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1Meu 1º Projeto - Parte 3 Empty Meu 1º Projeto - Parte 3 29/12/2011, 03:10

TAXD

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Membro III
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Créditos: Flávio Henrique por criar, TAXD por disponibilizar e Re-formatar e da Extinta RPG Maker Brasil de onde saiu o tutorial.




Desenvolvendo os Personagens

Tutorial escrito por Flávio Henrique em 06/01/2007

No segundo passo, você aprendeu a como criar uma história legal mesmo que seja aquele terrível clichê, porém, agora falta o que vai complementar a história e geralmente tudo depende deles: Os personagens.

Iniciando

Quando falo que tudo depende deles, é porque são eles que dão rumo a história principal e até mesmo outras histórias dentro do jogo, afinal de contas, são eles que usamos para jogar (Lógico).

Como escolher personagens que se "adequem" ao jogo?

Tudo depende do tempo em que se passa o jogo (aqueles que eu falei no 2º passo), com isso, você poderá escolher esses personagens, sabendo a que classes pertencem, você saberá mais ou menos o que escolher, mas em caso de dúvida:

Modernos - Geralmente são usados: Pessoas Normais, Mutantes, Atiradores, Ladrões, Lutador de Artes Marciais, Mafiosos, etc.
Medievais - Geralmente são usados: Magos, Soldados, Lanceiros, Cavaleiros, Guardiões, Arqueiros, Anjos, Demônios, etc.
Futurísticos - Geralmente são usados: Robôs, Pessoas Normais, Aniquiladores, Soldados Robóticos, Monstros, etc.
Na verdade são só algumas, mas tudo depende da sua criatividade, você pode criar novas classes para ter no seu jogo.

Para selecionar bons personagens, é bom que você varie as classes ou uma escolher que todos sejam da mesma classe, porém, com habilidades diferentes.

E quanto ao visual do personagem?

O visual do personagem também conta, aqueles heróis medievais com suas famosas armaduras se tornam enjoativos, então é bom variar um pouco no visual.

Lembre-se que o visual do personagem também denúncia a descrição dele, claro, isso não é válido para todos, mas uma maioria, sim.

Tente procurar um Character com um visual legal, não que isso seja realmente importante, mas é sempre bom ver isso.

Consegui os personagens, mas como encaixar eles dentro da História?

Para encaixá-los no jogo você deverá fazer antes a história de cada um, agora você deve estar pensando Criar história de cada um é muito difícil! Bem, é isso mesmo, mas depende da quantidade de personagens que for usar.

Fazer a história de cada um é bom, pois você dá vida à eles, ajuda também no desenvovimento da história principal do jogo, pois é essencial você fazer uma ligação entre os Personagens e A História Principal.

Como criar a História de cada Personagem?

Bem, vou explicar um método legal criado até por mim mesmo que serve para você ter uma base do que fazer, mas não faço milagres (xD hehehe), vamos tentar:

Veja primeiro a quantidade de personagens que você tem e elabore as histórias ou a vida de cada um, como preferir. Por exemplo:

Alex:

Para fazer a história dele, vamos fazer uma pequena ficha que poderá servir para todos os personagens:
Nome - Aqui será colocado o nome do seu personagem. Serve para identificar.
Idade - Aqui será colocado a idade do personagem. Serve para designar a maturidade do personagem em relação aos outros.
Classe - Aqui será colocada a classe do qual seu personagem faz parte. Serve para saber o que ele faz, treinou, aprendeu, etc.
Objetivo no Jogo - Aqui você colocará qual a função dele no jogo. Serve para saber sobre qual é o fundamento dele no jogo.
Personalidade - Aqui você colocará as características do personagem, os sentimentos, etc. Serve para designar sobre como ele será durante o jogo.
História - Aqui você colocará a história de vida do personagem. Esse serve, e muito, essa parte pode ser considerada a mais importante, pois é onde a história do Personagem se mistura ao da História Principal.
Envolvimento Geral - Aqui serve para você falar sobre o envolvimento dele com os outros Personagens e a História. Serve também para fazer as ligações entre tudo de uma maneira geral, até mesmo os NPC's.

