1 Meu 1º Projeto - Parte 1 29/12/2011, 03:05
TAXD
Membro III
Créditos: Flávio Henrique por criar, TAXD por disponibilizar e Re-formatar e da Extinta RPG Maker Brasil de onde saiu o tutorial.
Tutorial escrito por Flávio Henrique em 06/01/2007
Vamos como bem do ínicio sobre como iniciar um bom projeto, bem, pelo menos fazer algo melhor, mas falarei só sobre a criação do nome, pois o resto será explicado com detalhes nos próximos passos, então aproveitem:
Quando nós fazemos o nosso primeiro jogo, geralmente cometemos erros gravíssimos, porém não queremos notar isso, no ínicio a maioria não admite o erro, mas tudo bem, estou aqui justamente para você tentar ao menos evitar isso e aceitar as críticas de uma maneira proveitosa, então vamos ao primeiro passo:
Bem, essa parte não chega a ser tão difícil, porém tem que tomar cuidado para não fazer um nome totalmente sem sentido ou que não tem nada a ver, então vamos a uns exemplos conhecidos:
• As Aventuras de Joãzinho - Quantos já não viram usar um nome desses para um jogo, geralmente é porque a pessoa está sem criatividade e joga o nome do herói no título.
• O Antigo Templo Sagrado dos Deuses Dragões Dourados Imortais - Pra que usar um nome totalmente absurdo desses para um jogo? não é necessário, dá para resumir e sem contar que colocar isso na Tela de Título do seu jogo vai ser um pouquinho extenso.
• Deuses Elementais - Bem, isso já denuncia que o jogo já é clichê, não darei muitas explicações, pois isso esclarecerei no próximo passo, mas para aqueles que conhecem, já sabem que é bom evitar.
• O Reino dus Dragao - O que é isso? já viu que o jogo deve ser uma maravilha e sem contar que o autor deve ser um aluno presente nas aulas de português. Erros ortográficos são um caso sério e ainda destroem a imagem do seu jogo.
• Lejend of Knigths - Não que eu tenha nada contra a usar Títulos em inglês, mas pior que erro de português é não saber inglês e ainda passar uma vergonha dessas. Se não sabem, então não usem.
• Final Fantasy - Não tenho também nada contra, mas usar nomes de jogos tão conhecidos demostram falta de capacidade de criar um próprio, eu realmente não aconselho, mas se usar, tudo bem.
Esses são só alguns erros que se iniciam até mesmo no título do jogo e você nem sabe ou também não quer saber, pense bem o nome do jogo influencia até mesmo na divulgação.
Em primeiro lugar, nunca faça nenhuma das coisas que eu citei acima nos títulos, segundo lugar, sempre tente buscar um nome original e veja se não há um mesmo de um outro Autor, assim evita confusões.
Outra coisa que se pode fazer é ver sobre qual história o seu jogo irá se basear, isso poderá ajudá-lo na criação de um nome adequado ao seu jogo, por exemplo:
Há muito tempo atrás a Terra era um local de paz e que sempre vivia em harmonia, dizem uns que isso tudo havia sido criado por uma deusa chamada Zarnack através de uns pergaminhos onde se conseguia toda a sabedoria existente sobre o Universo, porém um dia, um dos seus anjos chamado Malder tentou roubá-los, porém foi pego e como castigo teve suas asas queimadas e logo após foi expulso do Santuário ...
Eu não preciso contar toda a história afinal de contas é só para se ter uma base sobre o que você pode identificar aí que servirá para o título do seu jogo, então vamos lá:
• Primeiro - Devemos descobrir o que foi que mais se destacou em toda a História, então o que foi? se falou ou pensou Pergaminhos, então está correto, mas por que eles? bem, eles foram responsáveis pela sabedoria da Deusa Zarnack que criou a Terra e devido a isso surgiu uma certa inveja sobre tantos poderes que podem dominar o Universo, acho que é o suficiente.
• Segundo - Sabemos que um nome de um jogo ser só Pergaminhos é um pouco sem graça, mas dá para acrescentar só mais uma coisinha, você pode por exemplo usar o Sagrado afinal de contas eram protegidos por uma Deusa, então vai ficar Pergaminhos Sagrados, já fica bem melhor.
Você também pode criar um outro nome, mas é só não tentar fugir da história principal do jogo, pois pode ficar sem sentido.
Eu acho melhor, pois assim será mais fácil para descobrir o nome do jogo e saber se fica legal, mas lembre-se de não fazer aquilo que eu falei acima, tente evitar criar nomes clichês, gigantescos demais, sem sentido e tudo mais que eu escrevi.
Na verdade tem sim, mas isso serão outros assuntos que serão discutidos nos próximos passos, nesse 1º Passo eu só escrevi o básico que é sobre a criação do nome do seu jogo, mas as próximas etapas serão mais explicativas e caso queiram saber quais são:
1º Passo - Iniciando o Projeto
2º Passo - A História Principal
3º Passo - Desenvolvendo os Personagens
4º Passo - Sistemas, quais usá-los e como usá-los?
5º Passo - Melhoramento e Detalhamento nos Mapas
6º Passo - Apresentação do Projeto
7º Passo - Falhas de um Jogo Pronto
Aguardem os próximos passos e seja um Maker feliz. Obrigado.
