deixe as posiçoes Z das janelas maiores que a do plano de fundo e fog :P
  PosicaoFog_Z = 100 # Padrão 100
  # Posição Z do fundo
  PosicaoFundo_Z = 140 # Padrão 100
  # Posição Z da janela de gold
  PosicaoGold_Z = 200 # Padrão 200
  # Posição Z da janela de status
  PosicaoStatus_Z = 200 # Padrão 200
  # Posição Z da janela de comando
  PosicaoComando_Z = 200 # Padrão 200
 
  # Música no menu #
  Pasta = "BGM/" # Pasta onde fica a música OBS; Sempre deixe o / no final
  $Musica = true # Isso é se voce quer música no menu
  $Musicas = "Florestas"  # Se vc quiser música, qual será ela?
  Volume = 120 # Volume da muúsica do menu
 
  # Opçoes sobre o FOG
  # Recomendo as 2 velocidades serem iguais , se nao pode dar problema ^^
  VelocidadeX_Fog = 1.5 # Defina a velocidade do deslocamento para coordenada X
  VelocidadeY_Fog = 1.5 # Defina a velocidade do deslocamento para coordenada Y
 
  # Textos
  TextoLocal = "Area: " # Texto que aparece na janela local
  TextoTime = "Tempo de jogo:" # Texto que aparece na janela de Timer
end

#==============================================================================
# Window_MenuStatus
#------------------------------------------------------------------------------
# Janela que exibe os status dos membros da equipe no menu.
#==============================================================================

class Window_MenuStatus < Window_Selectable
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do objeto
  #    x : coordenada X da janela
  #    y : coordenada Y da janela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize(x, y)
    super(63, y, 418, 290)
    refresh
    self.active = false
    self.index = -1
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização
  #--------------------------------------------------------------------------
  def refresh
    self.contents.clear
    @item_max = $game_party.members.size
    for actor in $game_party.members
      draw_actor_face(actor, actor.index * 96 + 2, 2, 92)
      x = actor.index * 97 + WLH / 2
      y = 104
      draw_actor_name(actor, x, y)
      draw_actor_graphic(actor, x + 70, y + 150)
      draw_actor_class(actor, x , y + 120)
      draw_actor_level(actor, x, y + WLH * 1)
      draw_actor_state(actor, x, y + WLH * 2)
      draw_actor_hp(actor,  x + 5 , y + 60, 60)
      draw_actor_mp(actor, x + 5, y + 80, 60)
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização do cursor
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update_cursor
    if @index < 0              # No cursor
      self.cursor_rect.empty
    elsif @index < @item_max    # Normal
      self.cursor_rect.set( @index * 96, 0, 96, 250)
    elsif @index >= 100        # Self
      self.cursor_rect.set(0, (@index - 100) * 96, contents.width, 96)
    else                        # All
      self.cursor_rect.set(0, 0, contents.width, @item_max * 96)
    end
  end
end

class Scene_Menu < Scene_Base
  include Shepher
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do objeto
  #    menu_index : posição inicial do cursor
  #--------------------------------------------------------------------------
  def initialize(menu_index = 0)
    @menu_index = menu_index
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def start
    super
    # Criaçao das janelas #
    create_menu_background
    create_command_window
    @command_window.z = (Shepher::PosicaoComando_Z)
    @command_window.opacity = (Shepher::OpacidadeComando)
    @sprite = Sprite.new
    @sprite.bitmap = Cache.system($Fundo)
    @sprite.opacity = 155
    @sprite.z = (Shepher::PosicaoFundo_Z)
    @fog = Plane.new
    @fog.bitmap = Cache.picture($Fog)
    @fog.opacity = 55
    @fog.z = (Shepher::PosicaoFog_Z)
    @fog.opacity = (Shepher::OpacidadeFog)
    @gold_window = Window_Gold.new(384, 0) # 0,360
    @gold_window.z = (Shepher::PosicaoGold_Z)
    @gold_window.opacity = (Shepher::OpacidadeGold)
    @status_window = Window_MenuStatus.new(160, 0 + @gold_window.height)
    @status_window.z = (Shepher::PosicaoStatus_Z)
    @status_window.opacity = (Shepher::OpacidadeStatus)
    @local_window = Window_Local.new(0, @status_window.height + @gold_window.height,@status_window.height + @gold_window.height + 38)
    @tempo_window = Window_PlayTime.new(@local_window.width, @gold_window.height + @status_window.height)
    end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Fim do processo
  #--------------------------------------------------------------------------
  def terminate
    super
    dispose_menu_background
    @sprite.dispose
    @fog.dispose
    @command_window.dispose
    @gold_window.dispose
    @status_window.dispose
    @local_window.dispose
    @tempo_window.dispose
    $game_map.refresh
    $game_map.update
    $game_map.autoplay
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização da tela
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update
    super
    update_menu_background
    @sprite.update
    @command_window.update
    @gold_window.update
    @status_window.update
    @local_window.update
    @tempo_window.update
    @fog.ox += Shepher::VelocidadeX_Fog
    @fog.oy += Shepher::VelocidadeY_Fog
    Audio.bgm_play("Audio/"+ Shepher::Pasta + $Musicas, Shepher::Volume, 100) if $Musica == true
    if Input.press?(Input::B)
    Audio.bgm_stop 
    end
    if @command_window.active
      update_command_selection
    elsif @status_window.active
      update_actor_selection
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela de comandos
  #--------------------------------------------------------------------------
  def create_command_window
    s1 = Vocab::item
    s2 = Vocab::skill
    s3 = Vocab::equip
    s4 = Vocab::status
    s5 = Vocab::save
    s6 = Vocab::game_end
    @command_window = Window_Command.new(544 - 160, [s1, s2, s3, s4, s5, s6], 6, 0, 10)
    @command_window.index = @menu_index
    @command_window.x = 0
    if $game_party.members.size == 0          # Se não houver membros na equipe
      @command_window.draw_item(0, false)    # Desabilita "Items"
      @command_window.draw_item(1, false)    # Desabilita "Habilidades"
      @command_window.draw_item(2, false)    # Desabilita "Equipamentos"
      @command_window.draw_item(3, false)    # Desabilita "Status"
    end
    if $game_system.save_disabled            # Se salvar for proibido
      @command_window.draw_item(4, false)    # Desabilita "Salvar"
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização da escolha de comando
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update_command_selection
    if Input.trigger?(Input::B)
      Sound.play_cancel
      $scene = Scene_Map.new
    elsif Input.trigger?(Input::C)
      if $game_party.members.size == 0 and @command_window.index < 4
        Sound.play_buzzer
        return
      elsif $game_system.save_disabled and @command_window.index == 4
        Sound.play_buzzer
        return
      end
      Sound.play_decision
      case @command_window.index
      when 0      # Item
        $scene = Scene_Item.new
      when 1,2,3  # Habilidades, equipamento, status
        start_actor_selection
      when 4      # Salvar
        $scene = Scene_File.new(true, false, false)
      when 5      # Fim de jogo
        $scene = Scene_End.new
      end
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Início da seleção de herói
  #--------------------------------------------------------------------------
  def start_actor_selection
    @command_window.active = false
    @status_window.active = true
    if $game_party.last_actor_index < @status_window.item_max
      @status_window.index = $game_party.last_actor_index
    else
      @status_window.index = 0
    end
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Fim da seleção de herói
  #--------------------------------------------------------------------------
  def end_actor_selection
    @command_window.active = true
    @status_window.active = false
    @status_window.index = -1
  end
  #--------------------------------------------------------------------------
  # Atualização da seleção de herói
  #--------------------------------------------------------------------------
  def update_actor_selection
    if Input.trigger?(Input::B)
      Sound.play_cancel
      end_actor_selection
    elsif Input.trigger?(Input::C)
      $game_party.last_actor_index = @status_window.index
      Sound.play_decision
      case @command_window.index
      when 1  # Habilidades
        $scene = Scene_Skill.new(@status_window.index)
      when 2  # Equipamento
        $scene = Scene_Equip.new(@status_window.index)
      when 3  # Status
        $scene = Scene_Status.new(@status_window.index)
      end
    end
  end
 class Game_Map
  attr_reader  :map_id
  def namemap
    $name_map = load_data("Data/MapInfos.rvdata")
    $name_map[@map_id].name
  end
 end
class Window_PlayTime < Window_Base
 
  def initialize(x,y)
    super(x, y, 160, 72)
    self.x = x # Cordenada X
    self.y = y # Cordenada Y
    self.back_opacity = Shepher::OpacidadeTimer # Opacidade(Transparência)
    refresh
  end
 
  def refresh
    self.contents.clear
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(2, -4, 120, 24, Shepher::TextoTime)
    @total_sec = Graphics.frame_count / Graphics.frame_rate
    hour = @total_sec / 60 / 60
    min = @total_sec / 60 % 60
    sec = @total_sec % 60
    text = sprintf("%02d:%02d:%02d", hour, min, sec)
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(4, 20, 120, 24, text, 2)
  end
 
  def update
    super
    if Graphics.frame_count / Graphics.frame_rate != @total_sec
      refresh
    end
  end
end
end
 class Game_Map
  attr_reader  :map_id
  def namemap
    $name_map = load_data("Data/MapInfos.rvdata")
    $name_map[@map_id].name
  end
 end

class Window_Local < Window_Base

    def initialize(x,y,width)
    super(x, y, width, 72)
    refresh
  end

  def refresh
    self.contents.clear
    self.contents.font.color = system_color
    self.contents.draw_text(0, 2, 200, 32, Shepher::TextoLocal)
    self.contents.font.color = normal_color
    self.contents.draw_text(60, 2, 210, 32, $game_map.namemap.to_s)
end
end
 

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2MK - Custom Menu v 1.0 Empty Re: MK - Custom Menu v 1.0 30/5/2012, 03:53

Mateushurley

Mateushurley
Membro II
Membro II
Kd os Prints??

3MK - Custom Menu v 1.0 Empty Re: MK - Custom Menu v 1.0 30/5/2012, 04:06

BrunoFox

BrunoFox
Administrador
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Tópico Bloqueado!

Sem os graphics que precisa, script não funciona e sem prints,


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