Templo RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Meu 1º Projeto - Parte 4 Empty Meu 1º Projeto - Parte 4 29/12/2011, 03:12

TAXD

TAXD
Membro III
Membro III
Créditos: Flávio Henrique por criar, TAXD por disponibilizar e Re-formatar e da Extinta RPG Maker Brasil de onde saiu o tutorial.




Sistemas, quais usá-los e como usá-los?

Tutorial escrito por Flávio Henrique em 06/01/2007

No terceiro passo, você aprendeu a como desenvolver um bom personagem para o seu jogo, mas agora passaremos para um outro passo que são os Sistemas.

Iniciando

Primeiramente devo avisar que não explicarei tudo detalhadamente como fazer Menus, Batalhas e entre outros sistemas mais complexos. O que eu vou explicar aqui é sobre como usar os sistemas e orientar você para saber qual usar, então vamos lá.

Para que servem exatamente esses sistemas?

Geralmente servem para dar um toque inovador ao jogo através dos Menus e Batalhas. Podem ser feitos através dos Scripts RGSS no caso do RPG Maker XP ou Programação normal. Vamos falar sobre cada um:

Scripts RGSS - Através do códigos, você é capaz de criar variados sistemas bem legais, porém, complexos demais para você que é iniciante, então aconselho que começe com a Programação normal, pois é um pouco mais fácil.
Programação Normal - No caso da programação, você pode criar variados sistemas, mas agora através dos famosos Switchs, Variáveis, Pictures, etc. Esse método é válido para o RPG Maker 2000 / 2003 / XP.
Quanto ao uso dos sistemas no geral, eles servem mais para inovar o jogo, mas não são exatamente obrigatórios o uso deles.

Como posso usá-los no meu jogo?

Como já disse, você pode fazer através de programação, geralmente através dos Switchs e Variáveis e as vezes até umas Pictures. Mas existe algo mais complexo do que só esses métodos.

No caso dos Scripts, você pode adicioná-los ao Editor de Scripts, nesse local você pode também remover, copiar, editar e entre outras opções.

Eu não sei fazer nada disso, tem como conseguir?

Seria bom cada um poder mostrar sua criatividade, mas quando não dá, aí nos temos que improvisar procurando.

Para procurar no caso de cada um dos programas, então é só fazer isso:
RPG Maker 2000 / 2003 - Não há muita dificuldade de encontrar alguns tutos que ensinem a como acrescentar sistemas nesse programa, mas em caso de dúvida, então peça ajuda.
RPG Maker XP - Para esse programa é muito mais fácil implementar os sistemas para esse programa, afinal de contas, Scripts é o que mais tem por aí. Você também pode dar uma editadas nos Scripts só apra inovar.

Tem como eu fazer esses sistemas para o meu jogo?

Sim, através de tutoriais, conseguindo aprender você pode: Criar seus próprios Menus, Seu estilo de Batalha, Melhorar seus Quests e muitas outras coisas e isso é válido para o RPG Maker 2000 / 2003 e XP.

No caso do RPG Maker XP, como já falei, você pode dar umas editadas nos Scripts já existentes só para ir aprendendo.

O que o meu jogo ganha com esses sistemas?

Se você for fazê-los, bem, se tornará um jogo muito inovador e você vai ficar até famoso e ter seu nome no sistema (xD Hehehe), mas que vai tornar o seu jogo mais interessante, isso vai.

Se você for caçá-los por aí, bem, ele pelo menos se tornará diferente ao do padrão, mas podemos dizer que ele possa se tornar inovador devido ao bom uso dele.

Uma coisa que pode ser notada em jogos é o exagerado uso de sistemas, que de vez em quando podem se tornar até inúteis. Não se enganem pensando que sistemas é tudo que um jogo precisa para ser o melhor.

Existe alguma forma desses sistemas prejudicarem meu jogo?

Se o sistema feito estiver todo correto em suas Variáveis e Switchs ou no caso do RPG Maker XP, nos códigos dos Scripts, então não há o que se preocupar, mas há uma possibilidade de erro, então é sempre bom testar antes os sistemas para depois pôr no jogo.

Outra coisa que pode acontecer é quando você usa exageradamente muitos Scripts no seu jogo, surgindo assim os Bugs. Então é bom tomar uma certa cautela (cuidado) com o uso de muitos sistemas.

Mais algum conselho?

Como assim? Eu já dei vários conselhos (xD hehehe). O negócio é só você dar umas lidinhas nos Tutoriais para poder aprender a criar os sue próprios sistemas e dizer Fui eu que fiz! (xD hehehe). Aprender na prática também ajuda muito.

Finalizando

Bem, na verdade não dá para dar uam explicação sobre tudo, mas tentei explicar o básico sobre o uso de sistemas, mas agora o resto é com vocês.

Obrigado mais uma vez por ter lido e aguarde o próximo passo em que falarei sobre os Mapas do nosso jogo, pois agora pelo menos terá ilustrações (xD figurinhas).

http://www.acavernadodragao.com.br/forum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos