Templo RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Meu 1º Projeto - Parte 2 Empty Meu 1º Projeto - Parte 2 29/12/2011, 03:08

TAXD

TAXD
Membro III
Membro III
Créditos: Flávio Henrique por criar, TAXD por disponibilizar e Re-formatar e da Extinta RPG Maker Brasil de onde saiu o tutorial.




A História Principal

Tutorial escrito por Flávio Henrique em 06/01/2007

No primeiro passo, você aprendeu o básico do básico, claro, só aquilo poderá deixá-lo com dúvidas, mas tenha calma, nada se resolve as pressas, então vamos a mais um passo, aproveitem:

Iniciando

Bem, nós sabemos que todo jogo tem uma história principal ou se preferir uma história base, que normalmente é a história que você cria (Lógico), mas ela tem de ser bem trabalhada, não é para fazer ela em segundos e nem em minutos, pois será raro ela ficar bem.

Em qual tempo se passará o seu jogo?

Podemos determinar as variações de tempo de uma maneira bem simples, como: Presente, Passado e Futuro, pode ser caracterizado também como:
Moderno - Esse geralmente é baseado em um tempo presente, então as história pode ter um conteúdo, como: Zumbis, Vampiros, Mutações Genéticas, Um Ínicio do Avanço Tecnológico ou Biológico, etc. Resumindo: Conteúdos que façam parte de tempos atuais, já que é presente (que lógico).
Medieval - Esse já é baseado em um período bem antigo, suas histórias geralmente apresentam um conteúdo como: Deuses, Magos, Seres das Trevas, Monstros de Todas as Espécies, Magias, Encantamentos, Artefatos Mágicos, etc. Resumindo: Conteúdos que expressam o passado medieval, onde ainda era formado por impérios, reis, etc.
Futurístico - Esse é baseado em tempos bem distantes, só que agora lá no futuro, onde geralmente a Tecnologia é bem avançada, e apresentam: Robôs, Máquinas Inteligentes, Humanos Escravizados, Exploração do Espaço, etc. Resumindo: Conteúdos que falem sobre um futuro onde as máquinas predominavam ou onde a raça humana já é quase ou totalmente extinta.

Isso serve apenas como base, não precisa ser exatamente o Medieval, pode ser outra coisa do tanto que represente o passado. Exemplo: Se você escolher por exemplo o tempo Medieval, então é lógico que a história se passe mesmo pelo passado (isso também é lógico de novo), então não me venha aparecer com um TV durante esta época, pelo amor de deus.

Como você já sabe que quando fizer a história seja no tempo que for, vai decidir a maneira que será o jogo, nos mapas, no enredo e tudo que complementa um jogo.

Como criar uma história original?

Isso hoje em dia está muito difícil de ser feito, já é raro encontrar uma história que seja totalmente original, mas claro, não impossível.

Mas em primeiro lugar, eu digo uma regra importante que é: Nunca copie nada de ninguém. Você tem que pensar em tudo que nunca foi feito para poder pôr na sua história, assim, evitando que ela se torne o famoso Clichê.


O que é uma história clichê?

Você deve se perguntar isso né? Mas tentarei explicar para quem não sabe, isso já é praticamente impossível, afinal de contas, uma boa parte sabe.

Para quem não sabe, uma história clichê é aquele tipo de história que você vê milhares de vezes em diferentes projetos, como por exemplo:

Um herói que morava em uma vila que teve seus pais assassinados por um mago das trevas que o odiava e o principal objetivo é matar quem fez isso com seus pais, sendo o escolhido, ele terá que usar os cristais elementais para destruir o inimigo.


Vamos ao erro dessa história:
Herói que Mora em Vila - Por que o herói tem sempre que morar em vila, não poderia ser uma Cidade ou um Castelo? E por que ele tem de ser pobre?
Pais Assassinados - Por que eles têm que morrer? E outra coisa que se nota também é que quando é Herói, quem morre é a Mãe e quando é Heroína, quem morre é o Pai, chega a ser cansativo e até mesmo previsível.
Vilão que Odeia o Herói - Ninguém nem sabe o porquê dele odiar tanto o herói e essa parte da história fica perdida, mas aí você lembra "Mas ele é o escolhido", porém ...
Herói ser Escolhido - Ser escolhido por quem? O Deus apontou o dedo e escolheu? Na maioria das vezes você não sabe por quem essa criatura foi escolhida, mas muitos deixam essa parte da história perdida no jogo.
Cristais Elementais - Essa história é usada e muito e essa as vezes se perde a história, por exemplo: De onde surgiram esses cristais? E por quem foram criados ou pelo o quê?