Feito isso, ficará assim:
Nome - Alex (Se quiser colocar um nome inteiro, pode).
Idade - 16 Anos (È mais jovem e não conhece tudo sobre a vida).
Classe - Guerreiro (Forte em batalhas, mas possue uma fraqueza enorme quanto a magia).
Objetivo no Jogo - Cumprir sua Vingança e Restaurar a Paz Mundial (Possue desejos incontroláveis e fará um bem a humanidade).
Personalidade - Forte, Destemido, Corajoso e tem um desejo de Vingança (Você pode acrescentar mais alguma coisa, mas deve manter a personalidade dele durante todo o jogo, pois se ele for Corajoso, então ele não vai fugir de uma batalha).
História - Alex é um grande guerreiro que teve os seus pais assassinados por um Feiticeiro chamado Kayser, após ao acontecimento, ele só deseja se vingar dele, mas aos poucos ele conhecerá amigos que o ajudarão nessa jornada (Essa história consegui, a partir da História Principal, mas tentem improvisar as dos outros).
Envolvimento Geral - Ele é apaixonado pela Leena que é filha do Rei de Lawrence que tem um grande guerreiro chamado Kyros que comando um exército real pra atacar o grande Feiticeiro Kayser (Com essa história eu fiz a ligação entre a história e os personagens, que são: Alex, Leena e Kyros, mas não é necessário fazer ligações entre todos os personagens, mas com a história sim).

Acho que isso deve ajudar a criar uma boa história para eles, mas não tudo, pois a criatividade para cada história virá de cada um de vocês. Inevitável.

Não entendi nada do que você disse, o que eu faço?

Bem, basta você se basear em outros personagens, como de Livros, Desenhos, Filmes, Novelas, Sua mãe (xD hehehe) e outras coisas.

Dando personalidade aos Vilões?

Eu quase que esquecia dessa parte, temos que lembrar que os vilões também têm personalidade e pode ser usada a mesma ficha que foi usada para os personagens principais.

Como os heróis, os vilões possuem seus sentimentos, apesar de serem cruéis, malvados e tudo mais de ruim, lembre-se, isso é considerado um sentimento, não se engane.

Outra coisa, não faça vilões previsíveis demais e que so têm o objetivo de destruir o mundo e o herói (isso é horrível).

Faça vilões inteligentes, principalmente os principais, os outros podem fazer à sua maneira, menos inteligentes, fazendo eles mais brutos.

Vilões principais devem ser fortes, pois não tem nada mais sem graça do que vilão em que você destrói em questão de segundos, mas não exagere.

Para não dizer que eu não falei (xD hehehe), você pode baseá-los em outros personagens como de Novelas, Filmes, Desenhos, Livros e entre outras coisas.

Pronto, mas e agora tem mais alguma coisa?

Pronto? Nossa! pensei que tinha mais uma pergunta sobre o outro assunto (xD hehehe), mas voltando ao assunto:

Se quiser você pode montar histórias dos NPC's (Para quem não sabe, são os personagens que não são controlados), usando aquela mesma ficha, mas não precisa fazer de todos não, mas só daqueles que tem uma certa importância no jogo.

Podia me dar mais algum Titio Flávio?

Mas que é isso? Não gosto de ser Titio, sou muito jovem, mas respondendo a pergunta, sim, tenho alguns conselhos:

Crie uma boa variedade de personagens, é muito enjoativo ficar com o mesmo personagem, mas claro, isso não é válido para todos, não é obrigatório.

Outra base para a criação de personagens, são os nossos parentes, mas caso so seus parentes sejam chatos, então esqueça (xD hehehe).

E lembre-se do que eu disse O Personagem sempre deve ter ligação com a História Principal.[/justify]

Finalizando

Agradeço mais uma vez a sua atenção e espero tê-lo ajudado no que precisava, mas caso aqui não tenha, então pergunte, estarei aqui para responder e aposto que outros também. Isso é válido para todos os passos.

Seja um Maker feliz e aguarde os próximos passos.

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