Iniciando o Projeto
Tutorial escrito por Flávio Henrique em 06/01/2007
Vamos como bem do ínicio sobre como iniciar um bom projeto, bem, pelo menos fazer algo melhor, mas falarei só sobre a criação do nome, pois o resto será explicado com detalhes nos próximos passos, então aproveitem:
Dando início ao projeto
Quando nós fazemos o nosso primeiro jogo, geralmente cometemos erros gravíssimos, porém não queremos notar isso, no ínicio a maioria não admite o erro, mas tudo bem, estou aqui justamente para você tentar ao menos evitar isso e aceitar as críticas de uma maneira proveitosa, então vamos ao primeiro passo:
Como crio um nome para o meu jogo?
Bem, essa parte não chega a ser tão difícil, porém tem que tomar cuidado para não fazer um nome totalmente sem sentido ou que não tem nada a ver, então vamos a uns exemplos conhecidos:
• As Aventuras de Joãzinho - Quantos já não viram usar um nome desses para um jogo, geralmente é porque a pessoa está sem criatividade e joga o nome do herói no título.
• O Antigo Templo Sagrado dos Deuses Dragões Dourados Imortais - Pra que usar um nome totalmente absurdo desses para um jogo? não é necessário, dá para resumir e sem contar que colocar isso na Tela de Título do seu jogo vai ser um pouquinho extenso.
• Deuses Elementais - Bem, isso já denuncia que o jogo já é clichê, não darei muitas explicações, pois isso esclarecerei no próximo passo, mas para aqueles que conhecem, já sabem que é bom evitar.
• O Reino dus Dragao - O que é isso? já viu que o jogo deve ser uma maravilha e sem contar que o autor deve ser um aluno presente nas aulas de português. Erros ortográficos são um caso sério e ainda destroem a imagem do seu jogo.
• Lejend of Knigths - Não que eu tenha nada contra a usar Títulos em inglês, mas pior que erro de português é não saber inglês e ainda passar uma vergonha dessas. Se não sabem, então não usem.
• Final Fantasy - Não tenho também nada contra, mas usar nomes de jogos tão conhecidos demostram falta de capacidade de criar um próprio, eu realmente não aconselho, mas se usar, tudo bem.
Esses são só alguns erros que se iniciam até mesmo no título do jogo e você nem sabe ou também não quer saber, pense bem o nome do jogo influencia até mesmo na divulgação.
Não teria algumas dicas legais?
Em primeiro lugar, nunca faça nenhuma das coisas que eu citei acima nos títulos, segundo lugar, sempre tente buscar um nome original e veja se não há um mesmo de um outro Autor, assim evita confusões.
Outra coisa que se pode fazer é ver sobre qual história o seu jogo irá se basear, isso poderá ajudá-lo na criação de um nome adequado ao seu jogo, por exemplo:
Há muito tempo atrás a Terra era um local de paz e que sempre vivia em harmonia, dizem uns que isso tudo havia sido criado por uma deusa chamada Zarnack através de uns pergaminhos onde se conseguia toda a sabedoria existente sobre o Universo, porém um dia, um dos seus anjos chamado Malder tentou roubá-los, porém foi pego e como castigo teve suas asas queimadas e logo após foi expulso do Santuário ...
Eu não preciso contar toda a história afinal de contas é só para se ter uma base sobre o que você pode identificar aí que servirá para o título do seu jogo, então vamos lá:
• Primeiro - Devemos descobrir o que foi que mais se destacou em toda a História, então o que foi? se falou ou pensou Pergaminhos, então está correto, mas por que eles? bem, eles foram responsáveis pela sabedoria da Deusa Zarnack que criou a Terra e devido a isso surgiu uma certa inveja sobre tantos poderes que podem dominar o Universo, acho que é o suficiente.
• Segundo - Sabemos que um nome de um jogo ser só Pergaminhos é um pouco sem graça, mas dá para acrescentar só mais uma coisinha, você pode por exemplo usar o Sagrado afinal de contas eram protegidos por uma Deusa, então vai ficar Pergaminhos Sagrados, já fica bem melhor.
Você também pode criar um outro nome, mas é só não tentar fugir da história principal do jogo, pois pode ficar sem sentido.
Eu sempre devo ter uma história antes de criar um título?
Eu acho melhor, pois assim será mais fácil para descobrir o nome do jogo e saber se fica legal, mas lembre-se de não fazer aquilo que eu falei acima, tente evitar criar nomes clichês, gigantescos demais, sem sentido e tudo mais que eu escrevi.
Mais alguns conselhos?
Na verdade tem sim, mas isso serão outros assuntos que serão discutidos nos próximos passos, nesse 1º Passo eu só escrevi o básico que é sobre a criação do nome do seu jogo, mas as próximas etapas serão mais explicativas e caso queiram saber quais são:
1º Passo - Iniciando o Projeto
2º Passo - A História Principal
3º Passo - Desenvolvendo os Personagens
4º Passo - Sistemas, quais usá-los e como usá-los?
5º Passo - Melhoramento e Detalhamento nos Mapas
6º Passo - Apresentação do Projeto
7º Passo - Falhas de um Jogo Pronto
Aguardem os próximos passos e seja um Maker feliz. Obrigado.