Essas histórias você já deve ter visto muitas vezes, mas você deve estar pensando Poxa! o meu jogo então é um {Chingamento Censurado}! Não se engane, pois um jogo assim dá pra resgatar, veja por exemplo:

Um herói chamado Alex morava em uma vila pacata perto da Cidade de Matreb e era muito reconhecido por onde passava, devido ao seus grandes talentos na arte da luta, porém um dia, seus pais foram assassinados por um terrível Feiticeiro chamado Kayser que queria um artefato que o seu pai havia conseguido que serviria para desencadear a fúria dos Deuses Elementais que protegiam os seus respectivos cristais, após isso o Feiticeiro foi embora, deixando Alex diante de seus pais mortos...

Poucos dias se passsaram e Alex decidiu vingar a morte de seus pais, indo atrás do Feiticeiro, porém essa jornada não seria em busca só de vingança, muitas coisas estão envolvidas, muitos amigos o ajudarão a acabar com esse sentimento e restaurar a paz no mundo.



Bem, eu não disse em momento algum que ía acabar com o clichê, mas deu uma melhorada boa, comparada a outra. Vejamos os pontos de antes:

Herói que Mora em Vila - Continua morando em uma vila, mas pelo menos é perto de uma cidade (hehehe).
Pais Assassinados - Morreram, mas serviu para desencadear algum motivo para o herói ir atrás do principal vilão, mas continua um pouco clichê.
Vilão que Odeia o Herói - Ele não odeia o herói, ele só destrói aqueles que ficam no seu caminho e se o herói está indo atrás dele, o que acha que vai acontecer?
Herói ser Escolhido - Tirei essa parte, porém ele entrará na história sem ser escolhido nem nada, mas terá apoio de amigos.
Cristais Elementais - Continuaram a ficar, mas pelo menos dei uma bela desculpa para a história de cada, pode notar bem na história que eu coloquei Deuses Elementais, assim explica um pouco a existência dos cristais, mas não tudo, pois você terá de explicar no jogo. Continua clichê.

Estou sem criatividade para criar uma história?

Existem meios de onde você pode tirar com base para a história do seu jogo, mas lembre-se é só para se ter uma base e não copiar.

Onde posso conseguir, poderia falar?

Meu deus, que falta de criatividade, mas bem, posso citar os seguintes meios:

Livros - Se conseguir pegar um com um conteúdo ao seu gosto, dá pra fazer, como: História Grega, Egípcia, Nórdica, pode ser também História de Deuses, são ótimos para um jogo no estilo medieval.
Net-Books - São praticamente livros que são conseguidos na Internet, mas pode se encontrar bons contos, histórias mágicas, etc.
Filmes - São bons também para criar jogos, por exemplo: O Senho dos Anéis, esse foi o filme que usei para conseguir uma base ao meu jogo, mas pode ser qualquer outro e de qualquer gênero.
Desenhos Animados - São maravilhosos para isso, mas aconselho mais os japoneses, pois apresentam uma história impecável.

Eixstem inúmeros métodos para se fazer uma boa história, mas com isso dá para ao menos você ter uma base para criar uma história legal que servirá para o seu lindo jogo.

Acabei a história, e agora?

Bem, se você conseguiu fazer algo, meus parabéns, mas agora eu saio de cena, melhor dizendo, saio do tuto, afinal de contas, quem sabe os mistérios que serão colocados no jogo é você mesmo e é disso que a história necessita.

Mas não tem nem um conselho?

Que exploração, mas bem, vou dar uma dicas básicas que até mesmo você sabe:

Quando conseguir fazer a história, tentem não contar tudo no ínicio do jogo, vai desenrolando aos poucos e tente manter a história principal até o fim.

Evitem fazer histórias confusas demais, aquele tipo de história sem pé e nem cabeça, se der não tem nem os braços (hehehe). Evite isso, poderá correr o risco de parecer algo japonês.

Mas o mais importante de tudo é tentar fazer algo extraodinário e imprevisível.

Finalizando

Primeiramente, agradeço a sua atenção e também a sua paciência, aguarde o próximo passo e seja um Maker feliz de novo e sempre, principalmente com um joguinho legal.

http://www.acavernadodragao.com.br/forum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos