Templo RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Meu 1º Projeto - Parte 5 Empty Meu 1º Projeto - Parte 5 29/12/2011, 03:14

TAXD

TAXD
Membro III
Membro III
Créditos: Flávio Henrique por criar, TAXD por disponibilizar, Re-formatar e re-upar fotos e da Extinta RPG Maker Brasil de onde saiu o tutorial.




Melhoramento e Detalhamento nos Mapas

Tutorial escrito por Flávio Henrique em 06/01/2007

No quarto passo, eu expliquei o básico do básico sobre sistemas, claro, foi algo pouco, mas pelo menos foi alguma coisa (xD hehehe). Agora eu explicarei sobre a parte importante de um jogo que são os Mapas.

Iniciando

Sabemos que a parte gráfica de um jogo é muito importante, pois é a parte onde você trabalha todo o cenário por onde os Personagens e a História do Jogo vão Atuar.

Por onde eu começo para criar meus mapas?

Para você poder construir mapas, você deve começar bem do ínicio mesmo, principalmente naquela parte que geralmente você usa para contruir os mapas que são chamados: Recursos.

Então é aqui onde você começa a procura deseperada em catar recursos que se adequem ao estilo de jogo trabalhado.

Como faço para encontrar esses recursos?

Não será algo tão difícil, eu vou ter que ensiná-los os meus segredos sobre como caçar recursos, então vamos lá:

Vamos usar um site de pesquisas qualquer como o Google, esse site será um ajudante e tanto na caça (xD hehehe).

Usando a opção Pesquisar você poderá escrever por exemplo: Recursos RPG Maker 2000 (2000 ou 2003 ou XP) , depois aparecerão várias páginas sobre o que deseja, porém nem todas serão realmente recursos para RPG Maker, então leia bem antes de entrar em qualquer página.

Caso não consiga com essa opções, então tente palavras ou frases em línguas diferentes por exemplo: Resource (Inglês) - Ressourcen (Alemão) - Risorse (Italiano)e entre outros.

Não precisa ser exatamente essa palavras, você pode especificar logo o que como por exemplo: Tileset - Chipset - Charset - Battlers - BGM e entre outros dos quais você já conhece.

Outro método que pode ser usado é pedir para alguém para procurar ou para fazê-lo. Não custa nada ajudar e quando essa pessoa ajudá-lo na criação, dê os seus devidos créditos.

Tem como eu fazer meus próprios recursos?

Sim, há uma maneira de fazer seus próprios recursos. É só você ter um pouco de experiência com pixels ou usar um programa como o Face Maker.

Usando programas como o Photoshop, você pode criar lindas Titles, Game Overs, Pictures e tudo mais.[/justify]

Tudo bem, já peguei os recursos que eu queria, e agora?

Oras, vamos construir os mapas. Vou dar umas dicas básicas sobre como criar um bom mapa, quero dizer, ao menos tentar (xD hehehe).

Em primeiro lugar, prepare o seu Tileset ou Chipset que eu explicarei e mostrarei alguma coisinhas:

Mapas Geométricos - Evitem fazer isso, não existe coisa pior do que mapas que são redondos demais ou quadrados demais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mapas sem Sentido - Evitem fazerem mapas que sejam totalmente sem sentido, como: Árvores distantes demais uma das outras, Casas desalinhadas ou praticamente sem janelas, Casa pequena por fora e grande por dentro, etc.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mapas Extensos - Não existe coisa pior do que uma mapa de 120 x 80 onde não tem nenhum tipo de detalhe e é mais extenso do que dar uma viajem ao Japão (xD hehehe).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mapas Tortos - Evitem fazerem mapas que mesmo sendo irregulares são totalmente tortos, pois parecem mau construídos, é simplismente terrível.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mapas Vazios - Sempre tente pôr algum detalhe no seu mapa, pois isso ajuda na beleza do mapa e ainda tapa uns buracos (xD hehehe).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mas o mais importante disso tudo é que você sempre deve pôr detalhes nos mapas, são eles que fazem a diferença, caso não acredite, então veja:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Não ficou lá essa maravilhas, mas deu uma melhorada muito boa mesmo, os detalhes no mapa deixaram ele mais bonito.

Como colocar todos esses detalhes nos mapas?

A primeira coisa a fazer e que é bem prática que é ver aquela parte vazia do mapa, que parece sem graça, sem vida, um monte de nada num só canto do mapa (xD hehehe), vendo essas partes vazias vocês poderão colocar detalhes, mas não me venha fazer uma mapa com detalhes exagerados e extravagantes, por favor.

Para não ficar algo muito feio, tente colocar os detalhes de forma irregular, pois tudo medido demais acaba ruim, não sei como ensinar a vocês a como montar um mapa, pois só cada pessoa fazendo para saber como vai ficar e eu também nem sei montar mapa direito (xD hehehe).

Existe mais alguma coisa que dá para fazer nos mapas?

Sempre tem, mas você pode tentar acrescentar alguma coisa a partir do cenário que vai usar, por exemplo: Um vilarejo que fica em uma área gelada, bem, é provável que lá deve nevar, bem, nem sempre, mas você pode fazer nevar, se for outono, faça folhas caírem, etc.


Outra coisa que pode se acrescentada ao cenário são o NPC's que apesarem de serem simples characters, eles pelo menos dão vida a uma cidade por exemplo, coloque uma quantidade boa, pois fazer uma cidade com 2 ou 3 pessoas não dá mesmo.


Poderar também fazer variações de climas, mas isso só pode ser feito a partir de Scripts no RPG Maker XP ou através de uma Programação Normal, mas ajudam nos cenários.


Acabei o mapa e agora?


Lembre-se que os mapas devem fazer um certo sentido com o estilo de jogo trabalhado, pois serão nos mapas que a história e os personagens irão dar vida ao jogo.


Finalizando


Bem, encerramos mais um passo e por incrível que pareça eu não me contentei com esse passo, então qualquer crítica será aceita como sempre. No próximo passo eu explicarei sobre como você deve apresentar o seu projeto. Obrigado por sua atenção e até mais.

http://www.acavernadodragao.com.br/forum

-Happy-

-Happy-
Membro IV
Membro IV
muito bom ajudara varios inicianter
por disponibilizar e a iniciativa você
acabou de ganhar +1reep

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos